PROJETO DESPERTAR PARA A VIDA CONCLUI PRIMEIRO CICLO DE PALESTRAS COM QUASE MIL PARTICIPANTES

Ação da deputada federal Jaqueline Cassol tem o propósito de conscientizar sobre depressão e ansiedade
Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019 - 17:35

O Projeto Despertar para a Vida cumpriu o primeiro ciclo de palestras em quatro municípios do interior de Rondônia. A iniciativa da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), em parceria com a Fundação Milton Campos, levou quase mil pessoas a participar do diálogo sobre os “Cuidados com a Saúde Mental e o Gerenciamento das Emoções para a Valorização da Vida”, além de "Programação Neurolinguagem para Educadore"s. Nesta primeira fase, o projeto visitou Rolim de Moura, Espigão D’Oeste, Cacoal e Vilhena.

O objetivo do projeto é levar informações e combater o preconceito sobre doenças como depressão e ansiedade. A palestrante Kesia Mesquita, pós-graduanda em Prevenção e Pósvenção do Suicídio, destacou a importância do debate e da ação realizada em Rondônia. “Em muitas localidades o Poder Público ainda não despertou para a necessidade de conversar sobre esses temas. Por muito tempo jogamos a poeira para de baixo do tapete, agora precisamos lidar”, destacou.

A deputada federal Jaqueline Cassol, que acompanhou os eventos, frisou que a grande participação do público demonstra a urgência em discutir a valorização da vida e o enfrentamento de doenças como depressão e ansiedade. “Durante minha campanha senti de fazer este trabalho e assumi um compromisso com a população. Precisamos falar sobre esses males que atinge tantas famílias hoje. Apenas com a conscientização teremos força para enfrentar e ajudar quem precisa de ajuda”, disse.

Rolim de Moura

A palestra foi realizada na tarde do último sábado (24) no auditório da Farol. Centenas de pessoas participaram e ouviram as orientações de Kesia Mesquita sobre a gestão dos sentimentos e a saúde mental.

O servidor público Rodnei Paes compareceu ao evento e parabenizou a iniciativa da deputada em parceria com a Fundação Milton Campos. Para ele, a ação ajudou muito a compreender e harmonizar as emoções. “Foram repassadas informações importantíssimas para que nós, juntos, possamos melhorar a qualidade de vida de todos”.

Espigão D’OEste

Mais de 300 pessoas participaram da ação realizada na escola Sete de Setembro, na noite de sexta-feira (23). Inicialmente o evento seria realizado no auditório da Câmara Municipal, mas devido ao grande número de inscritos, foi necessário alterar o local para um ambiente mais espaçoso. No município, a realização do evento contou com o apoio da vereadora Progressista Lirvanie Stoch e do secretário se Educação Vilson Macedo.

O diretor da escola, Deusmar Costa, disse que a o evento foi de grande valia para toda a comunidade. “A palestrante deixou uma semente de reflexão para que a gente possa disseminar com nossos funcionários, outros alunos, pais que necessitam desse apoio,”destacou.

Cacoal e Vilhena

Na quinta-feira à noite (22), a população de Cacoal lotou o auditório da UNESC. Quase 400 pessoas estiveram presentes. Entre elas, a servidora pública Sirlene Valim. “Precisamos de mais informação e de profissionais ligados à área dentro das escolas, lugar que tem muitos educadores e jovens nessa situação”, reivindicou.

O município de Vilhena recebeu a primeira edição do Projeto Despertar para a Vida, em meados de agosto. A Palestra sobre Programação Neurolinguística para Educadores foi conduzida pela especialista Cris Farias e realizada no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Próximos eventos

O Projeto Despertar para a Vida retornará aos municípios em que já realizou palestra para ações dos segundo e terceiro ciclo. Outros municípios também receberão atividades. A agenda deve ser divulgada em breve.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.