QUINTA-FEIRA, 18/04/2024

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL

Os entrevistados perceberam um importante declínio na produtividade da pesca depois do barramento do rio. Mudanças na condição do peixe também foram percebidas, incluindo redução no peso ou comprimento e ciclo reprodutivo irregular

Publicado em 

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

Por Cristiane Souza – Equipe Ascom Ufam

Uma série de artigos que aborda os impactos ambientais das hidrelétricas do complexo de Jirau e de Santo Antônio, localizadas em Rondônia, sobre a biodiversidade do rio Madeira teve a participação do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rogério Fonseca, e de pesquisadores de outras três universidades federais. O mais recente deles, cujo título é “Damming Amazon Rivers: environmental impacts of hydroelectric dams on Brazil’s Madeira River according to local fishers’ perception” (Represando rios amazônicos: impactos ambientais de barragens hidrelétricas no Rio Madeira de acordo com a percepção dos pescadores locais), foi publicado no periódico da Royal Swedish Academy of Sciences 2020, Ambio, neste mês de janeiro.

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

Segundo o pesquisador Rogério Fonseca, membro do Núcleo de Estudos Avançados e Interdisciplinares em Recursos Hídricos da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ), em Minas Gerais, o objetivo do grupo é compartilhar os resultados com o máximo de pessoas. “O rio Madeira é responsável por 20% de todo o volume da Bacia Amazônica, além de ser o mais biodiverso dentre os afluentes do rio Amazonas”, justifica o professor do Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam ao prospectar o alcance da investigação.

“A Ambio é uma das revistas da área socioambiental com maior impacto de leitura no planeta. É dizer que um artigo publicado nessa revista representa muito para a ciência produzida em nossa região, já que optamos por fazer parte de uma equipe multi-institucional e exogênica, justamente para evitar tendenciosidade e capciosidade numa investigação que possui relevância nas mais diversas áreas científicas (ciência atuarial, econômica, jurídica…)”, dimensiona o professor Rogério Fonseca.

O periódico aborda os fatores científicos, sociais, econômicos e culturais que podem influenciar a condição do ambiente humano. Em particular, a Ambio incentiva o envio de trabalhos multidisciplinares ou interdisciplinares. Com 45 anos de existência, ajuda a ampliar as perspectivas internacionais em temas como ambiente, políticas e atividades relacionadas, fomentando o acesso a especialistas, generalistas, estudantes, tomadores de decisão ou leigos interessados.

Cooperação Multi-institucional

Além dele, são coautores do estudo outros três pesquisadores que cooperam em trabalhos conjuntos no âmbito do Nacqua-UFSJ: os professores Rangel Eduardo e Maria Auxiliadora, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o professor Ricardo Mota, da própria UFSJ; e o professor Fabrício Berton Zanchi, ex-docente da Ufam que leciona hoje na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O Núcleo é coordenado pelo professor Ricardo Motta Pinto Coelho e tem suas atividades operacionalizadas pelo professor Rangel Eduardo Santos. Da parte do professor da Ufam, seu trabalho tem sido disponibilizar dados de campo e realizar avaliações e palestras correlatas ao tema, dentre outras formas de cooperação.

Em dezembro de 2019, o pesquisador Ricardo Motta Pinto Coelho esteve em Manaus, onde proferiu uma palestra sobre a gestão dos reservatórios e das barragens brasileiras. A atividade foi parte do calendário acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCifa). “A temática da palestra foi oportuna, já que uma das atribuições dos Engenheiros Florestais é o gerenciamento de bacias hidrográficas”, pontua o coordenador do PPGCifa, professor Ricardo Fonseca.

A Bacia Amazônica e o Madeira

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a Bacia Amazônica banha oito países, embora 64% dela esteja em território brasileiro, representando cerca de 80% do volume de águas do País. Desde a nascente, na Cordilheira dos Andes (Peru), o rio Amazonas tem vários nomes, dentre os quais ApurimacUcayaliMarañon e Solimões.

Maior rio do planeta em volume de água, o Amazonas tem comprimento estimado em 6,9 mil quilômetros e lança, a cada segundo, uma média de 210 mil metros cúbicos de água e 31 toneladas de sedimentos no Oceano Atlântico.

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

Os números são grandiosos, assim como os impactos sofridos pelo seu maior afluente, o rio Madeira, cuja extensão chega a 1,7 mil quilômetros somente no território brasileiro e a vazão média é de 23 mil metros cúbicos por segundo. “Nesse contexto, 20% de vazão alterada ou afetada representa sucessivos problemas ambientais e econômicos. A navegação e a pesca sofrem as consequências mais visíveis, já que influenciam a economia do nosso Estado”, esclarece o professor Fonseca.

