TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS

O filme é totalmente sobre o Coringa e totalmente do Coringa. Tanto que o personagem Arthur Fleck aparece em todas as cenas, em praticamente todos os mais de 120 minutos de película.

Publicado em 

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

O título desta análise de um reconhecido DCnauta pode até parecer ufanista, mas permitam-me discorrer brevemente para que, talvez, eu consiga explicar tamanho atrevimento. 

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

Essa obra cinematográfica, que logo que foi anunciada, ainda em 2018, causou certa estranheza e olhares desconfiados tanto para os amantes da DC e até mesmo para os ‘contrários’ da Marvel, tinha tudo para ser um daqueles filmes que ninguém queria (ou pretendia) assistir, já que se trataria de um ‘estória’ de origem, com baixíssimo orçamento (se comparado aos blockbuster’s que tomam conta das telonas atualmente), que trazia Todd Phillips no comando (um reconhecido diretor de comédias), e principalmente depois do constrangedor personagem do Coringa vivido por Jared Leto no ainda mais desnecessário “Esquadrão Suicida” (2016). 

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

E, se formos comparar com o também filme de origem da “Mulher Maravilha” (2017), que obteve uma forte aprovação do público e da crítica, a sensação de que teríamos mais uma ‘bomba’ completamente dispensável era ainda mais evidente, pois não bastasse o fiasco de “Batman VS Superman – A Origem da Justiça” (2016), a união DC/Warner ainda decepcionou seus fãs com o embaraçoso “Liga da Justiça” (2017). Foi ter um breve respiro de inspiração e sucesso só com “Aquaman” (2018), mas logo em seguida nos insulta com o tosco “Shazan” (2019), filme que parece ter sido feito para crianças de até oito anos de idade (posso assegurar que “Power Rangers – O Filme”, de 2017, se saiu bem melhor com esse público-alvo).

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

No entanto, com o passar dos meses a situação parecia mudar, e após sua inclusão no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 31 de agosto de 2019, onde recebeu o Leão de Ouro e, ao final de sua apresentação, foi aplaudido de pé por oito minutos ininterruptos (isso mesmo… oito minutos), o filme foi totalmente ‘hypado’. Virou assunto principal nas rodas de cinéfilos, nerd’s e jornalistas mundo afora. Chegou a ser especulado que, por ter cenas de violência explícita e praticadas por um ‘doido varrido’, poderia influenciar outros malucos a cometer atrocidades na vida real, e que deixou em alerta até mesmo as autoridades ligadas à segurança pública. Isso tudo foi o suficiente para deixar milhões de fãs ansiosos pela estreia oficial nos cinemas, o que aconteceu na última quinta-feira, dia 3 de outubro (guarde bem esta data) e vem enchendo todas as sessões até onde se tem notícias.

E somente agora, depois de “investirmos” duas horas do nosso precioso tempo na sala escura, temos a certeza de que “Coringa” é, realmente, parte da DC Black, uma série de filmes baseados nos personagens da DC separados do Universo Cinematográfico DC. 

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

Ou seja, é um filme que não se inclui no universo cinematográfico da DC, que não deve sequer ser referenciado nas obras em que já apareceram Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Ciborgue e Shazan. São dois universos diferentes. Tanto que neste filme a única referência que temos a um super herói é uma breve aparição do pequeno Bruce Wayne, seus pais e o momento em que eles são assassinados. Tudo bem que é neste momento em que nasce a figura do Morcegão, mas é só isso e nada mais. O filme é totalmente sobre o Coringa e totalmente do Coringa. Tanto que o personagem Arthur Fleck aparece em todas as cenas, em praticamente todos os mais de 120 minutos de película.

É, sobretudo, um filme de drama, de suspense, que faz uma abordagem mais crua de um personagem que, literalmente, apanha a vida inteira, é sacaneado constantemente por estranhos e até mesmo pelas raras pessoas que ama ou confia. É um filme que mostra, sem pudor, a crueldade do ser humano e de uma sociedade assolada por uma forte crise econômica (o filme é ambientalizado nos anos 80) e uma devastadora crise social. É uma obra que bebe, sem nenhum problema, da riquíssima fonte de Martin Scorcese (se viu alguma semelhança com o clássico “Taxi Driver”, de 1976, você não foi o único, acredite…) da fonte de Stanley Kubrick (vai dizer que não pensou nas loucuras do protagonista de “Laranja Mecânica”, de 1971?) e de Brian de Palma (não negue que também lembrou da porra-louquice de Tony Montana em Scarface, de 1984).

