TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS

O crime? Ter dado um prejuízo de 6.500 reais aos cofres da Prefeitura, ao contratar um show por algo em torno de 65 mil reais.

Publicado em 

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

Alex Testoni surgiu como um meteoro na política de Rondônia. Empresário de sucesso, saiu da pequena Ouro Preto com uma votação invejável. Eleito deputado estadual, já chegou arrasando. Um dos seus atos que estão na História, foi denunciar a existência de mais de 600 fantasmas na Assembleia Legislativa, onde assumira há pouco. Depois, denunciou um contrato fantasma de compra e manutenção de computadores que jamais tiveram existência real. Economizou, só nessa última ação, mais de 9 milhões de reais dos cofres públicos.

Testoni começava a se destacar na política estadual e, em pouco tempo de atuação, saltou de um quase anonimato fora da vida empresarial, para um possível candidato com chances reais de se eleger Governador. Conquistou esse espaço político com muito trabalho, dedicação e seriedade. Optou por ser Prefeito da sua cidade. Ganhou fácil, com 75 por cento dos votos. Reeleito, terminou seu segundo mandato com 92 por cento de aprovação. Todas as suas oito contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Saiu por cima. O caminho para o Palácio do Governo ou para o Congresso estava aberto. Foi aí que começou a tragédia na sua vida. Foi transformado, o competente deputado e o prefeito consagrado, de uma hora para hora, num vilão. A história dele é mais uma daquelas que arrepia os cabelos de quem a ouve, na versão da vítima, como em outros casos semelhantes, recém descobertos.

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

A Draco II recém tinha sido criada em Cacoal, para investigações em toda a região. Dois delegados da Especializada denunciaram Testoni como "chefe de quadrilha". O crime? Ter dado um  prejuízo de 6.500 reais aos cofres da Prefeitura, ao contratar um show por algo em torno de 65 mil reais. A denúncia incluía também a intenção do então Prefeito em fazer promoção pessoal, já que seria pré candidato ao Governo. A acusação foi mantida, mesmo depois que se soube que Testoni promovera o mesmo show nos oito anos em que comandou a cidade e, mais que isso, que pagara metade do valor pago ao mesmo artista, do que ele recebera por show idêntico, em Goiânia. A partir daí, o inferno baixou sobre a vida do ex Prefeito e empresário de sucesso. Pelo menos duas outras acusações, ambas também sem provas concretas, foram feitas contra ele e sua família. Exposição pública como se bandido fosse; ameaças de prisão; pedido à Justiça para que ele andasse com tornozeleira eletrônica; entrevistas coletivas convocadas, onde a imagem de cidadão e homem público era destruída; aval da Justiça para medidas (Alex não concorda que haja erro do Judiciário, mas diz que eles foram causados por acusações falsas ou omissão de informações dos policiais, em seus inquéritos), tornaram um cidadão que mora e vive em Ouro Preto desde os oito anos de idade e que teve uma vida empresarial de muito sucesso, como se fosse comandante do crime organizado. Para a Draco, ele chefiava o crime na sua cidade. Por causa de 6.500 reais. É obrigação das autoridades ou provarem que ele cometeu algum crime ou chamá-lo e ao menos pedir desculpas, por ter tido sua vida pessoal e política destruída.

VEJA O VÍDEO E TIRE SUAS CONCLUSÕES

Para se entender melhor o que aconteceu em Ouro Preto, há que se assistir um vídeo, longo para esses tempos em que não se tem tempo para quase nada, mas que é essencial para que a história toda seja compreendida.

Assistindo, você começará a se questionar dos porquês. Por que, por exemplo, mesmo depois de doar áreas que hoje valem mais de 7 milhões de reais para construir casas populares; áreas para construir escolas; por que mesmo depois de, com sua família, cuidar durante longos anos de mais de 400  crianças carentes, sem usar um só centavo de dinheiro público, um político rico, em ascensão, roubaria 6.500 reais? Que ladrão é esse, que doa o que é seu para a comunidade? Como nos casos das gravações que ainda estão sendo investigadas; a injustiça contra Daniel Pereira e o empresário Gilberto Scheffer, por exemplo, o caso de Testoni tem que ser investigado a fundo, porque se houve  mesmo tudo isso, nesse tamanho, os erros têm que serem corrigidos já! Se houve  roubo, desvio, mutreta, que pague o responsável. Mas se ele foi apenas vítima de uma trama, sejam por que  motivos forem, as autoridades – todas elas, envolvidas diretamente ou indiretamente no caso – têm obrigação de vir a público e explicar tudo. Sem esconder nada. E já!

