SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

SOCORRO! QUEM PODERÁ NOS SALVAR DAS DECISÕES DO CONGRESSO E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL?

Primeiro foi no Congresso, onde parlamentares praticamente transformaram num Frankstein o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro.

Publicado em 

SOCORRO! QUEM PODERÁ NOS SALVAR DAS DECISÕES DO CONGRESSO E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL? - News Rondônia

SOCORRO! QUEM PODERÁ NOS SALVAR DAS DECISÕES DO CONGRESSO E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL? - News Rondônia

Há que, sem nenhuma outra opção, de se perder totalmente as esperanças de que seremos, algum dia, um grande país? Uma Nação respeitada, limpa, governada corretamente e sob o domínio da mais verdadeira face da Justiça e da Democracia? Seráque vamos viver numa terra em que ladrões, criminosos, assaltantes dos cofres  públicos, malfeitores de todos os tipos e tamanhos vão poder viver tranquilamente, sob o abrigo de leis absurdas e protetoras do mal? E agora, quem poderá nos defender? Infelizmente, estamos caminhando para o pior, depois de decisões do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, nos últimos dias. Primeiro foi no Congresso, onde parlamentares praticamente transformaram num Frankstein o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro. Em seguida, foram derrubados duas dezenas e meia de vetos do presidente  Bolsonaro à lei chamada, de forma irônica, de Abuso de Autoridade. Como ignorar  que  dezenas de parlamentares, enrolados até o pescoço, é claro, querem é ver a Justiça sob seu tacão, porque sabem que se ela não for contida, a cadeia estará, certamente, num futuro muito próximo, no caminho de suas vidas? A pá de  cal nas esperanças que tínhamos num país sério, decente, livre da corrupção, foi colocada pela maioria dos ministros do STF, nesta quinta, quando votaram uma firula jurídica que pode tirar da cadeia todos os condenados na Operação Lava Jato e em outras ações em que criminosos foram tirados de circulação.

SOCORRO! QUEM PODERÁ NOS SALVAR DAS DECISÕES DO CONGRESSO E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL? - News Rondônia

Ora, há muito o Supremo perdeu o respeito da maioria das pessoas de bem deste Brasil, desde que ministros deixaram claras suas posições, enrolados em questões pessoais, transformados em porta vozes políticos e não em defensores intransigentes da Constituição. Como última instância, de onde se esperava Justiça definitiva e prioridade absoluta à Carta Magna do nosso país, alguns ministros do STF o transformaram num centro estratégico de apoio aos políticos que os indicaram e num centro de disputa de egos, onde o interesse nacional passou para um plano secundaríssimo. Do Congresso se esperava mesmo pouco, já que, a cada legislatura, enterra-se a esperança de que a atual não seja pior que a anterior. Mas em relação ao STF, havia ainda alguma ponta de credibilidade. Agora não há mais. A decisão final que pode enterrar a Lava Jato e a verdadeira Justiça no nosso país, deixou bem claro em que mãos estamos.  Então, que se diga a verdade, com todas as letras. Lula livre! Esse é o mote. Tirá-lo da cadeia e a outros iguais a ele – porque piores seria impossível – essa sim, é a grande missão, triste e lamentável missão, de algumas das nossas maiores autoridades. Lamentemos, porque não há mais nada a fazer!

TRECHO DA JORGE TEIXEIRA/BR 319 PODE AFUNDAR

Atenção Dnit! Por falta de fiscalização, controle, ação, responsabilidade de quem deveria cuidar da obra e não cuidou, há um grande risco de que, em breve, a BR 319 (chamada no perímetro urbano da cidade de avenida Jorge Teixeira), possa ser interditada. Além, é claro, de colocar em risco a segurança de motoristas que trafegam por ali todos os dias, incluindo os pesados caminhões carregados de soja que se dirigem ao porto da cidade. Isso mesmo! Um buraco que está corroendo a terra próxima e sob o asfalto, no Canal dos Tanques, próximo ao prédio da Justiça Especial, não foi consertado quando deveria, pela empresa contratada, responsável pelo serviço de manutenção, segundo uma fonte do próprio Dnit. A partir desse lava mãos, a situação foi piorando. Esse, aliás, teria sido um dos fatores que causou a demissão de uma engenheira de empresa terceirizada, que, após perder o emprego, denunciou desvios no Dnit, causando uma operação policial cujos resultados ainda não se sabe quais serão. Portanto, para quem trafega pela Jorge Teixeira/BR 319, muito cuidado. A pista pode afundar a qualquer momento.