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

É uma obra fenomenal sobre a vida despedaçada de uma pessoa que já possui um distúrbio psicológico que o faz dar gargalhadas mesmo em momentos de tristeza e decepção. Mostra, sem qualquer piedade, um cara totalmente fodido, que luta para sobreviver, para alcançar seus sonhos, mesmo vivendo em completa miséria, desacreditado e desrespeitado por tudo e por todos. 

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

E, por Deus! Que atuação primorosa de Joaquim Phoenix, um ator muitas vezes esquecido e desvalorizado pela indústria cinematográfica, mas que decidiu, literalmente, ‘vestir’ o personagem. Tanto que, para isso, chegou a perder 25 quilos. E nos entrega aquela que seja, provavelmente, sua melhor performance, que nos faz ter a certeza de que, quando um artista quer, ele é o melhor para os seus fãs. E ele foi, com louvor! E ouso dizer que, se ele não ganhar o Oscar 2020 de Melhor Ator, ficará atestada toda a já controversa identidade moral da Academia.

Joaquim Phoenix foi tão absurdamente dominador e perfeito que alguns tolos começaram a fazer comparações com o Coringa de Heath Leadger (que recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, de 2008). Ora, só acéfalos em cinema fariam tal comparação, pois estamos falando de dois personagens de universos diferentes. Heath Leadger é, até hoje, o melhor Coringa em todos os tempos, em um filme do Batman! Isso ninguém é capaz de contrariar. Ele foi perfeito e nos deixou com a impressão de que nunca haverá outro Coringa como ele… pelo menos não num filme onde o protagonista é o Homem Morcego.

Mas estamos falando agora de um Coringa de um filme do Coringa, um filme que conta (de forma totalmente desvirtuada da que conhecemos nos quadrinhos) a origem do maior psicopata das HQ’s. E agora, após me maravilhar com essa obra prima, estou completamente confortável e seguro para dizer que temos o melhor Coringa de todos os tempos, sendo só ele, o vilão, e não um mero coadjuvante em um filme de herói.

Portanto, se você ainda não assistiu, vá logo ao cinema! Mas com a certeza de que você não vai ver algum super herói, você não verá a figura do Batman, você não verá cenas de luta coreografadas, você não verá alguém com super poderes, você não verá explosões e destruições, você não verá crimes minuciosamente arquitetados, você não verá um vilão podre de rico, com capangas ‘coloridos’, com armas exageradas ou cômicas e, muito menos, você não verá nada feito para o público infanto-adolescente. 

“Coringa” é um filme para adultos, um filme que está totalmente fora do contexto do universo de vilões e super heróis dos quadrinhos e do cinema. É um filme único. É um filme que mostra a vida de um ser humano, doente física e mentalmente. É um drama forte, pesado, que traz uma abordagem sem meias palavras, que traz uma linguagem até mesmo grosseira (tem muitos palavrões) e (segundo alguns retardados), poderia (eu disse ‘poderia’) ter alguma influência na mente de pessoas desajustadas. Mas convenhamos: pra doido qualquer imagem, filme ou ato pode servir de ‘gatilho’ para que atrocidades sejam cometidas, confere?

CORINGA – O FILME QUE NÃO QUERÍAMOS, MAS PRECISÁVAMOS - News Rondônia

“Coringa” não é um filme que veio para destruir bilheterias. Não é um filme que veio para disputar com os blockbusters (não dá nem para suscitar alguma disputa com “Vingadores – Ultimato) e jamais quis ser um filme para agradar a todos ou influenciar alguém. “Coringa” já é um filme sem igual, que tem identidade própria e que, certamente (se a indústria não cair na besteira de fazer uma sequência), vai entrar para os anais da história do melhor que o cinema pode produzir, e ficar lá nas prateleiras de cima, ao lado de grandes clássicos, aqueles que são intocáveis e sempre serão lembrados, de geração para geração.

