SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

A POLÊMICA LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE CONTINUA EM DEBATE; ELA É JUSTA OU PODE COLOCAR A DEMOCRACIA EM RISCO?

Há muitos defensores da nova lei sobre abuso de autoridade.

Publicado em 

A POLÊMICA LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE CONTINUA EM DEBATE; ELA É JUSTA OU PODE COLOCAR A DEMOCRACIA EM RISCO? - News Rondônia

A POLÊMICA LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE CONTINUA EM DEBATE; ELA É JUSTA OU PODE COLOCAR A DEMOCRACIA EM RISCO? - News Rondônia

Há muitos defensores da nova lei sobre abuso de autoridade. A própria Folha de São Paulo, sempre parcial, publicou pesado editorial defendendo a medida, o que já é um sintoma da suspeição das intenções da nova legislação. Mas há sim que se analisar que, no Brasil, o abuso de autoridade sempre existiu, existirá e, ainda bem, já existem formas de controle contra aqueles que usam de seus cargos para prejudicar, punir e cometer injustiças. O que se tem que questionar é: a quem interessa manter o Judiciário, o Ministério Público e as polícias sob algum tipo de controle?  Claro que interessa ao cidadão comum, que pode ser vítima. As cadeias têm exemplos concretos de inocentes condenados. Esse colunista também já foi vítima de grande injustiça, para não parecer que isso acontece só com os outros. O que a nova lei está supondo, é que as exceções (e o são!) Representam a realidade geral. Ou seja, como se o abuso de autoridade fosse a tônica constante e um sintoma comum, nas ações policiais, nos processos do MP, nas decisões dos juízes. Há abusos? Claro que os há. Há injustiças? É claro. É óbvio. O problema, visto apenas por esse ângulo, nos levaria a aplaudir a lei recém aprovada no Congresso. Mas aí é que está: o ovo da serpente foi posto na sociedade, exatamente vindo de onde veio. Entre deputados e senadores há os que já foram injustiçados? Obviamente que sim. Aqui mesmo em Rondônia, se poderia citar vários exemplos. Mas essas exceções são suficientes para que se crie uma lei que deixe as autoridades com temor de praticar suas decisões e ações? Uma lei que pode eventualmente proteger um ou outro injustiçado, deve valer também para assaltantes dos cofres públicos? Deve proteger também ladrões, corruptos, malandros? Para bandidos que estão na vida pública há décadas, apenas para se dar bem, não importa o que aconteça com seu país? O problema da lei não é ela em si, mas suas intenções.

A POLÊMICA LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE CONTINUA EM DEBATE; ELA É JUSTA OU PODE COLOCAR A DEMOCRACIA EM RISCO? - News Rondônia

Os injustiçados, tanto dentro quanto fora do Congresso, estão a favor dela. Logo ali na frente entenderão que ao aceitarmos isso, estamos dando um tiro no pé. Porque a intenção, aparentemente, não é apenas proteger o brasileiro comum, mas sim evitar que o peso da Justiça caia sobre algumas cabeças. O bom senso indica que estamos correndo risco de manietar o Judiciário e colocá-lo sob o jugo não dos políticos do bem (os há e eles são a grande maioria), mas dos criminosos que usam a política como meio de manter seus crimes impunes. A democracia sempre corre sobre lâminas finas e perigosas. O Judiciário é, no final das contas, a grande base de uma democracia forte. Colocar quem combate os malfeitos sob julgamentos de quem pode ser atingido pelo peso da lei, é um grande risco. Tomara que esse raciocínio esteja completamente errado e os defensores da Lei do Abuso de Autoridade é que estejam certos. Porque se não estiverem, estaremos todos ferrados!