Essas referências são fundamentais para entender a importância do último estudo e perceber a dimensão dos impactos ocasionados pelas duas grandes hidrelétricas construídas no Brasil – Jirau e Santo Antônio. Ainda que ambas as hidrelétricas estejam localizadas em Rondônia, o estado Amazonas é um que mais sentem as mudanças ambientais causadas pelas usinas. O setor pesqueiro, segundo eles, é o mais atingido.

Nesse trabalho mais recentemente publicado pelos professores, em resumo, eles “avaliam os impactos das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau (Rio Madeira-Amazônia) sobre a atividade pesqueira, os peixes e os ecossistema aquáticos amazônicos através da percepção de pescadores locais”. Em se tratando do ecossistema aquático, “a mudança no ciclo hidrológico” foi o aspecto mais apontado pelos entrevistados.

“Todos os pescadores locais perceberam um importante declínio na produtividade da pesca depois do barramento do rio Madeira. Mudanças na condição do peixe também foram percebidas, incluindo exoftalmia [protuberância do globo ocular possivelmente causada pela passagem dos peixes pelas turbinas hidrelétricas], redução no peso ou comprimento do peixe e ciclo reprodutivo irregular”, argumenta o pesquisador da Ufam participante do grupo multi-institucional sediado na UFSJ.

Outros trabalhos

Ainda em 2011, o professor Rogério publicou, também em coautoria, um artigo no qual tratou a questão do desembarque pesqueiro na cidade de Humaitá. Conforme recorda o docente, esse foi trabalho responsável por “despertar o interesse e trazer a luz” que conduziu ao estudo dos impactos ambientais das hidrelétricas a partir de uma perspectiva metodológica que considera os pescadores locais.

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

A seguir, está disponibilizada a referência completa ao texto, incluindo o link do periódico onde se encontra a publicação original: Sales; Zanchi; Fonseca, Rogerio; Santos. Caracterização do desembarque pesqueiro efetuado na colônia de pescadores Z-31 no Município de Humaitá-AM. Igapó (CEFET-AM), v. 5, p. 1, 2011.

Sete anos depois daquela primeira incursão no tema sobre o qual a equipe se debruça hoje, foi publicado um texto mais específico, cujo escopo foi estudar o declínio da atividade pesqueira no rio Madeira, com maior destaque na costa direita onde se situam as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. No texto, os autores expõem o que chamam de “custo” da construção das usinas naquela região.

Para saber o quanto as duas grandes obras de geração de energia custaram para a pesca naquela região – segundo o ponto de vista acadêmico dos pesquisadores do Nacqua – basta ler este artigo cuja referência é esta: Dos Santos; Pinto Coelho; Fonseca, Rogerio; Simões, N. R.; Zanchi. The decline of fisheries on the madeira river, Brazil: the high cost of the hydoreletric dams in the Amazon basin. Fisheries Management and Ecology, v. 5, p. 380-391, 2018.

 

Fotos: Rangel Eduardo Santos

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Realidades Expandidas: Uma Investigação Filosófica sobre o Metaverso

Interseções entre Filosofia, Inteligência Artificial e o Metaverso no Contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNIR – Orientado pelo Prof. Dr. Josenir Dettoni
L

Violência contra a mulher não encerra com a morte da vítima

A violência de gênero não se encerra com a morte da vítima ela continua na vida de crianças e adolescente
L
Queijo brasileiro é eleito o melhor do mundo em competição; veja os 15 mais

Queijo brasileiro é eleito o melhor do mundo em competição; veja os 15 mais

O Morro Azul é produzido na cidade de Pomerode, pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes.
L
Povos indígenas pedem prioridade em proteção, diz presidente da Funai

Povos indígenas pedem prioridade em proteção, diz presidente da Funai

Joenia Wapichana concedeu entrevista aos veículos da EBC
L
STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

Data do julgamento do processo ainda não foi definida
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.
L

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

É que tanto o PL quanto o ex-candidato Daniel Pereira recorreram ao TSE visando reformar a decisão proferida pelo Tribunal Eleitoral de Rondônia que afastou a pretensão de cassação dos atuais mandatários do estado.
L
PF apreende notas falsas enviadas pelos Correios em Rondônia

PF apreende notas falsas enviadas pelos Correios em Rondônia

Um homem foi preso em flagrante ao receber dez cédulas falsas de R$ 100.
10

DCE da UNIR Porto Velho decide apoiar greve nacional das universidades públicas do país

O DCE mencionou na nota que vai agir da mesma forma como ocorreu para a implantação do Restaurante Universitário (RU) em 2023 que garantiu a abertura aos estudantes.
L

Deputados comemoram aprovação de requerimento do ‘PL contra o MST’: ‘Vamos acabar com esta palhaçada’