DIRETORES: LAERTE CONVERSA COM SINTERO

O objetivo final é um só: melhorar a qualidade do ensino em Rondônia. Esse é o principal argumento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, para ter apresentado projeto, no sentido de modificar o sistema de escolha de diretores das escolas, no Estado. Nessa semana, avançando nas conversações que visam aprimorar o ensino e buscar melhorias nos critérios do IDEB, Laerte já programou um encontro com o Sintero. "Meritocracia é a palavra chave", destaca Laerte. Para ele, nesse momento não se deve mexer no atual quadro de diretores e diretoras das escolas. Primeiro, há que se criar um sistema de escolha que vise, antes de tudo, melhores resultados do IDEB. Quem comandar uma escola com avanços, fica. Quem não atingir as metas, o correto seria a substituição.

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

Modelos de eleição de diretores escolares criados com sucesso no Ceará e no Mato Grosso poderão ser adaptados para Rondônia. Laerte diz que "nossa luta sempre será no sentido de que tenhamos um ensino cada vez de melhor qualidade, para formarmos cidadãos e cidadãs preparados para a vida pessoal e profissional". Para o parlamentar, os debates em torno do assunto certamente levarão a um aprimoramento em relação ao sistema atual. O encontro com o Sintero, para debater o tema, ocorrerá nos próximos dias.

A BUROCRACIA INFERNAL QUE QUEBRA EMPRESAS

Há sim empresas que existem só no papel. Há as que vivem só embaixo do braço do dono. Participam de licitações e, obviamente, como não têm como manter os contratos, por absoluta falta de estrutura, acabam deixando as obras inacabadas. Elas são mais de 22 mil em todo o país e, em muitos casos, são estas empresas fajutas as culpadas por isso. Mas há o outro lado da moeda. Empresas sérias, que trabalham corretamente, que fazem pesados investimentos para realizar as obras para as quais foram contratadas, acabam ficando pelo caminho, muitas das quais quebrando, porque não recebem pelo trabalho realizado num prazo ao menos razoável. Um dos casos está acontecendo por aqui, mais uma vez. Empresa que constrói para a JUCER anuncia que vai paralisar as obras do prédio, com 40 por cento dele pronto, por ter recebido até agora apenas 32 mil reais, de um total de quase 500 mil a que tem direito. A imensa, tenebrosa, destrutiva burocracia do serviço público é o lado dark, que contribui para destruir empresas e causar desemprego. O Estado brasileiro, do jeito que está, não  tem mais cura. Ou se muda profundamente ou entreguemos os pontos.

ATÉ TU, DONA DILMA?

E agora? O nome de Dona Dilma aparece em gravações feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, como beneficiária de uma doação milionária do Grupo JBS, poucos dias depois de ser eleita pela primeira vez como Presidente da República. Notícia dada com exclusividade pelo jornalismo da Record Nacional.

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

Aponta que a sucessora de Lula recebeu 5 milhões de reais de forma ilegal, pós campanha e o PT outros 1 milhão e 500 mil. É inacreditável que esse partido tenha cometido tantas ilegalidades e raros são seus membros, do grupo que comandava o PT nacional, que não tenha sido flagrado em alguma roubalheira. Dilma Rousseff era a última. Não tinha sido pega em nada. Até que a PF começou a contar o que investigou. Pelo jeito, não vai sobrar pedra sobre pedra. Aliás, na semana que vem, tem outro julgamento de Lula. Será que ele volta para as grades ?

HILDON COM JORNALISTAS, NESTA SEXTA

Na manhã dessa sexta, o prefeito Hildon Chaves recebe a imprensa, no Prédio do Relógio, para anunciar mais um pacote de obras. Reforma dos prédios da saúde e contratação de mais 200 servidores para o setor, também estarão na pauta. Hildon Chaves ainda vai dar detalhes da festa de Natal, que será realizada. Não se sabe se será também nesse encontro que o prefeito vai dar detalhes da grande festa de final de ano, programada para a Capital.

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

Os recursos, algo em torno de 400 mil reais, já teriam sido liberados pelo Ministério do Turismo, via emenda da deputada federal Mariana Carvalho. Essa informação, contudo, ainda não está confirmada. O prefeito porto velhense vai falar com os jornalistas sobre vários outros temas que têm merecido atenção especial em sua administração. 