RONDÔNIA TEM DOIS NOVOS CIDADÃOS HONORÁRIOS

Uma solenidade que durou perto de seis horas, com muitos discursos e homenagens: assim se resume a entrega de títulos de cidadania a dois dos mais importantes personagens rondonienses. O desembargador Renato Mimessi, do Tribunal de Justiça de Rondônia e o presidente do Tribunal de Contas, Edilson Souza Silva, foram agraciados com o título e Cidadão de Rondônia, maior homenagem que a Assembleia Legislativa presta a personalidades do Estado, proposta pelo presidente da Casa deputado Laerte Gomes. Num plenário lotado, com a presença do governador Marcos Rocha e inúmeras autoridades, prestigiando aos agraciados, com vários discursos, emoção e agradecimentos, foi uma das mais longas solenidades deste tipo realizadas no Parlamento nos últimos anos. Tanto Mimessi quanto Edilson são autoridades por demais merecedoras da comenda que receberam. Mimessi por sua atuação como Magistrado, um dos mais respeitados nos meiso do Judiciário rondoniense. Edilson, pela forma como vem conduzindo o TCE-RO, integrando-o à comunidade e escancarando as portas do Tribunal para a população, com uma transparência como numa se viu e com avanços dignos de todos os elogios. Isso sem contar o esforço que fez para economizar 50 milhões de reais, doados para o Governo do Estado construir ou equipar o futuro Pronto Socorro da Capital. Os dois títulos estão em ótimas mãos…

SOLTAR TARADO É COMBATER O FEMINICÍDIO?

As leis brasileiras de proteção aos direitos dos bandidos, continuam vitimando, ferindo, atacando e matando inocentes. Enquanto muitos condenados andam livres pelas ruas, munidos de tornozeleira eletrônica e armas para seus ataques, sob o manto de uma legislação podre e inimiga da sociedade, as vítimas se avolumam. Não só em Rondônia, mas em cada canto do país. Nessa semana, mais uim exemplo disso. Um desgraçado, já com várias passagens pela polícia por roubo e estupro, andava tranquilamente livre, sob os cuidados da\s nossas leis, quando atacou, violentou e matou uma linda jovem, no interior de São Paulo. O tarado deixara a cadeia há poucos dias, para cumprir “prisão domiciliar”. Ora, que conversa é essa de Lei Maria da Penha e combate ao feminicídio, quando se solta um estuprador? É só mais um exemplo, entre as dezenas que acontecem todos os dias em cada recanto desse país. E ainda tem gente que acredita que, no Brasil, com as leis bandidas que temos, ainda poderemos diminuir a criminalidade…

OS HELICÓPTEROS NA ASSEMBLEIA

Os pilotos dos helicópteros do Núcleo de Operações Aéreas do Estado, serão a atração principal, certamente, na solenidade em que eles e duas centenas de colegas do NOA e da Força Tática da Polícia Militar serão homenageados em solenidade nesta sexta. O evento será na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Alex Silva, do Republicanos, ex PRB. Segundo ele, a intenção é homenagear não só os pilotos, pela perícia e coragem, mas também membros da Força Tática, pelo que têm contribuído na área de segurança pública em Rondônia. O evento começa às oito horas, com pouso de helicópteros no estádio Aluízio Ferreira. Eles iriam pousar ao lado da Assembleia, onde, inclusive, chegaram, há alguns dias atrás,  a fazer testes para checar a segurança. A Sesdec, contudo, considerou que, por prevenção, o melhor seria pousar no estádio. De lá, os pilotos caminham até a ALE, onde as homenagens começam a partir das nove da manhã, no plenário.

