'DESPERTAR': PREFEITURA TRABALHA NA RETIRADA DE DEPENDENTES QUÍMICOS DAS RUAS DE ARIQUEMES

Ação contou com a participação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança e Trânsito.
Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019 - 08:21

A ação de abordagem para retirada de dependentes químicos das áreas públicas da cidade ocorreu na noite da última quinta-feira (18) e envolveu uma força tarefa composta por servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (SEMDES), Saúde (SEMSAU) e Segurança e Trânsito (SEMUST), integrantes do projeto Despertar, desenvolvido pela Prefeitura de Ariquemes desde março de 2018. A ação integrada, coordenada pelo Ministério Público do Estado (MP-RO), através do promotor de justiça Marcos Alexandre, ainda contou com a participação das Polícias Militar e Civil, que trabalharam na coleta de impressão digital, condução dos dependentes até o Ginásio Mané Garrincha, onde foram prestadas as assistências, além das prisões dos identificados com mandados em aberto.

Os usuários que manifestaram interessem receber o tratamento de desintoxicação foram encaminhados para a Casa de Passagem, gerida pela Associação Amor e Vida (AMOREVI). Todos receberam alimentação, corte de cabelo, banho e roupas dos voluntários da Rede Servir. "A equipe técnica da SEMDES trabalhou na triagem, cadastro e acolhimento. Os que possuíam família, fizemos o preenchimento do cadastro e identificação individual para restabelecer o contato, inclusive para enviar de volta ao estado/município de origem. Os que não possuíam família foram encaminhados para o tratamento mais adequado a cada caso, de acordo com a indicação da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial, que pode ser ambulatorial ou em comunidade terapêutica." Explicou Gisele Jasset, titular da SEMDES.

Voluntários da Associação dos Bombeiros Civis do Estado de Rondônia também participaram das abordagens.

TRABALHO PÓS-ABORDAGEM

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou os testes rápidos indispensáveis para o início do tratamento. A SEMDES ainda providenciará a documentação necessária dos dependentes indicados para internação em Comunidade Terapêutica nas vagas disponibilizadas pelo Governo do Estado.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.