QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

SISTEMA DE OBRA ALUGADA – BTS – PODE ENCURTAR EM OITO ANOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL

Hoje, dois terços das obras brasileiras estão com algum tipo de problema; milhares delas paralisadas.

Publicado em 

SISTEMA DE OBRA ALUGADA – BTS – PODE ENCURTAR EM OITO ANOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL - News Rondônia

SISTEMA DE OBRA ALUGADA – BTS – PODE ENCURTAR EM OITO ANOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL - News Rondônia

A inconformidade com algo que parece não ter cura, levou o médico e secretário de saúde do Estado, Fernando Máximo, a não aceitar passivamente o que tem acontecido com as grandes obras públicas no Brasil (e Rondônia está dentro deste contexto): uma demora e atrasos médios de 10 anos. Ele se insurgiu contra  essa triste sina que, certamente, atingiria também uma obra vital para Porto Velho e para Rondônia: a construção do novo hospital de urgência e emergência. Obstinado, saiu à batalha, tanto por aqui como em Brasília, convencendo membros do Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, do Ministério da Saúde e de vários organismos oficiais, de que a situação é tão urgente, que só buscando uma nova alternativa, o hospital se tornaria realidade num prazo muito menor. Para acabar com o sofrimento de milhares de pessoas e com a superlotação, cada vez maior, do João Paulo II, o Pronto Socorro que está totalmente superado há mais de 20 anos. Máximo viu na alternativa do Tribunal de Justiça do Estado, a construção do novo prédio que vai ocupar em breve, o meio mais lógico e rápido para que o novo hospital, tão urgente e necessário, funcione logo, com seus 309 leitos. Nada da burocracia infernal que cercam as obras públicas no país, que as paralisam seguidamente, sejam quais forem os motivos, de denúncias de superfaturamento ou desvios ou por falhas no projeto. Hoje, dois terços das obras brasileiras estão com algum tipo de problema; milhares delas paralisadas.

SISTEMA DE OBRA ALUGADA – BTS – PODE ENCURTAR EM OITO ANOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL - News Rondônia

O novo sistema, conhecido em inglês como "Built to Suit", ou BTS, que numa tradução livre significa "construído para servir", é utilizado pelo setor imobiliário para identificar contratos de locação a longo prazo, no qual o imóvel é erguido para atender os interesses do locatário, já pré-determinado. Ainda: no regime BTS, a empresa constrói tudo com materiais de primeiríssima qualidade, pois a manutenção predial durante todo o contrato, geralmente em torno de 15 anhos, será de total responsabilidade dela. Caso surjam problemas hidráulicos, elétricos ou estruturais, a empresa construtora pode ser penalizada com multas e restrições de pagamentos de aluguéis. Resumindo a ópera: depois de uma licitação, a empresa vencedora construirá um prédio exatamente dentro do que exigir o futuro locatário (no caso o Hospital de Urgência e Emergência). É o mesmo sistema em que também o Ministério Público Federal ganhou novas sedes em Mato Grosso, Santa Catarina e Santos. O mesmo que Banco do Brasil e Caixa Federal se uniram para construir seu enorme Data Center, em Brasília, num prédio avaliado em mais de 1 bilhão de reais. É o exemplo adotado pelo TJ, que utilizará um prédio novinho em folha, construído na avenida Pinheiro Machado. A dedicação obstinada de Fernando Máximo, um dos secretários estaduais de maior destaque no atual Governo, pode encurtar em oito anos as obras do novo Pronto Socorro. Com enorme economia aos cofres do Estado. Tomara que todos os seus planos deem certo…

