SÁBADO, 20/04/2024

L

Mundo

EUA E AFEGANISTÃO ANUNCIAM TERMOS DE ACORDO SOBRE RETIRADA DE TROPAS

A retirada das tropas depende do cumprimento, pelo Talibã, de compromissos previstos no acordo.

Publicado em 

EUA E AFEGANISTÃO ANUNCIAM TERMOS DE ACORDO SOBRE RETIRADA DE TROPAS - News Rondônia

O governo dos Estados Unidos e do Afeganistão anunciaram neste sábado (29) em Doha, no Catar, a retirada completa, em 14 meses, das tropas americanas e da Otan, a aliança militar do Norte, do território afegão. O anúncio antecede a assinatura de um acordo de paz entre EUA e Talibã.

A retirada das tropas depende do cumprimento, pelo Talibã, de compromissos previstos no acordo.

"A coalizão completará a retirada de suas forças restantes do Afeganistão dentro de 14 meses após o anúncio desta declaração conjunta e do acordo EUA-Talibã… sujeito ao cumprimento pelo Talibã de seus compromissos sob o acordo EUA-Talibã", afirmou o comunicado conjunto divulgado pelos dois países.

EUA E AFEGANISTÃO ANUNCIAM TERMOS DE ACORDO SOBRE RETIRADA DE TROPAS - News Rondônia

Inicialmente, os Estados Unidos se comprometeriam a reduzir, em um prazo de quatro meses e meio, suas forças no território afegão para 8.600 soldados.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que a aliança apoia o acordo e está preparada para "ajustar e reduzir" sua presença no país. No entanto, ele também frisou que, se a situação na região piorar, os podem voltar a aumentar sua atuação.

"A paz é longa e dura e precisamos nos preparar para retrocessos e dificuldades", declarou Stoltenberg.

OCUPAÇÃO

As forças armadas dos EUA ocupam o Afeganistão desde 7 de outubro de 2001, quando iniciaram uma ação de resposta aos ataques de 11 de setembro.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 100 mil civis foram mortos ou feridos no conflito apenas na última década. Desde o início dos conflitos, os EUA gastaram cerca de US$ 1 trilhão (R$ 4,5 trilhões) em despesas militares no Afeganistão.

Em 2001, quando aconteceram os ataques de 11 de setembro nos EUA, o Talibã, grupo islâmico radical então liderado pelo Mohammed Omar controlava 90% do Afeganistão, embora nunca tenha sido reconhecido como governo pela ONU. Os únicos países que reconheciam a autoridade dos talibãs eram a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Paquistão

Após os ataques nos Estados Unidos, o presidente americano à época, George W. Bush, revidou com uma invasão do Afeganistão por este dar abrigo à rede Al-Qaeda, responsável pelos atentados terroristas. Paquistão e Arábia Saudita se tornaram aliados na luta ao terror, e os talibãs passaram a fazer luta armada contra os americanos e o novo governo afegão constituído.

Desde então tropas americanas lutavam contra essa insurgência.

REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

Em 21 de fevereiro de 2020, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse em um comunicado que os negociadores em Doha chegaram a um acordo para a redução da violência no Afeganistão.

Em seu comunicado, Pompeo afirmou que as negociações entre os distintos grupos afegãos começarão após a assinatura do acordo deste sábado. As negociações desejam alcançar "um cessar-fogo completo e permanente e um roteiro político para o Afeganistão".

Segundo Pompeo, o progresso feito até agora mostra que existe "esperança" e representa "uma oportunidade real" para a paz. Para o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, o acordo abre caminho para uma "paz duradoura no Afeganistão".

EUA E AFEGANISTÃO ANUNCIAM TERMOS DE ACORDO SOBRE RETIRADA DE TROPAS - News Rondônia

"[O acordo] Pode pavimentar o caminho para as negociações entre os afegãos, uma paz duradoura e garantir que o país não seja mais um refúgio seguro para terroristas", declarou em comunicado.

Conheça a história do Talibã

RETIRADA DE TROPAS

Segundo a agência France-Presse, uma primeira retirada de 8,6 mil soldados deve ocorrer em breve. A movimentação está condicionada ao progresso das negociações de paz entre o governo do presidente Ashraf Ghani e os talibãs.