LARANJAS: CASO AINDA VAI LONGE

O assunto não será resolvido aqui, não importa que resultado tenha. Quem dará o rumo e a palavra final em todo o processo será mesmo o TSE ou quem sabe, o próprio Superior Tribunal Federal, o STF. Mas o julgamento do caso das mulheres laranjas em coligações partidárias, que pode tirar o mandato de um deputado federal e outros oito estaduais, em Rondônia, começou com uma surpresa. O relator do processo, o juiz do TRE, Paulo Mori, não reconheceu a denúncia do MP e nem o direito do Pastor Valadares, que entrou com o processo que denunciou fraude na cota de gênero de várias coligações, em assumir a vaga do Coronel Chrisóstomo, único deputado federal que corre risco de  ficar sem sua cadeira na Câmara. Chegou-se a imaginar um decisão unânime do TRE contra o PSL e sua coligação. Logo depois do voto do relator, dois juízes pediram vistas do processo, ou seja, pararam o julgamento para nova análise. O caso deve voltar à pauta em duas semanas. Vamos ver no que vai dar… 

ROLANDO LERO CONTRA OS DOMINADORES

O governador Marcos Rocha participou, em Brasília, nesta quarta, de reunião sobre a questão da preservação ambiental na Amazônia e como ela deverá ser tratada pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019. A COP 25, que acontecerá no início de dezembro, na Espanha. No encontro com nove governadores da região, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que "a posição brasileira com relação à COP 25, será de demonstrar a necessidade de que os recursos para a melhoria da região passem a fluir para países em desenvolvimento. "É preciso que o volume de investimento seja compatível com o desafio de preservação. Assim sendo, que haja um alinhamento total das expectativas dos Estados com o governo federal". Falou no linguajar Rolando Lero, como muitas questões ambientais têm sido tratadas. A tradução é que a União e os Estados querem dinheiro estrangeiro, para seus projetos de preservação da Amazônia, mas governos e instituições internacionais, muitas delas sem reais interesses em cuidar da floresta e apenas querendo usufruir das riquezas que ela possui, só aceitam dar a grana para ONGs e entidades que eles indiquem. Ou seja, querem continuar mandando na nossa Amazônia, como o fizeram nos últimos 30 anos, pelo menos.

A CHANTAGEM INTERNACIONAL CONTINUA

O governo fica refém desse tipo de pressão, sendo alvo de constantes chantagens em nível mundial, produzida por estrangeiros, mas também por muitos brasileiros, que fazem de tudo para agradar seus parceiros lá fora, por oposição ao atual governo, mesmo que para isso a economia do nosso país seja abalada duramente.

ALEX TESTONI: MAIS UM NOME EM ASCENSÃO DESTRUÍDO POR DENÚNCIAS ATÉ AGORA NÃO COMPROVADAS - News Rondônia

Nos recentes episódios das queimadas, muita mentira foi usada não só para atingir o governo Bolsonaro, mas também, para prejudicar nossos negócios com vários países. Os xiitas, os ingênuos e os safados, unidos, jamais se preocuparam com a floresta. Uns, a querem pela forma ideológica. Mas a maioria sonha com uma Amazônia internacionalizada, para que eles, claro, usufruam de toda a riqueza que temos. No final das contas, enquanto ficam discursando e criando frases de efeito, os que não querem o Brasil e a Amazônia independentes, vão se deleitando. O governo Bolsonaro tem que começar a reagir à altura dessa malandragem que querem nos impor. Mas, por enquanto, é só conversa e conversa… 

PERGUNTINHA

O novo partido de Jair Bolsonaro, o Aliança para o Brasil, será apenas mais uma sigla política de um líder  só, como o PSL com ele mesmo e o PT com Lula?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Selo UNICEF é promovido no Acre

Confira.
L
Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo ele, alguém com acesso à ferramenta tentou desviar recursos
L
Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Decisão é da ministra Cármen Lúcia, do STF.
L
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
L
Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Reserva com 1,8 milhão de hectares está localizada em Rondônia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Le Petit Cirque: Tradições e Encantos no Coração de Porto Velho

Le Petit Cirque: Tradições e Encantos no Coração de Porto Velho

Descubra a magia dos circos tradicionais e aproveite descontos exclusivos no espetáculo.
L

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

Não perca na próxima segunda-feira, dia 22, às 17h, uma entrevista imperdível no programa Agenda News
L

Giro News entrevista: Deputada Silvia Cristina

O News Rondônia irá lançar o programa Giro News em grande estilo no próximo dia 22, às 16h.
L

Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Temos um questionamento: e a indústria que seria atraída com a geração de energia elétrica?
L

Primo do governador do Acre é assassinado em discursão; causa envolve ciúmes

O autor do crime continua desaparecido.
18
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura realiza 3º certame de seleção por competência para cargos de diretores e vice-diretores escolares

Seleção vai atender 16 unidades escolares e inscrições seguem até o último minuto do próximo dia 30
L

