SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA

Mesmo que depois tenha sido anunciada uma paz entre as duas correntes, ela nunca foi real. Raupp perdeu feio, Confúcio se elegeu e quase ficou fora.

Publicado em 

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

Manda quem tem o poder! E quem tem o poder, no MDB, é Confúcio Moura! Como a paciência é um dos  conhecidos atributos do ex Governador e atual Senador, ele soube esperar a hora certa, para exercer o poder que tem. Esperou a convenção nacional do seu partido e saiu dela, eleito por seus pares de todo o país, como vice presidente  nacional da sigla, um dos mais  importantes  cargos numa agremiação política. Ainda mais em uma do tamanho do MDB. O presidente eleito foi Baleia Rossi, de São Paulo. Então, alguém aí acha que Confúcio não vai usar o seu poder, ainda mais no seu Estado, onde o diretório estadual está nas mãos de um grupo adversário dele e sua turma? E mais: com as principais lideranças que comandam o partido, hoje, em Rondônia  (Valdir Raupp, Marinha Raupp, Tomás Correia e vários outros), todos sem mandato e longe do poder político? O MDB rondoniense está rachado desde a convenção que, em 2018, escolheu os candidatos para disputar o Senado. Raupp era o candidato à reeleição e Confúcio, o ex Governador que queria ser senador. O partido faria as duas vagas em disputa, ainda mais com o jovem Marcos Rogério aparecendo bem em todas as pesquisas? Na convenção houve confronto, brigas, bofetões, ofensas. Mesmo que depois tenha sido anunciada uma paz entre as duas correntes, ela nunca foi real. Raupp perdeu feio, Confúcio se elegeu e quase ficou fora. Trinta mil votos de diferença deram a ele o mandato, quase o perdendo para o novato Jaime  Bagattoli, um político pouco conhecido, vindo de Vilhena, apenas sob as asas de Jair Bolsonaro.

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

Tão logo assumiu o mandato no Senado, Confúcio começou  a enviar sinais ao atual presidente, Tomás Correia e seu grupo, que queria o MDB nas suas mãos e dos seus parceiros mais próximos. O deputado federal Lúcio Mosquini, que foi importante assessor de Confúcio no Governo e muito próximo a ele, foi o escolhido para comandar o partido. Lúcio topou, desde que houvesse um consenso e seu nome unisse as alas emedebistas. Não deu certo, porque o atual comando do partido não concordou e avisou que pretende ficar à frente do MDB, até a nova convenção, no ano que vem. Ao mesmo tempo, Valdir Raupp, que chegou a ser presidente interino do MDB nacional, ao menos por enquanto tem deixado a política em segundo plano. O grupo atual, por isso, ficou também mais fragilizado. Até há pouco, não havia ocorrido qualquer acordo, embora para o público, membros do partido informem que está tudo em paz. Claro que não está. Portanto, usando do poder que tem como vice presidente nacional, Confúcio certamente virá com tudo para ocupar o espaço que ele considera ser dele e seus aliados. Começou, portanto, a contagem regressiva para mudar todo o comando do MDB em Rondônia. A determinação, aliás, poder vir do diretório nacional. Agora, é só questão de tempo…

CPI RECEBE PARAIBANO E VAI AO ACRE

Duas novidades na CPI da Energisa, que começou nessa segunda-feira, ouvindo o secretário de segurança do Estado e o diretor da Polícia Civil. A primeira delas, é um vídeo, enviado a deputados e que e que bombou nas redes sociais nesse final de semana. Sidney Sandrini Queiroz, que há seis anos atrás publicou uma série de denúncias contra a atuação da empresa na Paraíba, gravou uma mensagem agradecendo o convite para vir a Rondônia, depor na CPI e que contará muitas coisas.

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

Sidnei, ex funcionário da Energisa, falando com voz de locutor de rádio, daquelas do interiorzão, vem cheio de vontade de contribuir. A segunda notícia nova é que o presidente da CPI, Alex Redano, vai ao Acre, com seus companheiros de Comissão. Os deputados rondonienses querem saber como está sendo feita e que resultados têm até agora uma CPI igual à de Rondônia também com a Energisa como alvo, que está sendo realizada na Assembleia dos nossos vizinhos. Portanto, vem muito assunto por aí, nos próximos dias.

A ESTRANHEZA DO CORONEL

O deputado federal Coronel Chrisóstomo, ao participar do programa Papo de Redação, com os Dinossauros do rádio (Parecis FM, segunda a sexta, meio dia até às 14 horas), disse que considerou "muito estranha" uma ação de grande porte, realizada contra garimpeiros, pouco mais de 24 horas depois de ele ter promovido uma audiência pública, para discutir exatamente sobre os problemas com os minérios e a perspectiva de explorá-los também em terras indígenas. Chrisóstomo diz que vai descobrir de onde partiu a ordem, porque não acredita que tenha sido apenas uma coincidência.

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

Ele viajou a Brasília, nesta segunda-feira, no início da tarde e garantiu que vai pedir explicação, às autoridades competentes, sobre a ação de órgãos de fiscalização, que teriam programado uma ação justamente um dia depois da audiência. Quem conhece o Coronel, que não tem papas na língua e fala grosso, sabe que ele irá mesmo atrás de respostas. Aliás, que respostas ele poderá conseguir? Vamos aguardar para saber…

NOSSOS MÉDICOS EM DESTAQUE NACIONAL

Dois médicos rondonienses foram destaque nacional na semana passada. Hiran Gallo, há anos dirigente do Conselho Federal de Medicina e que será o próximo presidente da entidade, tomou posse para um mandato de dois anos e meio com tesoureiro do CFM. Entre abril e março de 2022, ele vai presidir a mais importante entidade médica do país. Junto com Hiran Galo, assumiu o também o jovem médico Cleiton Cássio Bach, que será o suplente de Hiran, que é diretor tesoureiro da entidade.

