SEGUNDA-FEIRA, 15/04/2024

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES E ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE ATIVOS AMBIENTAIS SÃO TEMAS DO SEMINÁRIO REDD+ EM RONDÔNIA

Durante três dias, o seminário representado pelo setor produtivo, instituições governamentais e não governamentais e sociedade civil, debatem uma plataforma sustentável para o Estado de Rondônia.

Publicado em 

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES E ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE ATIVOS AMBIENTAIS SÃO TEMAS DO SEMINÁRIO REDD+ EM RONDÔNIA - News Rondônia

Autoridades de órgãos ambientais de todo o país estiveram presentes na abertura do Seminário “Oportunidades REDD+ Rondônia para Amazônia”, nesta quarta-feira (23), em Porto Velho. Com foco na discussão das políticas para desenvolvimento sustentável na Amazônia, redução de emissão de gases e conservação dos recursos naturais e promoção da igualdade social e desenvolvimento econômico para a população estadual, durante três dias, o seminário representado pelo setor produtivo, instituições governamentais e não governamentais e sociedade civil, debatem uma plataforma sustentável para o Estado de Rondônia.

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES E ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE ATIVOS AMBIENTAIS SÃO TEMAS DO SEMINÁRIO REDD+ EM RONDÔNIA - News Rondônia

REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) foi criado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de redução de emissão de gases de efeito estufa, provenientes do desmatamento e degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal.

Entre os objetivos estratégicos estão o apoio à regulamentação e implementação de políticas públicas, instrumentos estruturantes para redução do desmatamento e a proporção da proteção e uso sustentável das florestas de Rondônia, mobilização e fortalecimento de capacidades de agentes da sociedade civil para atuação nas temáticas relacionadas à redução do desmatamento e emissão de gases do efeito estufa.

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES E ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE ATIVOS AMBIENTAIS SÃO TEMAS DO SEMINÁRIO REDD+ EM RONDÔNIA - News Rondônia

Rondônia é um Estado pioneiro na concessão de floresta estadual para o crédito de carbono, como a Reserva Rio Preto Jacundá, e as unidades do Parque Estadual de Guajará-Mirim e Rio Cautário, com projetos em licitação, conforme afirmou Elias Rezende, secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

“É mostrar para o Brasil e o mundo que é possível fazermos o desenvolvimento socioeconômico de um Estado sem afetar a Política de Proteção Ambiental”, disse Rezende.

“Desenvolver a economia das florestas, criando riqueza para as pessoas que vivem aqui”, foi o que disse o presidente da Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Marcelo Thomé, a respeito do REDD+, que permite ao Brasil a elegibilidade quanto ao recebimento de pagamentos por resultados de diversas fontes internacionais, em particular do Fundo Verde para o Clima (GCF).

O Instituto BVRio (Bolsa de Valores Ambientais) é parceiro do Governo do Estado, responsável por montar a estratégia pra redução de emissões de gases de efeito estufa decorrentes de desmatamento e degradação florestal. No seminário, foi representado pelo engenheiro florestal, Beto Mesquita, que em sua palestra ressaltou a importância de agregar valor e reconhecimento às florestas em pé.

“Essa é a melhor proteção que se dá, mostrando que as florestas são também um vetor e não um problema para o desenvolvimento. Compartilhou também experiências relacionadas a esse tipo de estratégia e apresentou quais tipos de investimentos podem ser atraídos para Rondônia, combinando proteção das florestas, equilíbrio do clima e desenvolvimento da geração de oportunidades de trabalho e renda, bem como inovação. “Temos construído a lógica de pensar no desafio de inovar na Bioeconomia, se baseando nos recursos naturais e ativos ambientais que o Estado tem”.

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES E ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE ATIVOS AMBIENTAIS SÃO TEMAS DO SEMINÁRIO REDD+ EM RONDÔNIA - News Rondônia

Karen Tanaka, representante do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), também foi uma das principais palestrantes do seminário e apresentou o trabalho que as grandes empresas nacionais estão realizando sobre manejo florestal, mercado de carbono e caminhos que levam ao desenvolvimento sustentável. “Sempre procuramos tentar criar pontes de interlocução com o setor privado, público, ONGS (Organizações Não Governamentais) e sociedade civil, com uma maneira de trabalharmos de fato a implantação do mercado de carbono no país. O REDD+ é um dos mecanismos mais eficazes favoráveis ao Brasil, dada a nossa riqueza, biodiversidade, até a localização da cidade de Porto Velho, uma cidade desse porte dentro da Amazônia”, acrescentou.

