QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

ERRO DA TABELA SALARIAL: TENTATIVA DE DERRUBAR SECRETÁRIO DA EDUCAÇAO FOI ENGENDRADA DENTRO DA SEDUC

Se o governador Marcos Rocha tivesse caído na pegadinha, Suamy teria voado e os responsáveis pela tentativa de golpe teriam saído vencedores.

Publicado em 

ERRO DA TABELA SALARIAL: TENTATIVA DE DERRUBAR SECRETÁRIO DA EDUCAÇAO FOI ENGENDRADA DENTRO DA SEDUC - News Rondônia

ERRO DA TABELA SALARIAL: TENTATIVA DE DERRUBAR SECRETÁRIO DA EDUCAÇAO FOI ENGENDRADA DENTRO DA SEDUC - News Rondônia

Foi fogo amigo! Foi uma tentativa de dentro, das entranhas da Seduc, para tentar derrubar o secretário Suamy Vivecananda. Se o governador Marcos Rocha tivesse caído na pegadinha, Suamy teria voado e os responsáveis pela tentativa de golpe teriam saído vencedores. Pelo menos um deles seria indicado pelo grupo para comandar a Educação no Estado. Explicando: tanto o titular da Seduc quanto o Governador foram levados ao erro, pela divulgação de uma tabela com dados absolutamente fora do contexto,  do novo piso nacional dos professores. A armação foi feita sem que as duas autoridades se dessem conta do problema. Tanto Rocha quanto Suamy comemoram os novos ganhos dos professores, com valores muito maiores do que eles realmente têm direito, quando a bomba estourou. O Sintero, esperto, já tinha informações de que a tabela divulgada não era a correta, mas mesmo assim comemorou os números apresentados. Foi uma Vitória de Pirro, porque pouco depois foram feitas as correções. E partir do momento em que se começou a levantar o tapete sobre o que realmente teria ocorrido, cabeças começaram a rolar na Seduc. E obviamente não a de Suamy, porque logo se soube que o secretário também fora vítima de uma espécie de "golpe de Estado", perpetrado contra ele, dentro da secretaria que comanda.

ERRO DA TABELA SALARIAL: TENTATIVA DE DERRUBAR SECRETÁRIO DA EDUCAÇAO FOI ENGENDRADA DENTRO DA SEDUC - News Rondônia

No episódio todo, destacou-se a ação do chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. No programa Papo de Redação na TV (SicTV/Record, sábados, 12h30 às 14), o jornalista e apresentador Everton Leoni deu detalhes dos bastidores, elogiando a ação de Júnior (veja o comentário e mais detalhes na íntegra pelo link. Foi a intervenção de Júnior que amenizou a crise, colocou todas as informações na mesa; informou o Governador, que estava fora do Estado, a cada instante; se reuniu com o Sintero e com a Seduc e conseguiu aplacar todo o temporal que já estava formado. Ao mesmo tempo, foram sendo descobertas as ações que levaram ao erro e quem as praticou, segundo os levantamentos dos setores de informação do governo. As primeiras cabeças já foram para o cadafalso. Outras tantas irão durante essa semana Gente graúda na Seduc estaria envolvida. Por enquanto, o assunto está sendo tratado apenas internamente. Everton chegou a chamar de "podridão", o que aconteceu em todo esse lamentável episódio. Mas é questão de tempo para que todos os nomes e todas as ações, praticadas pelas costas e para atingir Suamy e a estrutura de Governo, sejam conhecidas. Há poucos segredos invioláveis na administração pública nesses tempos de redes sociais escancaradas. Poucas são as  ações que ficam entre quatro paredes. Aguardemos pois!

A NOVELA SEM FIM DA PONTE

Voltemos a falar sobre a ponte do rio Madeira, na Ponta do Abunã. Novas informações dessa semana, dão conta que não, não houve ainda liberação dos novos recursos para a conclusão de mais um trecho de 440 metros da ponte, que faltam para que não corra risco de afundamento no acesso do lado de cá do rio. Todo o projeto original foi cumprido, até que a Agência Nacional das Águas (Ana), determinou nova cota para a construção do acesso. A cota era 92 e passou para 100, ou seja, oito metros a mais do que o original. Com isso houve necessidade de um projeto adicional e um novo processo para que os recursos necessários a esse acréscimo na obra possa ser concluído. O aumento da ponte em 440 metros já foi autorizado, mas não o dinheiro necessário. Se não houve mobilização das autoridades acrianas e rondonienses; se as bancadas federais dos dois Estados não se mobilizarem, não se tem ideia de quando a ponte poderá, finalmente, ser aberta ao trânsito. O que já se tem certeza: a obra não será inaugurada mais esse ano. Quando, em 2020? Só Deus sabe…

A BELMONT, OUTRA VEZ SEM SAIDA

Outra obra, daquelas que parecem se tornar um problema infernal e eterno, é a que não foi feita, até hoje, na Estrada do Belmont. Mal começou a temporada de chuvas e os problemas já se acentuaram. Nesta segunda, até um ônibus escolar ficou preso ao tráfego, com as crianças tendo que esperar longo tempo até poderem sair. Vários caminhões também ficaram sem ter como se deslocar, pela situação caótica do trecho, no bairro Nacional. Empresas de transporte, principalmente de combustíveis e derivados de petróleo, estão ameaçando mudar para Humaitá. O governo do Estado diz que só poderá fazer a obra a partir do ano que vem, quando tiver orçamento, embora corra o risco de perder até 1 bilhão de ICMS por ano, caso as transportadoras realmente decidam ir se instalar no nosso vizinho Amazonas. Por enquanto, não se sabe qual será o final dessa complexa história. 

