Livre

UHE JIRAU APOIA OPERAÇÃO SORRISO QUE REALIZA 53 CIRURGIAS PARA CORREÇÃO DE LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA

A ONG atendeu mais de 100 pessoas nos 6 dias de missão humanitária em Porto Velho
Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2019 - 21:15

A Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retornou a Porto Velho pela 6ª vez, quando 53 pacientes foram operados para correção de lábio leporino e fenda palatina.De 2 a 7 de dezembro, 108 pessoas passaram pela triagem e atendimentos médicos.

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau é um dos parceiros da ONG em Porto Velho desde 2018 nessas ações, sendo sua maior patrocinadora, com investimento de R$ 2,7 milhões, via recurso do Subcrédito Social, Linha E, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Tal apoio garantirá a continuidade das missões até 2020 na capital rondoniense. O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da UHE Jirau, Veríssimo Neto, afirma que é um apoio humanitário e isto é muito maior que o investimento financeiro.

“A satisfação é grande, entendemos que ações assim devem ser apoiadas, pois é uma realização social que melhora a qualidade de vida das famílias beneficiadas”, destaca Neto.

Os pacientes selecionados passaram por cirurgia com os voluntários da ONG no Hospital Santa Marcelina. Compareceram pessoas de diversas cidades da Região Norte e até mesmo de outros países.

É o caso da paciente Elizabeth Bolívar, de 5 meses, cuja família viajou 17 dias e mais de 1.000 km, desde Iquitos, no Peru, até Porto Velho, para conseguir a cirurgia reparadora. “Cada paciente tem uma história especial, mas essa comoveu demais o grupo de voluntários por conta dos muitos sacrifícios enfrentados por eles até chegarem na missão”, comenta FernandaCarbonari, Coordenadora de Programas da Operação Sorriso.Fernanda explica ainda como acontecem os atendimentos. “Para a missão, trazemos um time altamente especializado e conseguimos realizar cirurgias mais complexas, como enxertos ósseos alveolares”, destaca Carbonari.

Outro fato comemorado pela equipe da ONG Operação Sorriso foi a parceria firmada com Hospital de Amor, que disponibilizou leitos extras de UTI para possíveis emergências e forneceu oxigênio.No dia 11 de dezembro, todos os pacientes operados retornaram ao hospital para consulta pós-operatória.

Além disso, é importante lembrar que, graças ao trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS), liderado por Maria José Micheletti, enfermeira e voluntária da Operação Sorriso, vários casos de lábio leporino já haviam sido tratados ao longo do ano.

Certificação

No dia 30 de novembro, 14 enfermeiras (voluntárias locais) renovaram a certificação de BLS (Basic Life Support ou Suporte Básico à Vida). O curso é obrigatório para algumas especialidades médicas da ONG e deve ser refeito a cada 2 anos.Como nas missões anteriores, o Instituto Kaleo promoveu um suporte importante com ação de odontologia preventiva. Os dentistas voluntários fizeram a adequação do meio bucal dos pacientes para as cirurgias.

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 288 mil crianças pelo mundo. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo oferecido de forma gratuita à população.

Além da UHE Jirau e do BNDES, a Operação Sorriso é patrocinada por empresas como: Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, Bradesco Seguros, Cargill, Cesta Nobre, CitiEsperança, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, Hasbro, Icatu Seguros, ImageWay, Infobip, LDS Church, Medtronic, Mindray, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Silimed, Simplis, Talenses Group, Temasek, UPS, Way Models, White Martins e Approach Comunicação.

Em Porto Velho, a Operação Sorriso conta com o apoio do Hospital Santa Marcelina, Ministério Público de Rondônia e da Secretaria de Estado da Saúde/Sesau. A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Marinha do Brasil, Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização.Veja a lista completa em operacaosorriso.org.br.

Para ajudar

Quem quiser contribuir, pode fazer doações financeiras pelo site ou realizar depósitos direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 / C/C: 23082-4

Pedimos a gentileza de comunicar a realização do depósito para [email protected]. Os relatórios financeiros estão disponíveis no site.

Fonte - News Rondônia

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.