A Associação Brasileira do Agronegócio e Coalizão Brasil Clima Florestas e Culturas também esteve presente, representadas por Luiz Cornacchioni, que falou sobre o novo ciclo de expansão do Agronegócio no país. “Vamos ter que fazer ajustes, como a sustentabilidade. Com um olhar diferente, buscando a produção e conservação de maneira mais harmônica. Colocando o Código Florestal pra andar, transformando em uma vantagem competitiva pra gente”.

A ONG Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé) assistiu ao evento, representada por Marcelo Lucian, e reforçou o trabalho realizado pelas organizações a fim de fortalecer a construção de políticas públicas a todos os setores. “Ficamos felizes que esse processo está andando, esperamos que tenhamos à frente muitas realizações conquistadas pelo Estado para o nosso povo”, a ONG é um dos parceiros que tomam posse nesta quarta-feira (23), como membro do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, ao final do dia.

A programação contou com a participação de Mauren Lazaretti, presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia e secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso. “É uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao Mundo a realidade da Amazônia, as dificuldades, mas também o empreendedorismo das pessoas que vivem na Amazônia. Nosso objetivo é manter a floresta em pé, mas garantir que a população que vive na Amazônia consiga sobreviver e o REDD+ é um importante instrumento para que isso aconteça”.

A iniciativa de Rondônia na Lei n° 4437 de 17 de dezembro de 2018, sobre as Mudanças de Clima no Estado visa criar melhores condições para que o setor privado e investidores internacionais possam investir, fazendo com que os recursos naturais se transformem em ativos ambientais que geram receitas para a população local.

Carlos Aragon, secretário da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, ministrou sobre a iniciativa que se discute no âmbito global em relação às questões e desafios associados ao desenvolvimento. Um dos temas discutidos com prioridade na Amazônia, tem sido como apresentar essa riqueza da biodiversidade e transformá-la em um ativo que gere benefícios para a sociedade amazônica. Como retribuir o esforço dos governos estaduais na conservação, como retribuir às comunidades que habitam em determinadas áreas”.

Estavam presentes no primeiro dia do seminário, representantes da Fecomércio (Federação do Comércio), Censipam (Centro gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), Faperon (Federação da Agricultura e Pecuária), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Jucer (Junta Comercial), Defesa Civil do Estado, Assembleia Legislativa, produtores locais, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), indígenas, secretários de meio ambiente de outros estados e representantes das secretarias estaduais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Educação (Seduc) e Turismo (Setur) de Rondônia. O seminário acontece até sexta-feira (25), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Porto Velho.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Meta deve ser cumprida até 2030
L
IBGE lança nova edição do Atlas Geográfico Escolar

IBGE lança nova edição do Atlas Geográfico Escolar

Haverá versão impressa e digital
L
Amazônia terá R$ 730 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Amazônia terá R$ 730 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Investimentos ajudarão na meta de desmatamento zero até 2030
L
Amazônia: incêndio em área de floresta madura cresceu 152% em 2023

Amazônia: incêndio em área de floresta madura cresceu 152% em 2023

Estudo foi publicado pela revista científica Global Change Biology
L
Regulamentado direito das crianças e adolescentes em ambiente digital

Regulamentado direito das crianças e adolescentes em ambiente digital

Provedoras de serviços devem combater a exclusão digital
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Júri decide pela condenação do acusado de matar Ari Uru-Eu-Wau-Wau

Sentença de 18 anos de reclusão incialmente será em regime fechado.
L

O teatro vai à escola segue com agenda aberta

Além da Escola Maria de Nazaré, a Cia já se apresentou na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundametal Guadalupe, EMEIEF Tucumã e EMEI Meu Pequeno Jones (sede).
L

Programa Agenda News entrevista: Reisso Soeiro

Renata Camurça entrevista Reisso Soeiro, presidente do Projeto Solidário Jogo das Cachorras.
L