Classificados no programa de “Mãos Dadas com a Educação” devem comparecer à Semed até dia 30 de abril

Foram classificadas 100 pessoas no processo seletivo
L
Vaga de Empregos

Flow Coffee abre vaga para Auxiliar de Cozinha em Porto Velho

A vaga, divulgada em 22 de abril de 2024, destina-se a indivíduos com experiência prévia na função e disposição para trabalhar em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Maria Aparecida da Silva abre vaga para Caseiro em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de abril de 2024, destina-se a pessoas com experiência prévia na função e disposição para realizar trabalho braçal.
Vagas de Emprego

Imperio Centro Automotivo Abre Vaga para Chefe de Pátio em Porto Velho

A oportunidade, divulgada em 22 de abril de 2023, oferece um posto em tempo integral para profissionais qualificados e experientes na área.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

O recurso já está na conta bancária da prefeitura para execução da obra.
L
Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, moradores do Aeroclube informaram que a sinalização nos cruzamentos estava precária e muitos motoristas acabavam por invadir as vias preferenciais.
L

Prefeitura de Alvorada do Oeste recebe emenda parlamentar de Cláudia de Jesus

Recurso deverá ser utilizado para compra de equipamentos agrícolas.
L

Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Parlamentar afirmou que vai destinar mais de R$ 1,5 milhão de reais de emendas para a região.
L

Dra. Taíssa solicita informações sobre falta de água em Guajará-Mirim

Paralisação acontece há quase dez dias e a população enfrenta dificuldades
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a tiros em lanchonete em frente à Ana Adelaide

URGENTE: Homem é atacado a tiros em lanchonete em frente à Ana Adelaide

Populares socorreram o rapaz para o hospital onde recebeu atendimento.
14
ATUALIZANDO: Homem é baleado pela esposa que tira a própria vida na zona sul

ATUALIZANDO: Homem é baleado pela esposa que tira a própria vida na zona sul

Agentes da Delegacia de Homicídios foram acionados.
18
Atropelamento deixa idoso com duas fraturas na zona leste

Atropelamento deixa idoso com duas fraturas na zona leste

Ambos foram socorridos por equipes de resgate.
12
PF RO atua na liberação de embarcação brasileira apreendida na Bolívia

PF RO atua na liberação de embarcação brasileira apreendida na Bolívia

Foram quatro dias de intensa negociação na fronteira.
10
Bandidos furtam bicicleta de criança em frente de supermercado na zona leste

Bandidos furtam bicicleta de criança em frente de supermercado na zona leste

Nas imagens o menino chega no estabelecimento comercial sob olhar de um dos criminosos, enquanto o outro está dentro do supermercado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descobrindo a tecnologia por trás do Gorilla Glass Armor: Samsung lança vidro exclusivo para o Galaxy S24 Ultra

Em um vídeo revelador, a Samsung expõe a engenharia sofisticada e a meticulosa precisão técnica envolvidas no desenvolvimento do Gorilla Glass Armor, um vidro inovador criado para maximizar a qualidade e a resistência da tela do novo Galaxy S24 Ultra.
L
Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Posição contrasta com a do governo, que tem defendido a vitória
L

Embriagado na BR-364, homem é preso após quase colidir em viatura da PRF

Durante os procedimentos administrativos, o condutor proferiu ofensas e ameaças à equipe, além de ter arremessado uma caixa de ferramentas contra um dos policiais
10

Mulher totalmente embriagada é presa na BR-364 após causar acidente

Segundo a PRF, os veículos envolvidos se encontravam sem licenciamento e com licenciamento atrasado.
12
Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Torneio internacional reuniu 150 atletas, 39 deles com vaga em Paris
L
Deadpool & Wolverine ganha novo trailer insano; assista

Deadpool & Wolverine ganha novo trailer insano; assista

Longa reúne Ryan Reynolds e Hugh Jackman
L

Recebimento da Licença Ambiental: UCB INDUSTRIA DE COMPONENTES ELETRONICOS E INFORMATICA S.A.

Licença Ambiental Simplificada – LAS n° 82 SOL/DLA
L

Mulher sofre acidente na BR-364 e morre no hospital

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve presente no local e registrou o acidente de trânsito. O caso agora deverá ser investigado.
18
EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

O objetivo do projeto é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.
L
PS Especial UNIR 2024 – Inscrições via notas do Ensino Médio seguem abertas nos campi de Ji-Paraná e Vilhena

PS Especial UNIR 2024 – Inscrições via notas do Ensino Médio seguem abertas nos campi de Ji-Paraná e Vilhena

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.  
L