Livre

COLUNA LEITURA FINALIZADA: JÁ PENSOU EM FAZER PARTE DE UM CLUBE DE LEITURA?

Se você ama ler e sente falta de ter com quem conversar sobre suas leituras, essa é a hora de participar de um grupo de leitura ou quem sabe criar o seu próprio clube.
Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019 - 07:23

O objetivo do clube é encontrar pessoas que amam literatura e queiram participar de encontros que promovam bate-papo e discussões sobre o livro da vez. A ideia é ter a oportunidade de conhecer novos autores, títulos, ter acesso a outros pontos de vista e fazer leituras que te tirem da zona de conforto. E ainda, fazer amizade com pessoas que dividem o mesmo interesse por livros que você, poder trocar mensagens no meio da leitura, fornecer dicas de livros (claro que sem dar spoiler), confraternizar e entender o real espírito do que é fazer parte do clube de leitura.

Em Porto Velho você pode participar do Clube Do Livro PVH. O grupo foi criado em 2016, quando a leitora fundadora Sandra Mirleny Carvalho, sentiu a necessidade de discutir suas leituras além do mundo virtual.

Através do Skoob (rede social para leitores), Sandra encontrou os primeiros membros do grupo. No início o grupo formado por apenas quatro pessoas se encontravam em cafeterias da cidade. Hoje, o Clube Do Livro PVH é um grupo consolidado com 30 participantes que se encontram em uma livraria na capital.

A partir da visão que a leitura é universal e que todos devem discuti-la em prol de exercer o pensamento crítico, o Clube do Livro PVH é aberto para todas as pessoas que tiverem interesse em participar, no caso dos leitores menores de idade, é necessário a autorização dos pais ou responsável atestando ciência do conteúdo da leitura a ser discutido no mês.

Todo começo de ano a organização do clube se reúne para definir o local dos encontros e qual será o tema para as leituras. As decisões são tomadas levando em conta a opinião dos membros. Em outros anos os temas escolhidos foram: gêneros literários, inicial de letra e nesse ano de 2019 o tema foi tabu. Fique informando acompanhando o Instagram @clubedolivropvh 

Agora se você já idealizou ter o seu próprio grupo e não sabe como colocar em prática o plano, a Coluna Leitura Finalizada vai te dar algumas dicas.

Para formar seu próprio clube, o primeiro passo é ser apaixonado por livros, encontrar um amigo que desfrute da mesma paixão e aí um amigo chama o outro, quando você expõe seu interesse na literatura é natural que mais interessados apareçam. Você pode deixar a quantidade de membros aberta ou pode definir um limite de participantes.

Depois de formado o grupo as decisões devem acontecer de forma democrática, as reuniões, os locais de encontros e os livros são definidos de acordo com os participantes. O grupo pode decidir a quantidade de encontro e o melhor horário, a maioria dos grupos se reúne uma vez por mês e no final de semana. O local dos encontros pode variar, muitos grupos se encontram em livrarias, biblioteca e cafés. A escolha do livro pode ser feita por sugestões e votação.

Os fãs de livro também podem interagir nas redes sociais. Skoob, Facebook e Instagram. Especialmente no Instagram, existem muitos perfis dedicados ao universo literário que reúnem lançamentos, resenhas e dicas.  Outro bônus de seguir esses perfis são as chances de participar de sorteios e ganhar livros e brindes exclusivos.

No meu caso ainda não participo de grupos de leitura, fica a ideia para 2020. Adoro interagir nas redes sócias e descobrir pessoas que tem o habito da leitura. Acredito que é tão envolvente quanto ser membro de um clube exclusivo, sinto como se eu fizesse parte de uma grande comunidade de leitores.

Fonte - Renata Camurça - News Rondônia

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.