MP DOS MÉDICOS. PROPOSTAS DE CONFUCIO APROVADAS

Controverso, de forma que certamente será mote de muitos debates ainda, relatório do senador rondoniense Confúcio Moura, sobre o novo sistema para ampliar o programa Médicos Pelo Brasil (o antigo Mais Médicos), foi aprovado por unanimidade na Comissão Mista que estuda a Medida Provisória 890, que trata do tema. Segundo Confúcio, com as propostas aprovadas, a expectativa é de se criar pelo menos mais 18 mil vagas para médicos no país, principalmente para o interior, com salários entre 18 mil e 31 mi reais. Quanto menor e mais distante a localidade em que o profissional trabalhará, maior será seu salário. Os profissionais seriam contratados pelo regime CLT e não por concurso público. Além disso, o relatório autoriza o exame Revalida duas vezes ao ano e não só uma, como agora. Qual a polêmica, então? É que ele autoriza médicos brasileiros formados no exterior a atuarem no Brasil por dois anos e só então teriam que fazer o Revalida. Mas complexo ainda é que dá os mesmos direitos aos médicos cubanos, cerca de 1.800 que decidiram permanecer no Brasil, depois que Cuba encerrou o acordo que mantinha com o Brasil. Todos os cubanos que atuavam como médicos até 13 de novembro de 2018, quando o acordo terminou, por decisão unilateral do  governo cubano, terão direito a trabalhar dois anos sem o Revalida. As entidades médicas não aceitam essas regras. Agora o projeto vai para o plenário da Câmara, passa pelo Senado. Ainda terá, sem dúvida, muita discussão em torno dele…

LUIZ CLÁUDIO  E OS DESAFIOS DA AGRICULTURA

São sete mil quilômetros só de estradas vicinais. Algumas tem mais de 200 quilômetros. Pela enorme área geográfica, Porto Velho é maior que alguns estados brasileiros. Por isso, é um enorme desafio manter toda essa malha em condições de trafegabilidade, porque, sem ela, não há como escoar a produção da cidade, que é cada vez maior, em relação a vários produtos. Esse é apenas um dos desafios do secretário municipal de agricultura, o ex deputado federal Luiz Cláudio da Agricultura. Na conversa com Sérgio Pires, ele relembra sua atuação como secretário da mesma área, no governo de Ivo Cassol; sua passagem pela Assembleia e pela Câmara Federal e suas emendas que, mesmo não estando mais no Congresso, continuam chegando para Porto Velho e outras cidades rondonienses. Ele fala sobre esse e muitos outros temas da sua área, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, que vai ao ar neste sábado  12 horas) e domingo (7:30 da manhã) e pode ser visto no site Gente de Opinião, a partir da noite do sábado.

PERGUNTINHA

Você concorda ou não com o governador do Ceará, o petista Camilo Santana, que quer que os ataques comandados de dentro dos presídios do seu Estado sejam considerados atos terroristas?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo abre mão de receita para que aéreas aumentem seus voos. Crise começa a diminuir, mas há ainda muito a ser corrigido

A verdade é que há ainda questões que precisam ser explicadas e resolvidas. Por exemplo, o preço abusivo das tarifas, quando se trata de Porto Velho.
L

Eles vivem! – Por Nilton Moreira

Para quem agiu com retidão nesta existência não tem nada a temer, mas para aqueles que perseveraram no mal por simples opção de prejudicar outrem, certamente irão acessar região trevosa.
L

Energia orienta consumidores sobre acesso ao medidor de energia

Comunidade deve ter atenção inclusive com os animais de estimação, para evitar ataques acidentais
L

Família Asfaltão vai desfilar!!!

Olhando tudo isso, inspirados também no nosso tão lindo samba, com mensagem de acolhimento e amor, nos lembrando que  …TEM “ESPERANÇA” BATUCANDO UM CORAÇÃO…
L

Força-Tarefa fiscaliza regularidade de bares e coíbe ilícitos com objetivo de promover pacificação social em área conflagrada de Ariquemes

Comércios apresentaram problemas em alvarás; três pessoas foram presas, sendo uma delas por exploração sexual de adolescente
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sexta-feira Santa 2024: Reflexão e Tradição no Calendário Cristão

Uma jornada de fé, penitência e esperança
L
Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

Número atingiu 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro
L
Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

Avaliação é da Organização Pan-americana da Saúde
L

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

MORAR MELHOR: Bando é detido com arma e munições após tiroteio em residencial na zona sul

Com o bando foram apreendidos uma pistola G2C calibre 9mm e dois carregadores, uma colmeia contendo 23 munições calibre 38, e uma porção grande de maconha e cocaína.
10

FACHADA: Denarc prende casal que usava bar para vender drogas em Porto Velho

De acordo com o Denarc, o casal era investigado por usar um bar como fachada para vender drogas na localidade.
12

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

Motociclista morre em batida de frente com caminhão boiadeiro em Porto Velho

A PM fez o registro do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Resultado ficaria dentro da meta do Banco Central
L
Reconstrução de ponte que desabou em Baltimore não será rápida

Reconstrução de ponte que desabou em Baltimore não será rápida

Governo dos EUA diz que prioridade é reabertura do tráfego fluvial
L
Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado
L
Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro
L
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

Previsão consta no relatório de inflação divulgado nesta quinta-feira
L
Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram
L

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L