OS 60 MILHÕES PARA EQUIPAMENTOS

Depois de conseguir convencer várias autoridades que antes se colocavam reticentes (quando não totalmente) contra a ideia do sistema BTS, o secretário Fernando Máximo foi orientado pelo Tribunal de Contas a realizar, de imediato, um estudo de viabilidade do projeto. Empresa especializada já foi contratada para isso e até 15 de outubro entregará seu relatório. Também já foi acertado com o Tribunal de Contas que, caso o processo BTS seja mesmo utilizado, como não haverá gasto de dinheiro público para construir o hospital, os 50 milhões de reais que o órgão economizou e doou para a futura obra, servirão para a compra de quase todos os equipamentos necessários ao novo pronto socorro. Outros 10 milhões que faltarão para completar a compra, Máximo pretende conseguir através de recursos economizados pela Assembleia Legislativa. Ele conversará sobre isso com o presidente Laerte Gomes. Se tudo der certo, supondo-se que a obra inicie em meados do ano que vem, ela estaria pronta e entregue, no máximo, em meados de 2022. O governador Marcos Rocha, aliás, já deu seu aval para a proposta do sistema TBS para a construção do novo hospital. Máximo, contudo, mesmo que consiga esse enorme avanço, no dia seguinte à inauguração do prédio locado, terá novo desafio: começar imediatamente a obra de um segundo pronto socorro. Só assim se poderá  compensar os 20 anos de atraso de Rondônia, nesse contexto da saúde pública.

BOLSONARO INTERMEDIA ACORDO

Jaime Bagatolli, o empresário que perdeu a vaga de senador com apenas um por cento dos votos para Confúcio Moura, continua alijado do governo estadual, junto com sua turma. Ao que parece, o diálogo está extremamente difícil. Mesmo com a intermediação de alguém que tem o poder de resolver todas as crises: o presidente Jair Bolsonaro. Ele recebeu Bagatolli no Planalto, recentemente, para uma audiência de 15 minutos. Para se ter ideia a importância que Bolsonaro deu ao encontro, a conversa acabou durando nada menos do que cerca de 40 minutos.

SISTEMA DE OBRA ALUGADA – BTS – PODE ENCURTAR EM OITO ANOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL - News Rondônia

O Presidente ouviu atentamente as ponderações e queixas do empresário e ficou de conversar com o governador Marcos Rocha sobre o assunto. Desde antes da posse, Marcos Rocha e Bagatolli, companheiros no PSL de primeira hora, se afastaram de forma bastante séria. Houve uma tentativa de reconciliação, quando ambos apareceram abraçados nas redes sociais, mas o reatamento das relações não aconteceu. Tanto Bagatolli como seu suplente, João Cipriano, ao menos até agora, estão rompidos com o Palácio Rio Madeira/CPA. O Coronel Chrisóstomo, único deputado federal eleito pelo partido, ficou ao lado de Bagatolli. Bolsonaro agora está com a  missão de pacificar o PSL rondoniense. Conseguirá?

RIO SECO E A PONTE DECORATIVA

A situação na travessia do rio Madeira, na Ponta do Abunã, se torna cada vez mais difícil, nesses tempos de seca. A balsa tem grande dificuldade de transportar centenas de caminhões pesados, que fazem a travessia para o Acre e para Rondônia, transportando suas mercadorias. Como o rio está muito baixo, a balsa carrega apenas poucos caminhões, veículos e pessoas por  vez. Há espera de três, quatro, cinco horas, quando não mais tempo ainda. Muitos motoristas se irritaram essa semana e até ameaçaram "invadir" a ponte construída sobre o rio Madeira, que está pronta, mas que não tem acesso o lado de cá do rio. A ponte, aliás, já deveria estar pronta. Hoje é apenas decorativa. Como o projeto original foi modificado, faltou dinheiro para construir o acesso e agora já não há certeza de quando ela será, finalmente, aberta ao tráfego. Ou seja, será mais um verão de sofrimento para milhares de  motoristas. Quem  sabe no ano que vem a ponte seja, enfim, entregue ao tráfego?

GOVERNADOR NO CONE SUL

O governador Marcos Rocha cumpriu extensa agenda, nesse final de semana, no extremo sul do Estado. Lá mesmo, em cidades como Pimenta Bueno e Vilhena, acompanhado da primeira dama, Luana Rocha e de vários secretários, o Governador distribuiu máquinas, equipamentos, calcário e ainda oficializou a posse da terra a dezenas de famílias, através da assinatura de decretos de regularização fundiária.

SISTEMA DE OBRA ALUGADA – BTS – PODE ENCURTAR EM OITO ANOS A CONSTRUÇÃO DO NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL - News Rondônia

Ao lado de dona Luana, secretária de Ação Social, Marcos Rocha também visitou instituições que mantém pessoas idosas e com deficiência. O casal, aliás, se emocionou muito ao ser recebido na APAE, onde os alunos fizeram uma apresentação especial para eles. Em todos os contatos, o Governador sentiu que tem prestígio. Sempre foi muito bem recebido, aplaudido, abraçado e homenageado. Entrando no nono mês de governo, Rocha tem realizações a apresentar e também grandes projetos, como os que fazem parte do  Plano Estratégico de 2019 a 2023.