UMA MULTIDÃO ENVOLTA NA ALEGRIA

Tem que se tirar o chapéu para a festa das crianças que a Prefeitura de Porto Velho organiza há três anos. Com custo quase zero aos cofres públicos, já que os gastos são apenas ligados à infra estrututra do local da festa, são reunidas mais de 70 mil pessoas, segundo os organizadores, como aconteceu novamente no último sábado, no Parque dos Tanques. Muito do sucesso do evento se deve ao trabalho, duro e voluntário, da primeira dama, Ieda Chaves, uma empresária de sucesso que sabe como conseguir parceiros  para realizar um evento desse porte. Com seu esforço pessoal e uma pequena equipe, ela conseguiu, por exemplo, nada menos do que mil bicicletas para sortear entre a multidão de crianças presente ao encontro de sábado. Novecentas foram entregues no Parque dos Tanques e outras 100 nas festas menores realizadas nos distritos. É um acontecimento emocionante, com cenas inesquecíveis, registrando a alegria e a felicidade da criançada, com praticamente nenhum gasto dos cofres públicos. O casal Hildon/Ieda Chaves sabe mesmo preparar e comandar uma festa para os pequenos. Que ela venha ainda maior e melhor no ano que vem!

STF PODE SOLTAR 195 MIL PRESOS

O STF pode tomar uma decisão, nesta quinta-feira, que libertará algo em torno de 195 mil prisioneiros em todo o país. Todos estão cumprindo pena por condenação em segundo grau. Obviamente, um deles é o ex presidente Lula, aquele que boa parte do país quer que apodreça na cadeia e uma minoria faz de tudo para que ele seja libertado. Mesmo já tendo decidido quatro vezes, desde 2015 de que é legal a prisão depois de decisão judicial de segunda instância, os ministros podem agora tomar uma decisão diferente, que valerá para todos os casos. O tema ainda precisa ser analisado de forma ampla, com o chamado efeito "erga omnes", quando vale para todos os casos similares na Justiça e tem cumprimento obrigatório. Estamos a um passo de uma decisão vital para o país. Ela pode manter a situação como está ou, por exemplo, praticamente acabar com a Lava Jato. Quinta à noite, já saberemos se o Brasil andou novamente para trás, em relação aos criminosos ou se vamos combatê-los de verdade!

QUASE 78 MIL PARTICIPARÃO DO ENEM

Certamente haverá mudanças significativas nas provas do Enem deste ano, a serem realizadas no mês que vem. É digno de registro, também, o crescimento de cerca de 25 por cento no número de rondonienses inscritos para o Exame. No ano passado, 61.933 participaram das provas. Neste ano, a previsão é de que o número de inscritos pode chegar perto de 78 mil, num dos índices de maior crescimento percentual do país. Temas de Redação do Enem nos governos do PT, questões ideológicas da esquerda devem desaparecer das provas desse ano. A previsão é de professores de cursinhos e especialistas no assunto. Assuntos como as causas LGBT, racismo, feminismo,  aborto, ideologia de gênero e sexualidade, devem desaparecer da prova. Também é pouco provável que sejam abordados assuntos relacionados com os projetos do governo, à direita, do presidente Jair Bolsonaro. As provas do Enem serão aplicadas em 3 e 10 de novembro próximo. Em  Rondônia, há nada menos do que 78 mil inscritos para o Enem deste ano.

CDL SORTEIA BARRAS DE OURO

O comércio de Porto Velho está esperando um final de ano com um crescimento de vendas acima do ano passado. As promoções no comércio já tiveram bons resultados. Os números definitivos ainda estavam sendo fechados nesta segunda, mas houve um aumento de vendas no Dia da Criança um pouco acima do esperado. Na reta final do ano, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) fará vários sorteios, começando essa semana e indo até o Natal. Ao invés de carros zero, como em anos passados, em 2019 a premiação será em barras de ouro, algo inédito nas promoções da CDL. A reação do comércio varejista tem sido uma constante nesse ano, embora com percentuais ainda pequenos. A partir de agora, contudo, a expectativa é de que as vendas deem um salto importante, antevendo um 2020 ainda melhor para o setor. Veremos ser isso vai mesmo se confirmar…

A SEDAM MUDOU MESMO?