O trio usou as redes sociais para fazer manifestações favoráveis ao dispositivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Prime Hambúrgueria abre vaga para Atendente de Restaurante em Porto Velho

A vaga, localizada na Rua João Goulart, número 3464, no bairro São João Bosco, em Porto Velho, está com uma vaga disponível e oferece uma excelente oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou deseja uma nova oportunidade na área de atendimento ao cliente.
L
Vagas de Emprego

B2X CARE está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho

A oportunidade oferece um salário mensal de R$ 1.550,60, além de benefícios como Vale-Alimentação e Vale-Transporte.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jeová Canuto lança Pré-Candidatura a Prefeito de Guajará-Mirim pelo Avante

Jeová Canuto lança Pré-Candidatura a Prefeito de Guajará-Mirim pelo Avante

Representando o partido Avante, Jeová Canuto, como é conhecido na comunidade, surge como uma voz de mudança e esperança para uma cidade que enfrenta desafios complexos.
L
Deputada Sílvia Cristina pede apoio do CFM para ampliar número de anestesistas em Rondônia

Deputada Sílvia Cristina pede apoio do CFM para ampliar número de anestesistas em Rondônia

Parlamentar se reuniu com o presidente Hiran Gallo e solicitou a intervenção do Conselho
L

Confúcio foi o único senador de Rondônia que votou para rejeitar a PEC das Drogas

Para chegar à conclusão absoluta, duas votações foram feitas durante a sessão de ontem. Os três representantes de Rondônia participaram das duas consultas do plenário.
L

Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Recurso será utilizado para reforma da quadra da escola.
Marcio Pacele solicita manutenção de ruas na zona Leste para evitar alagamentos

Marcio Pacele solicita manutenção de ruas na zona Leste para evitar alagamentos

Vereador Márcio Pacele lidera ação para garantir segurança no trânsito e bem-estar da comunidade
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica em estado grave em atropelamento na zona leste

Uma equipe do Samu socorreu o homem para o Hospital João Paulo II.
12
Motociclista bate de frente com carro parado durante ultrapassagem na zona leste

Motociclista bate de frente com carro parado durante ultrapassagem na zona leste

Segundo testemunhas, o rapaz transitava de moto, quando tentou fazer uma ultrapassagem em outro veículo, perdeu o controle da direção e acabou batendo de frente com uma Strada que estava estacionada.
12
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus investe em academia ao ar livre em Cujubim

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus investe em academia ao ar livre em Cujubim

Emenda parlamentar foi uma solicitação da vereadora Rosa Becker
L

Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar é realizada para policiais penais e Força Nacional

Os instrutores demonstraram de forma prática, técnicas de redução de danos em meio ao combate
L

Polícia Federal incinera 380 quilos de entorpecentes em Rondônia

A maior parte da droga destruída é oriunda da Bolívia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO PAULISTA DE MEDICINA DE PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental de Operação (LAO)
L

Requerimento de Alteração de Titularidade e Outorga: OSMAR ALVES TRINDADE

ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE E OUTORGA
L

Requerimento de Renovação da Licença, Outorga e Alteração de Titularidade: JEAN PINHEIRO TRINDADE

RENOVAÇÃO DA LO, LP E LI, OUTORGA E ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE
L

Requerimento da Licença Ambiental: CARACARA COMERCIO DE COSMETICOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Cacique pede atenção para o apoio à produção agrícola indígena

Cacique pede atenção para o apoio à produção agrícola indígena

Katia Tonkyre participa Encontro de Líderes Rurais, na Costa Rica
L
Definidos os 16 confrontos de ida e volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Definidos os 16 confrontos de ida e volta da 3ª fase da Copa do Brasil

Esta etapa, com 32 times, ocorrerá no período de 1º a 22 de maio
L
Gustavo De Conti deixa o comando da seleção masculina de basquete

Gustavo De Conti deixa o comando da seleção masculina de basquete

Mudança é realizada quando faltam 100 dias para os Jogos de Paris
L
No retorno às quadras, Nadal é eliminado por De Minaur em Barcelona

No retorno às quadras, Nadal é eliminado por De Minaur em Barcelona

Multicampeão espanhol foi superado pelo australiano na 2ª rodada
L
A 100 dias dos Jogos Olímpicos, parisienses reclamam do evento

A 100 dias dos Jogos Olímpicos, parisienses reclamam do evento

Apenas 1/3 dos moradores estão entusiasmados, segundo pesquisa
L
Irã diz que está pronto para lidar com qualquer ataque israelense

Irã diz que está pronto para lidar com qualquer ataque israelense

“Temos total prontidão em todos os campos”, afirmou comandante
L