OS DOIS LADOS DA LEI DO ABUSO

Depois da juíza Euma Tourihho, o presidente da OAB, Elton de Assis: os Dinossauros do programa Papo de Redação (Rádio Parecis FM, 98.1 no dial, de segunda a sexta, 12 às 14 horas), ouviram representantes dos dois lados, um contestando e outro apoiando a nova lei de Abuso de Autoridade. A magistrada, que inclusive participou do programa usando sua toga, representou a opinião dos juízes e de todos os que são contra a nova lei, que está gora nas mãos do presidente Jair Bolsonaro, para sancionar totalmente ou em parte ou, ainda, vetar todo o texto do projeto. Não se sabe ainda o que ele fará. O presidente da subseção da OAB rondoniense, em nome da advocacia, defendeu o projeto como está, negando que ele cause qualquer prejuízo ou possa amordaçar os juízes. Elton destacou, resumidamente e num palavreado simples, que nesse novo Brasil, não há ninguém e nenhuma autoridade que não tenha que ter seu trabalho observado pela coletividade e pelas leis. E que eventuais punições só serão decididas (pelos próprios juízes), quando alguma autoridade, seja magistrado ou não, desrespeitar, de forma deliberada e clara, os preceitos legais e constitucionais.

UMA CIDADE TRILIONÁRIA

São Gabriel da Cachoeira é uma cidade do interior do Amazonas, a 850 quilômetros de Manaus, conhecida por suas belezas naturais e por uma particularidade. Há quatro idiomas oficiais ali praticados: o Português e mais três dialetos indígenas. O que só se ficou sabendo mais recentemente é que São Gabriel, com seus 44 mil habitantes (nove em cada dez são indígenas ou descendentes), é uma das cidades mais ricas do Planeta. Embaixo do seu solo fértil, existem nada menos do que 5 bilhões e 500 milhões de toneladas de nióbio, o metal mais rico e importante do mundo, capaz de ser utilizado em espaçonaves, em celulares, em ligas que nunca se rompem.  Como no mercado internacional o nióbio pode custar a partir de 50 mil reais, multiplique-se esse valor por 5 bilhões e meio e se chegará à fantástica quantia de 275 trilhões de reais. Isso mesmo. A extração do metal é cara, mas vale a pena. As reservas estão em áreas indígenas e, ao menos por enquanto, inacessíveis. Se exploradas, resolveriam todos os problemas econômicos do país e ainda sobraria muito troco. Para se fazer uma comparação, o Brasil pretende economizar perto de 1 trilhão de reais, mas em dez anos, com a Reforma da Previdência.

"VIM PORQUE SÓ QUERO AJUDAR!"

Como os Estados Unidos criaram o Vale do Silício, que faz fortunas todos os dias, por aqui, se tivéssemos o Vale do Nióbio, seríamos o país mais rico do mundo. Em Rondônia, a mina de nióbio existente em Itapuã do Oeste, a 100 quilômetros de Porto Velho, muito menor do que a de São Gabriel da Cachoeira, está avaliada em cerca de 3 trilhões de reais. E só uma palha, para se entender do porquê de tantos interesses internacionais na nossa região e em toda a Amazônia. Quase todos os dias chegam voos lotados em São Gabriel. Raramente há algum brasileiro neles. A grande maioria diz que faz parte de ONGs, que vem para ajudar a proteger a região. Entrevistada, uma sueca disse, tempos atrás, que tinha vindo "ajudar". Mas "ajudar no que?", perguntou o jornalista. Ela, rubra, respondeu: em qualquer coisa. Só queria mesmo é ajudar. Ou seja, a "ajuda" é para preparar a limpeza das nossas riquezas, levadas na maior cara de pau por milhares de estrangeiros que dominam a Amazônia. Enquanto não houver uma política nacional de exploração do que é nosso para beneficiar a nós mesmos, continuaremos reféns desses sanguessugas…  O Brasil tem 98 por cento das reservas de nióbio do Planeta.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE OLHO NA CAERD

Ihhhh!  A coisa ficou preta para a gestão anterior da Caerd. Pelo menos 22 pessoas, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo, ao menos até agora, foram denunciadas pela participação num pretenso esquema de desvios de recursos. Fraudes em licitações e outros delitos teriam sido cometidos, com prejuízos aos cofres públicos que podem se aproximar de 1 milhão e 560 mil reais, em dois dos procedimentos investigados. Claro que não há ainda nada de concreto. Por enquanto são apenas denúncias, a partir de investigações feitas pelo Ministério Público e os órgãos de fiscalização. A verdade que é, também durante a gestão de Confúcio Moura, a Caerd sempre se mostrou inviável. Os confrontos internos entre o comando da empresa, dirigida à época por Iacira Azamor e o sindicato dos empregados da estatal, vieram a público várias vezes, até que ela foi exonerada. A Caerd tem uma dívida impagável. Sobrevive com nova administração, que conseguiu ao menos colocar em dia o salário dos servidores e o pagamento a fornecedores, mas não tem como pagar o passivo, que pode superar a 1 bilhão de reais. Ali, ao que tudo indica, só a privatização salva…

O INCRA VAI ACABAR?

