ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES SÃO SUSPENSAS EM ARIQUEMES

Medida foi recomendada pelo Ministério Público do Estado (MP-RO), após constatar divergência na numeração de um dos candidatos nas urnas eletrônicas. Dados são inseridos pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019 - 09:17

As votações para escolha dos dez conselheiros tutelares que atuarão em Ariquemes de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024 foram suspensas às 9h45min deste domingo (06) de eleições. De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paola Waleska, a medida foi recomendada pelo Ministério Público do Estado (MP-RO), após a constatação de que o número de um dos 36 candidatos havia sido inserido com a Ordem dos algarismos trocada nas urnas eletrônicas, diferente do que foi informado documentalmente pela Comissão Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral. " O erro foi identificado por volta das nove e meia da manhã, quando um eleitor foi votar no candidato Ronei Eduardo. O número dele é o 113 e estava 131 nas urnas." Explicou.

Ainda de acordo com o presidente do CMDCA, o ofício com os nomes e números dos 36 candidatos foi protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral, responsável pela inserção dos dados nas urnas, no dia 31 de julho e na documentação a numeração do candidato está correta. "Verificado o erro nas urnas, a comissão foi checar toda a documentação do processo eleitoral e constatou que o número estava correto no ofício enviado pela Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do adolescente para o Tribunal Regional Eleitoral. Neste caso, o erro deve ter ocorrido na hora de inserir os dados nas urnas eletrônicas" Afirmou.

As votações ocorriam na Escola Estadual Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, e na Escola Municipal Padre Ângelo Spadari, no distrito Bom Futuro.

NOVA DATA PARA AS ELEIÇÕES

Rosimeire Ferreira, integrante Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos direitos da criança e dos Adolescentes, disse que a nova data para realização das eleições será definida nesta segunda-feira (07). "O próprio Conselho Nacional dos direitos da Criança e do adolescente (CONANDA) pode expedir uma recomendação aos municípios que tiveram as eleições suspensas ou impugnadas, e isso ocorrendo, nós vamos seguir a orientação deles. Se não sair nenhuma determinação do CONANDA, a comissão vai se reunir com o Cartório Eleitoral nesta segunda-feira (07) para definir a nova data." Concluiu.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.