SEMED REÚNE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PARA DISCUTIR MEDIDAS DE ELEVAÇÃO NO IDEB DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Durante o encontro, os gestores das 26 escolas receberam as metas estipuladas de cada instituição no índice educativo.
Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2019 - 14:10

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu nesta sexta-feira (30), um encontro de mobilização com coordenadores, professores e diretores das 26 escolas da rede municipal de ensino, movimento este que está inserido no Programa Pacto Pela Aprendizagem.

A ação tem o objetivo de capacitar os profissionais em prol dos alunos e definir estratégias de elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O evento aconteceu no auditória da Escola Heitor Villa Lobos.

Com notas acima da meta estipulada pelo Governo Federal desde 2017 para o Ensino Fundamental I e com bons resultados também no Ensino Fundamental II, a SEMED realiza o projeto "IDEB+" proporcionando ações conjuntas com as escolas no intuito de assegurar a todos os estudantes o direito a uma educação pública de qualidade.

Conforme a secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, o encontro foi proposto para dar um apoio e acompanhar os profissionais para dar todo o suporte necessário para que cada escola alcance a meta estipulada. Além da sensibilização dos professores, gestores, orientadores e coordenadores pedagógicos.

"O IDEB depende muito da maneira como é trabalhado, das práticas pedagógicas, do esforço de cada escola e cada professor, do comprometimento também do aluno e dos pais. Não fica só a cargo da escola, por que o IDEB envolve toda a comunidade escolar. Só conseguimos alcançar estas metas se estivermos todos unidos, unindo forças e um ajudando o outro, secretaria, escolas e parceiros", enfatizou.

Durante a ação, o IDEBINHO foi apresentado aos gestores das escolas. Através do personagem, cada instituição de ensino recebe uma meta a ser alcançada no índice educativo. O movimento contou ainda com a participação do coordenador do Programa Pacto pela Aprendizagem, Valdo Alves e sua equipe, no qual tem somado para obter melhores resultados nas avaliações externas da Prova Brasil.  

A professora Nadir da Silva Lima acredita que as palestras ministradas no encontro só têm a agregar na aprendizagem dos alunos em sala de aula.

"Professor não trabalha sozinho e essas capacitações são muitas boas pra gente. Na sala de aula não estamos sozinhos, temos que ter um suporte, estar todo mundo envolvido pela

educação e essa ação vem só para nos ajudar e contribuir bastante para bons resultados nas avaliações", analisou.

O IDEB é realizado a cada dois anos para avaliar a qualidade da educação básica, através de provas de português e matemática. Além de analisar as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar. A meta estipulada em 2019 para o Ensino Fundamental I é de 5.5 e para o Ensino Fundamental II é de 5.

Fonte - 010 - assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.