MENTIRAS REPETIDAS TORNAM-SE VERDADES?

Não é verdade que a mentira tem pernas curtas. A esquerda impôs governos de mentira, que nunca deram certo em lugar nenhum (veja-se, apenas como um entre tantos exemplos, o caso de Cuba, onde 92 por cento da população vive abaixo da linha da pobreza!) e se profissionalizou  em repetir tantas vezes uma mentira, até que ela se torne verdade. Organizada, sempre de olho no poder e no dinheiro (porque o socialismo e a pobreza é só para quem não é da "Nomenklatura"), ela já destruiu democracias, arruinou povos, sangrou nações. Mais de um século depois, continua usando as mesmas táticas. Mente em praticamente tudo, sabe contornar as adversidades e é especialista em ofender, atacar, maldizer os que não pensam como os que dela fazem sua missão de vida. A esquerda, como forma de governo, é uma velha esquálida e perto da putrefação, mas ainda vive e viverá muito. No Brasil, mente sobre tudo, só mão consegue mais esconder sua verdadeira e única missão: tirar da cadeia um grande mentiroso e o maior chefe de quadrilha de assalto a cofres públicos da nossa História. Essa é a meta. O resto é tudo conversa pra boi dormir!

NOSSAS LEIS: PRÊMIOS AOS PSICOPATAS

Ele assassinou friamente a esposa. Jogou fogo e queimou, numa morte terrível, dolorosa, cruel. Foi condenado a 21 anos (apenas) e daqui a quatro, com bom comportamento, estará apto para voltar às ruas. Isso mesmo: o protótipo do criminoso que em qualquer país sério apodreceria na cadeia, no Brasil recebe benesses. O casal matou a menininha indefesa, uma linda criança, jogando-a de uma janela. Em breve, os dois estarão livres. Já andam saindo da cadeia, eventualmente, para se encontrar e namorar. Afinal, quem se preocupa em punição à altura pela morte de uma criança? A jovem que organizou e participou do assassinato dos próprios pais tem uma vida quase social. Para gozar com a cara dos brasileiros que se indignam com essas coisas, ela é libertada no Dia das Mães, para "comemorar" a data. Em Porto Velho, neste final de semana, um covarde matou a irmã com um tiro na cabeça, por motivos fúteis e ainda foi às redes sociais escrever que a amava e que Deus teria um bom lugar para ela. Não é inacreditável? Se um dia condenado, também voltará às ruas em breve. Não é insuportável ver tanta injustiça cometida contra as vítimas e nenhuma verdadeira Justiça imposta a esses psicopatas cruéis? Até quando a sociedade brasileira vai aceitar essas leis vagabundas, de proteção a criminosos?

PERGUNTINHA

Na sua opinião, quem está certo: o presidente Bolsonaro, que vetou metade dos artigos da nova Lei de Abuso do Poder, atendendo ao Judiciário e ao Ministério Público ou a OAB e outras entidades, que exigem que a lei seja aprovada na íntegra?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L

Confira o nome do Vencedor da Promoção News Rondônia e Rodisan

A promoção foi um sucesso retumbante, com participantes de todas as idades demonstrando seu amor pelo ciclismo e pela aventura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L
MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

Instituições deverão suspender a oferta de vagas imediatamente
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L
Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Centro Universitário São Lucas apoia 2º congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia – CEARO 2024

Para o presidente Nélio Alencar, o 2º CEARO ocorrerá no período de 10 a 14 de junho de 2024 quando o Centro Universitário São Lucas coordenará as palestras em suas instalações.
L
Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto

Mas depois de levar seu carro para a oficina mecânica, ela ficou incomodada com a falta de representatividade.
L
Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

Xiaomi lança carro elétrico “bonito, fácil de dirigir e inteligente”

À medida que a demanda por smartphones fica estagnada, a Xiaomi tem buscado diversificar o principal negócio.
L

Recebimento da Licença Ambiental: IRMÃOS RUSSI LTDA

Licença de Operação Nº 15 SOL/DLA
L