Mais um rolo daqueles! Agora, envolvendo o Incra. O governador Marcos Rocha pediu à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que passe para o Estado a responsabilidade de gerir todas as questões relacionadas com a regularização fundiária no Estado. Dias depois, o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, concedeu entrevista ao jornal Diário da Amazônia pedindo a extinção do Incra e a passagem, ao Estado, de suas responsabilidades de emissão de títulos definitivos. Houve gritaria geral entre os servidores do Incra, mas é bom que se diga que o órgão, que teve importante papel na colonização rondoniense, já cumpriu seu papel. Agora, é mais um daqueles organismos do Estado cheio de funcionários, mas com pouca utilidade. O assunto ainda vai render muita discussão, mas o que se sabe é que a ministra da Agricultura viu com bons olhos as sugestões do Coronel Governador de Rondônia. Em breve, novidades nesse contexto.

SAI ZEQUINHA, ENTRA ISAQUE!

Acaboouuuuuu! Depois de um longo processo, quando o réu decidiu não recorrer à última instância, a Justiça determinou a perda do mandato do vereador Zequinha Araújo, na Câmara Municipal de Porto Velho. O desembargador Rento Mimessi anunciou sua decisão nesta quinta, dando o prazo de 48 horas, ou seja, até o fim de semana, para que o presidente da Casa, vereador Edvilson Negreiros convoque o suplente de Zequinha, o também emedebista Isaque Lima Machado. Com condenação criminal transitada em julgado, Zequinha concorreu já sabendo que havia o risco de, no meio do mandato, acabar tendo que deixar sua cadeira. Depois de um ano e oito meses, praticamente, saiu a decisão que o tira da Câmara. Isaque, seu suplente, é líder comunitário, filho de pastores e deve ser chamado para assumir já na próxima segunda-feira. Mimessi determinou que seja oficializada a perda do mandato de Zequinha, "sob pena de se vulnerar a condução do trabalho desenvolvido pelo Legislativo municipal, diante da presença de integrante que não reúne as condições legais de permanecer no exercício do cargo".

A ESCURIDÃO E A MENTIRA DESLAVADA

Mais um absurdo doentio que acaba, infelizmente, passando por verdade. Grandes jornais e telejornais usaram e abusaram de informações falsas, comentando que a escuridão que tomou conta do céu da cidade de São Paulo, nessa semana, foi um fenômeno causado pela fumaça vinda da Amazônia e essencialmente das queimadas de Rondônia.  Ora, a primeira constatação teria que ser simples de detectar. Como a fumaça saída daqui teria chegado a São Paulo sem passar por outros Estados, como o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, por exemplo? A verdade é que foi a grande quantidade de queimadas no Paraná e no sul do Paraguai, somada à uma forte frente fria, que causou a escuridão nos céus paulistanos, na tarde desta última segunda-feira. Ou seja, nem nós e nem a região amazônica tivemos nada a ver com o fenômeno. Infelizmente, os idiotas de sempre acreditaram na mentira e reproduziram, sem sequer checar sua veracidade. Uma vergonha da mídia cada vez menos preocupada com a verdade e muito mais com o partidarismo e com a ideologia.

PERGUNTINHA

Você concorda que os quatro PMs que invadiram uma casa em chamas, no bairro Jardim Santana, arriscando suas vidas para salvar a de dois idosos, devem ser homenageados por sua corporação e por toda a sociedade rondoniense?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L

URGENTE: Motorista faz conversão proibida e causa acidente com motociclista na Rio Madeira

A vítima foi amparada por populares até a chegada de uma equipe de resgate.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L