E, para concluir, eu só gostaria de dizer uma coisa que aqui todos verão neste filme: o Coringa de Joaquim Phoenix é capaz de cometer muitas atrocidades, pois é uma criatura doente e tem um monstro dentro de si que foi gradativamente alimentado por décadas, mas, na vida real, eu tenho certeza que ele, mesmo com toda loucura que possui, jamais cometeria tamanha infâmia de levar seus filhos, menores de 16 anos, para assistir  a este filme,  como eu vi fazerem alguns estúpidos pais e mães, ontem, lá no Cine Araújo, e serem devidamente barrados!

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF e TST- Pejotização veio para ficar

Coluna do Simpi: Acredita! Já está à disposição empréstimos e Desenrola para o MEI’s

Com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico, o programa também prevê ampliação de crédito para mulheres empreendedoras e incentivos a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis.
L

Imprensa boliviana retrata impasse na fronteira do país como o Brasil e culpa PF e marinha

Problema estaria associado aos “peque-peques”, serviço de delivery onde se compra e vende de tudo em um comércio que envolve brasileiros.
L

De garoto vendedor de cocada a empresário de sucesso: Conheça a história

Édem Davanzzo lidera o movimento O Poder da Família, que já impactou mais de 30 milhões de vidas. Apresentador do Programa Papo em Família, na STV em Moçambique, tornou-se referência nacional quando o assunto é empreendedorismo familiar
L
PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes
L
SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Na conclusão da palestra, os alunos participaram de um ciclo de perguntas e respostas, além de serem sorteados com brindes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Tudo PodE entrevista: João Miranda

Assista ao vivo !
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

O parlamentar continua cumprindo agenda no interior do Estado onde deverá se reunir com demais classes e autoridades.
L

Programa Agenda News entrevista: DJ Leudson

Nesta terça-feira, dia 23, às 17h, o programa Agenda News traz uma entrevista exclusiva que promete agitar os fãs de música eletrônica.
L

INMET alerta para chuvas pontuais que podem ser fortes

Chuvas estão associadas com o tempo quente.
L

Intervenção Federal no CRA-RO: Denúncias Contra Presidente Geram Escândalo

As denúncias, foram formalizadas por conselheiros da diretoria e que contou com o apoio de 7 Conselheiros efetivos, Diretores (Administrativo e financeiro, de Fiscalização,  Institucional e Vice-Presidente)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Recurso assegurado pela deputada estadual Cláudia de Jesus
L
Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Instituição fica localizada no Setor 2 de Jaru, e funciona com aulas em tempo integral
L
Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

A área estava envolta por mato alto e acúmulo de lixo, criando um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, colocando em risco a saúde e a segurança dos residentes locais.
L
Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

A ação fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo que é comemorado no mês de abril e trouxe como proposta importantes reflexões e discussões acerca dos direitos das pessoas que sofrem com este transtorno.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18

Após matar primo do governador do Acre, suspeito foge; buscas continuam

Vítima foi enterrada em cruzeiro do Sul.
L
IDENTIFICADO: Apenado monitorado ameaçado por facção é morto a tiros na zona sul

IDENTIFICADO: Apenado monitorado ameaçado por facção é morto a tiros na zona sul

O Samu fez a constatação do óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

Estudo foi lançado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados
L
Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil
L
Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

Ministra descarta distribuir unidades para estado e município do Rio
L
Alunos brasileiros têm vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo

Alunos brasileiros têm vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo

Os jovens brasileiros criaram um tabuleiro de xadrez controlado por voz e venceram o torneio mundial de robótica.
L
Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual de padres católicos

Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual de padres católicos

Relatório aponta omissão da Igreja Católica na reparação
L
Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

O que exceder volume máximo será taxado em 25%
L
STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

Ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente
L
Ucrânia suspende serviço consular para homens em idade militar

Ucrânia suspende serviço consular para homens em idade militar

País enfrenta escassez de soldados no campo de batalha contra a Rússia
L
Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

É a décima previsão consecutiva para este ano
L
Arrecadação federal bate recorde em março

Arrecadação federal bate recorde em março

Receitas somaram R$ 190,61 bilhões, maior volume desde 2000
L