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

Hiran Gallo é um dos mais respeitados profissionais da sua área e, há quase duas décadas participando do Conselho Federal de Medicina, tem se destacado em toda as áreas de atuação. Equilibrado, usando sempre o bom sendo, mas sem jamais deixar de dar opiniões, mesmo que forte e polêmicas, ele conquistou o respeito dos seus colegas em todo o país. Se a eleição para o comando da entidade fosse disputada no voto, Hiran seria o presidente desse já. Mas abriu mão disso para repartir com seu colega de Mato Grosso, o médico Mauro Ribeiro, um mandato de cinco anos.

O PAPA FALA PARA TODOS

Uma no cravo, outro na ferradura! O Papa Francisco conseguiu agradar gregos e troianos, ao abordar a questão indígena no Brasil e na Amazônia, especialmente. Os mais à esquerda certamente gostaram de ouvir que o Sumo Pontífice tenha afirmado que " a sociedade moderna não deve tentar impor suas regras aos povos indígenas, mas sim respeitar sua cultura e permitir que eles planejem seu próprio futuro". Já os mais à direita certamente adoraram a crítica papal quando comentou que "as ideologias são uma arma perigosa", e acrescentou que "a colonização ideológica é muito comum hoje". O líder católico pediu que se controlem os impulsos "de domesticar os povos originais". Ou seja, por enquanto, no Sínodo dos Bispos pela Amazônia, o placar está em 1×1. Vamos ver no final, quem sairá vencedor. Espera-se que, obviamente, o sejam a população amazônica e os indígenas os que mais se beneficiem com os resultados do grandioso evento católico.

UM RETORNO BEM SUCEDIDO

Dois meses antes, em agosto, enquanto as chuvas não chegam. Esse será o período, em data ainda a ser confirmada, da segunda edição da ExpoPorto. A volta da exposição agropecuária de Porto Velho encerrou na noite do último domingo com grande público. Mesmo sem grande divulgação, como um evento como esse mereceria ter, a ExpoPorto voltou com força, deixando claro que há um grande espaço para um evento deste porte, no calendário da Capital.

CONFÚCIO É VICE PRESIDENTE NACIONAL DO MDB. É QUESTÃO DE TEMPO PARA ASSUMIR O DIRETÓRIO EM RONDÔNIA - News Rondônia

A ExpoPorto recomeçou bem, com o secretário Jobson Bandeira e sua equipe fazendo um trabalho digno de elogios, num curto espaço de tempo, para cumprir determinação do governador Marcos Rocha, que queria ver a feira reaberta depois de quase uma década, ainda este ano. Agora, com mais tempo, certamente teremos uma feira de negócios, rodeio e festa muito melhor em 2020. Foi, sem  dúvida, um retorno muito auspicioso.

MENTIRAS SOBRE TERRAS INDÍGENAS

Na questão das terras indígenas, há também uma guerra na mídia e nas redes sociais, envolvendo algumas poucas verdades e muitas mentiras, as já famosas Fake News. Uma das mais absurdas é a divulgada em vários sites e até na imprensa, de que índios teriam vendido tantas terras a empresas estrangeiras, que o Brasil já teria perdido, para tais organizações internacionais, uma área do tamanho do Estado da Bahia. Algo em torno de mais de meio milhão de quilômetros quadrados. Pura fantasia! O governo brasileiro está sim fazendo um levantamento sobre a situação das terras indígenas. Algumas irregularidades realmente foram constatadas. Mas nada, até agora, com essa grandeza. As  notícias de que já teriam sido encontrados mais de 35 contratos de tribos indígenas, de vendas de suas terras para estrangeiros, é absolutamente falsa. Só depois de todo o levantamento for feito, é que os números reais de ilegalidades (se é que elas existem!), serão divulgados. Portanto, por favor, bolsonaristas apaixonados, não acreditem em tudo o que leem e ouvem. Vão checar as informações, antes de começarem a compartilhar tanta besteira!

ONDE ESTÁ O BRASILEIRO PACÍFICO?

Vários assassinatos. Inúmeros feridos em brigas, confusões, bebedeiras, brigas caseiras. Uma criança estuprada numa escola. Mortos no trânsito. Gente mutilada, que, caso sobreviver, nunca mais terá uma vida normal. João Paulo II superlotado novamente. Esse é o tétrico resumo de mais um final de semana em Rondônia em Porto Velho. A situação chegou a tal ponto que homens que tinham esfaqueado um inimigo, tentaram invadir o posto de saúde onde ele estava atendido, para matá-lo ali mesmo. No nosso Estado e em todo o país, os finais de semana são sangrentos, violentos; enlutam dezenas, senão centenas de famílias. No Rio de Janeiro, é neles que recrudesce a guerra civil de quase duas décadas entre política, traficantes e milicianos, que já fez milhares de mortos em poucos anos. Todos contra todos. Onde está o povo brasileiro pacífico e indolente, como dizia a música? Esse deve ter ficado na História, porque muitos brasileiros, hoje, podem ser chamado de tudo, menos de pacíficos.

PERGUNTINHA

Quem está certo, na sua opinião: as lideranças indígenas que querem ter autorização para exploração de minérios em suas terras e usufruir das riquezas ou a outra ala, que quer que tudo continue intocado?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L

URGENTE: Motorista faz conversão proibida e causa acidente com motociclista na Rio Madeira

A vítima foi amparada por populares até a chegada de uma equipe de resgate.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L