COMPLEXO HOSPITALAR DE CACOAL REDUZ ÓBITOS POR INSUFICIÊNCIA RENAL E PROMOVE ECONOMIA DE MAIS DE 100 MIL AOS COFRES PÚBLICOS

Redução de mais de 36% no número de óbitos é comemorada pela equipe médica
Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019 - 10:51

O Complexo Hospitalar Regional de Cacoal (COHREC) observou uma significativa melhora no setor de hemodiálise neste primeiro semestre de 2019 e uma economia de R$ 100 mil aos cofres públicos.  O complexo comemora a redução de 366 sessões de hemodiálise comparando os resultados ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2018 foram 671 sessões. Também foi registrada uma redução de 36,53% no número de óbitos.

A ampliação do quadro de servidores, com a contratação de três médicos especialistas em nefrologia, possibilitou à equipe melhores condições de atendimento na condução dos casos clínicos suspeitos e melhor assistência aos pacientes em tratamento de hemodiálise.

De acordo com a médica nefrologista, Agni Moreno, a equipe trabalha, ainda, com avaliação e acompanhamento precoce. “Conseguimos evitar que muitos pacientes necessitem do procedimento dialítico”.

A equipe de nefrologia do Complexo Hospitalar é composta por quatro médicos especialistas, duas enfermeiras e cinco técnicos em enfermagem. De acordo com a coordenadora do setor, enfermeira especialista em nefrologia, Alice Faga, o serviço de acompanhamento e orientações estão sendo implantados no Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) em Cacoal. Quando necessário, o procedimento dialítico é realizado no centro de hemodiálise, já os casos mais graves são atendidos na Unidade Terapia Intensiva(UTI) no Hospital Regional de Cacoal.

O setor também conta com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente, cujo trabalho foi destacado pela Anvisa, quando alcançou o índice zero de infecção hospitalar, o que contribui para a redução dos riscos de Insuficiência Renal Aguda (IRA).

 

 

Ormiza Soares e Dislene Queiroz

Fotos: Daiane Mendonça

Fonte - Secom/gov-ro

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.