Os insurgentes também devem garantir que o Afeganistão não seja mais usado por grupos jihadistas como a Al-Qaeda e o grupo Estado Islâmico (EI), para lançar ataques no exterior. Os EUA justificaram sua intervenção no país pela implementação da Al-Qaeda no território afegão com o apoio dos talibãs.

TRÉGUA PARCIAL

A assinatura do acordo deste sábado ocorre após uma trégua parcial de uma semana no Afeganistão, com o objetivo de criar confiança e mostrar que o Talibã pode controlar suas forças.

Cerca de 30 países estão representados na assinatura do acordo em Doha, mas o governo afegão não enviará delegados. O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu várias vezes trazer as tropas de volta e acabar com as "guerras estúpidas".

As negociações em Doha passaram por dias difíceis, principalmente quando, em setembro de 2019, Trump interrompeu a nona rodada de diálogo com vários tuítes.

A falta de confiança entre o governo afegão e o Talibã alimenta um clima de crise política. Além disso, Washington se recusa a reconhecer completamente a reeleição do presidente Ashraf Ghani, após eleições marcadas por denúncias de fraude.

Em 21 de fevereiro, os insurgentes e os Estados Unidos anunciaram uma semana de redução de suas operações militares e, no domingo, Trump disse que assinaria pessoalmente um acordo de paz com o Talibã.

Por sua vez, o vice-comandante talibã, Sirajuddin Haqqani, escreveu no "New York Times" na semana passada que "todo mundo está cansado da guerra".

'PROGRESSO SUBSTANCIAL'

Em comunicado divulgado na sexta-feira, Trump lembrou que trazer as tropas americanas que estão no Afeganistão de volta e acabar com a guerra estavam entre suas promessas de campanha. "Estamos fazendo progresso substancial em relação a essa promessa", afirmou.

"Se o Talibã e o governo do Afeganistão cumprirem esses compromissos, teremos um caminho poderoso para terminar a guerra no Afeganistão e trazer nossas tropas para casa. Esses compromissos representam um passo importante para uma paz duradoura em um novo Afeganistão, livre da Al-Qaeda, do ISIS (Estado Islâmico) e de qualquer outro grupo terrorista que queira nos fazer mal. Por fim, caberá ao povo do Afeganistão construir seu futuro. Por isso, exortamos o povo afegão a aproveitar esta oportunidade de paz e um novo futuro para seu país", disse ainda o presidente americano.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Ele ameaçou explodir bomba que dizia ter no corpo
L
Agência de notícias do Irã diz que não houve explosões no país

Agência de notícias do Irã diz que não houve explosões no país   

Sons seriam de baterias antiaéreas contra objetos suspeitos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360 entrevista : Luiz Teodoro

Sintonia 360 entrevista : Luiz Teodoro

Não perca a oportunidade de sintonizar na newstv.tv.br e ser parte de uma entrevista esclarecedora com Luiz Teodoro, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Resultado da Promoção Bebida Premiada: Cachaça Fio de Ouro Tradicional

Para o nosso vencedor, desejamos que cada gole seja uma celebração!
L
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laços e Conflitos em Família é Tudo

Tensões e Confrontos em Família É Tudo

Ameaças, Conflitos e Alianças Inesperadas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Revelações em Renascer

Desvendando Segredos e Enfrentando Desafios
L
Quem preserva biomas defende direitos humanos, diz relatora da ONU

Quem preserva biomas defende direitos humanos, diz relatora da ONU

Especialista aponta impunidade em casos de violência do Estado no país
L
Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

Parlamento tem prazo de 15 dias para se manifestar
L
Servidores federais fazem contraproposta para reajuste em benefícios

Servidores federais fazem contraproposta para reajuste em benefícios

Condsef pede inclusão de aposentados e pensionistas
L
Itamaraty mostra preocupação com aumento da tensão entre Israel e Irã

Itamaraty mostra preocupação com aumento da tensão entre Israel e Irã

Agência iraniana nega ocorrência de explosões no país
L
Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Levantamento é da rede colaborativa MapBiomas
L
"Cometa do Diabo" ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

Corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculo e telescópio
L
Maioria da Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no país

Maioria da Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no país

Medida está em vigor desde 2009
L
Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L