LENHA NA FOGUEIRA: APRESENTAÇÕES DO ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

Lamentamos profundamente o falecimento do jovem Rafael Farias Santiago, integrante da Junina "Estrela do Norte".
Sexta-Feira, 02 de Agosto de 2019 - 14:45

Lamentamos profundamente o falecimento do jovem Rafael Farias Santiago, integrante da Junina "Estrela do Norte" durante sua apresentação como "Caçador", na noite da última quarta-feira 31.

Por mais que a equipe do Corpo de Bombeiros agisse com rapidez, não foi o suficiente para salvar a vida do quadrilheiro, vítima de enfarte fulminante no meio da arena de dança do Arraial Flor do Maracujá.

Após a confirmação do seu falecimento, o presidente da Federon Fernando Rocha e o Superintendente da Sejucel Robson Bandeira reuniram os folcloristas presentes e no meio da arena, oraram pela sua alma. Foi um momento muito triste!

Sem saber o que havia acontecido com o colega quadrilheiro, os integrantes da Estrela do Norte, dançaram animadamente durante quase cinquenta minutos. A notícia triste, só foi anunciada após a ótima apresentação da quadrilha da Marília.

Enquanto isso, a arena recebeu com aplausos, os componentes do grupo de Boi Bumbá Marronzinho, que apresentou belas indumentárias e coreografia.

Não darei mais detalhes sobre a apresentação do Boi criado pelo meu amigo Estevam da Vila Tupi e que tem como presidente nossa querida amiga Rose, porque um de seus integrantes, pediu a produção da RedeTV que estar atuando na transmissão do Flor do Maracujá, que no dia do Marronzinho eu não fosse escalado como comentarista de sua apresentação.

Se fui impedido de comentar sobre a apresentação do Boi pela TV, com certeza o cidadão que solicitou ao Produtor da RedeTV/Cultura minha ausência, também não aceita que eu comente nesta coluna o que aconteceu com seu boi, na noite de quarta feira dia 31, na arena do Flor do Maracujá.

Assim sendo, vou fazer de conta que não vi, os problemas com a indumentária do Pajé, nem com o Estandarte e muito menos, com aquela saída com todo mundo correndo. Veja o que diz o Regulamento da Federon 2019:

Art. 7º - Caberá ao jurado avaliar todas as apresentações que lhe forem designadas, devendo atribuir notas entre 8 e 10 por cada item de sua avaliação. As avaliações serão conduzidas pelo princípio de nota máxima, caso não se evidenciem faltas e por decréscimo dessa nota a partir de falhas identificadas.

§ 1º - Caberá ao jurado apresentar e qualificar o grau das penalizações, em relação a qualquer falha apresentada pelo Grupo. As penalizações poderão ser qualificadas como: a - Gravíssima; B - Grave; C - Média; D - Leve.

§ 2º - Penalizações GRAVÍSSIMAS poderão sofrer perda de 0,5 a 1 ponto; penalizações GRAVES poderão sofrer perda de 0,1 a 0,5 pontos; penalizações MÉDIAS poderão sofrer perdas de 0,05 a 0, 09 centésimos de ponto e, penalizações LEVES poderão sofrer perdas de 0,01 a 0, 04 centésimos de ponto.

I -  Infrações GRAVÍSSIMAS: falta de algum componente ou Acessório obrigatório entre as peças da indumentária e dos personagens.

II - Infrações GRAVES - desorientação do grupo durante a apresentação, quebra da harmonia, ausência de sincronismo, erros na evolução das apresentações.

III - Infrações MÉDIAS -  acidentes que possam ocorrer ao longo da apresentação, independente da vontade do brincante ou do grupo que se apresenta. Exemplos: rasgar a roupa, perder elementos componentes das fantasias, cair, deixar cair adereços, faltar algum adereço.

IV - Infrações LEVES - erros cometidos pelo narrador, erros de interpretação do enredo (tema) escolhido, falhas dos adereços e das alegorias, inadequação de adereços e alegorias em relação ao enredo (tema) proposto (desde que devidamente qualificadas pelo jurado).

Diante do exposto, só me resta ficar calado!

Fonte - 015 - Silvio Santos / NewsRondonia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.