Greve da UNIR provoca preocupação entre discentes

Deflagração geral implica ainda na adesão de todos os cursos.
L

Com transmissão pela grande rede, júri decide hoje o destino do acusado de matar Ari Uru-Eu-Wau-Wau

Meu irmão tinha confiado numa pessoa. Falava que era um irmão para ele (réu), que era um amigo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho convoca mais um grupo de profissionais de saúde aprovados em processo seletivo

Candidatos têm 15 dias para apresentar documentação na Divisão de Atendimento ao Servidor
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

M. A. Engenharia abre vaga para Mecânico de Refrigeração em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e promete um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano acompanhará audiência pública na Estação Ecológica Soldados da Borracha

Evento ocorrerá na quarta-feira (17) na quadra poliesportiva ao lado da Feira Municipal de Cujubim.
L

Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Recurso vai assegurar o patrolamento e cascalhamento das estradas na região.
L

Edevaldo Neves propõe instalação de redutores de velocidade e sinalização na Estrada da Penal

Proposta do parlamentar visa garantir a segurança no trânsito e proteger a integridade física dos condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres que transitam pela via.
L

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Pedido visa garantir assistência emergencial aos estudantes.
L
Cláudia de Jesus entrega implementos agrícolas em Espigão do Oeste

Cláudia de Jesus entrega implementos agrícolas em Espigão do Oeste

Recursos são de emenda parlamentar de 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem tem perna dilacerada em atropelamento por ônibus na BR-319

A vítima foi socorrida na carroceria de um veículo particular até o Hospital João Paulo II.
14

ATUALIZADA: Dupla é flagrada com drogas após ser atacada a tiros na zona leste

O suspeito baleado foi socorrido pelo Samu ao Hospital João Paulo II e depois de receber atendimento será apresentado na Central de Flagrantes junto com o outro indivíduo.
14
polícia

Funcionária de colégio é encontrada morta na zona rural de Nova Brasilândia D’Oeste

Julia foi encontrada morta no local, com muito sangue na região da cabeça e uma mancha roxa no rosto, como se tivesse levado uma pancada na região da nuca.
18
Morador morre carbonizado durante incêndio em residência

Morador morre carbonizado durante incêndio em residência

Após uma inspeção do local pelos bombeiros, vestígios de uma ossada humana foram descobertos, posteriormente identificados como sendo de Geraldo.
18
polícia

Frentista que teve órgão genital decepado aceita voltar com ex, presa pelo crime

Gilberto passou por várias cirurgias, mas segue em recuperação.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabriel Lopes: Brasileiro Brilha no Cenário Internacional da Educação

Atuando como representante da International Organization for Educational Development (IOED) junto às Nações Unidas, Lopes simboliza a influência e o comprometimento do Brasil na construção de uma educação global mais inclusiva e eficiente.
L

Inscrições para o 33º Torneio do Trabalhador vão até dia 22; evento será no dia 28 de abril no Estádio Leal Chapelão

Neste ano, o evento que já é tradição no município, acontecerá no dia 28 de abril a partir das 7h30 no Estádio Municipal Leal Chapelão.
L

Recebimento da Licença Ambiental: O SAPEKA CONVENIÊNCIA LTDA

Licença ambiental por declaração n° Nº 78 SOL/DLA
L
Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

Os cursos ofertados são pagos e por ser à distância, têm um valor em conta.
L
Alunos da Escola Elza Maria Fabris recebem atendimento médico através do programa Aprender com Saúde

Alunos da Escola Elza Maria Fabris recebem atendimento médico através do programa Aprender com Saúde

Durante a ação foram ofertados diversos atendimentos como: consulta de enfermagem avaliação odontológica, avaliação nutricional, teste de acuidade visual.
L
Associação defende revogação de medida que afastou juízes federais

Associação defende revogação de medida que afastou juízes federais

Ajufe diz que decisão só poderia ser tomada pelo plenário do CNJ
L
Greve se alastra pelo país: professores e servidores reivindicam melhorias

Greve se alastra pelo país: professores e servidores reivindicam melhorias

Instituições de ensino superior e tecnológico em todo o Brasil aderem ao movimento por reestruturação de carreira e aumento salarial.
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Laços e Conflitos em Família é Tudo

Emoções e Estratégias na Trama Familiar
L
Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Vieira foi questionado sobre posicionamento quanto ao ataque a Israel
L