Há descontentamento de parte de servidores da Sedam, em relação a algumas coisas que estariam acontecendo no órgão. Um recado à coluna dá conta que poderosos do governo anterior, por exemplo, continuam dando ordens, mandando e desmandando em algumas áreas do órgão. A mensagem inclui ainda protestos sobre o que seria algum exagero no número de diárias e, ainda, que a Secretaria ainda estaria "travando" muitas iniciativas de negócios no Estado. As informações vindas da Sedam dão conta que o órgão está mais ágil do que sempre foi e que os resultados até agora são bastante positivos. Na verdade, para os servidores que informaram a coluna, as mudanças profundas, prometidas no atual Governo,  estariam  longe de acontecer. Tem mais: os protestos incluem o fato de que,  no Ibama do Estado, quem continua mandando é a turma do PT. E agora?

PERGUNTINHA

Você ainda tem paciência para ouvir que há vozes defendendo  ladrões, pedindo liberdade para chefe de quadrilha, berrando pelos direitos humanos de criminosos ou também encheu  a paciência com esse tipo de gente?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bacalhau caro? Chef ensina opções criativas e mais baratas para a Sexta-Feira Santa

Bacalhau caro? Chef ensina opções criativas e mais baratas para a Sexta-Feira Santa

Veja a receita do chef Stein que substitui o bacalhau por um peixe mais barato, mantendo os ingredientes e o aroma da bacalhoada.
L
Cidade dos EUA vende casas por 1 dólar para revitalizar bairro; como conseguir

Cidade dos EUA vende casas por 1 dólar para revitalizar bairro; como conseguir

Apenas compradores individuais e fundos comunitários, de início, poderão arrematar os imóveis.
L
Felipe Ribeiro

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU

O antigo espaço foi revitalizado com recurso do Tribunal de Justiça
L
Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada no próximo sábado (30) em Porto Velho

Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada no próximo sábado (30) em Porto Velho

Evento contará com atividades do Projeto Rua de Lazer.
L
Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Todos são convidados a participar desta e de outras reuniões que ocorrem regularmente aos domingos, às 9h, na rua Brasília, 2326, Centro.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna SOCIAL Marisa Linhares – 20 anos de Contágio Jóias

Em Cacoal/RO, Kelly Polizello uma empreendedora nata com suas duas lojas CONTÁGIO JOIAS, comemora seus 20 ANOS de atividades na Capital do Café.
L

Bruno Eduardo: Jornalista é homenageado com o Prestigioso Prêmio Notável do Ano

Em noite de gala, o comunicador de Rondônia é reconhecido por sua contribuição exemplar à mídia e à comunidade
L
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Casos de febre Oropouche crescem no país

Casos de febre Oropouche crescem no país

Suspeita no Nordeste é investigada
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Casal com criança em moto sofre acidente na zona sul

Casal com criança em moto sofre acidente na zona sul

Devido a queda a passageira e a criança tiveram leves escoriações, já o piloto não ficou ferido.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado líquido dos Correios cresce 22% em 2023; Ebitda aumenta 36%

Resultado líquido dos Correios cresce 22% em 2023; Ebitda aumenta 36%

Com recuperação dos indicadores financeiros, estatal prevê lucro de R$ 150 milhões em 2024
L
Alex Nunes

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Esta é a 3ª edição do Rondônia Day, segunda vez em Brasília.
L

Recebimento da Licença Ambiental: SODEXO DO BRASIL COMERCIAL S.A

Licença Ambiental Simplificada (LAS) de nº 135/SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: FABIANE FERNANDES SERVIÇOS MÉDICOS

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA – LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Novo Brasil Mais Produtivo promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Novo Brasil Mais Produtivo promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

O programa prevê investimentos na ordem de R$ 2 bilhões no intuito de elevar a produtividade, promover a transformação digital e apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Athias Consultoria Anuncia Vaga para Técnico de Suporte de TI em Porto Velho

A vaga foi publicada em 27 de março de 2024 e oferece uma oportunidade única para os interessados em fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora.
L
MPRO divulga comunicado sobre acesso ao local da prova objetiva do concurso para Promotor de Justiça Substituto

MPRO divulga comunicado sobre acesso ao local da prova objetiva do concurso para Promotor de Justiça Substituto

Permanecem inalterados o horário de fechamento dos portões e demais informações contidas no Edital nº 4/2024-PGJ.
L
Vagas de Emprego

Empresa oferece oportunidade de Trabalho como Panfleteiro em Porto Velho

A oportunidade de trabalho, publicada em 27 de março de 2024, visa preencher três posições temporárias e oferece um salário mensal de R$ 1.412,00, sem benefícios adicionais.
L
Vagas de Emprego

Vértice Construtora Ltda Oferece Vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 27 de março de 2024 e busca por um profissional qualificado para integrar sua equipe.
L
Vaga de Empregos

Flow Coffe Anuncia Vaga para Atendente de Balcão em Porto Velho

A vaga foi disponibilizada a partir de 27 de março de 2024 e busca um profissional dedicado e comprometido para integrar sua equipe.
L