ROLIM DE MOURA - AGENTES DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE O SISAB

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros coordenadores de equipes do município de Rolim de Moura (RO) receberam dois dias de treinamentono auditório da SUBSEÇÃO da OAB.
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019 - 14:13

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros coordenadores de equipes do município de Rolim de Moura (RO) receberam dois dias de treinamentono auditório da SUBSEÇÃO da OAB. O treinamento oferecido foi o Sisab (Sistema de Informação de Atenção Básica). O facilitador foi o técnico estadual do Sisab, Benito Bonfim de Lima Neira que atualizou os profissionais sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão(PEC), programa que objetivo de transformar todas as informações que estão no papel para um prontuário eletrônico ereúne todas as informações do paciente, referentes aos tiposde doença, medicamento administrado e consequentemente mostrando a produção de todos os integrantes da equipe, incluindo ACS, enfermeiro, médico, odontólogo, ou seja todos os componentes que fazem parte da estratégia da Saúde da Família.

O facilitador explicou que os ACS devem estar atualizado para utilizar PEC, pois junto com o enfermeiro é o vínculo principal. “É o agente de Saúde que vai na residência, acompanhar o paciente, a gestante, a criança, fazendo esse elo,  e para que enfermeiro possa se certificar que esse acompanhamento está sendo feito, o sistema registra o dia, o horário e o trabalho que foi prestado a essa família, qual tipo de procedimento, como por exemplo agendamento de consulta, se tem retorno, se está próximo pegar alguma receita, por isso a importância da capacitação de todos os envolvidos na Estratégia de Saúde da Família para que diminuir os erros e inconsistências”.

Simone Paes, secretária municipal de Saúde, lembra que a ideia é que todos os cadastros sejam nolene podendo fazer atendimento via computador. O sistema já está em funcionamento desde ano de 2015 para os ACS, porém em 2018 o Prontuário Eletrônico do Cidadão foi implantado na unidade de saúde no  Distrito de Nova Estrela, e agora todas as Unidades Básicas de Saúde passe a oferecer o PEC, mas para isso é preciso que a base esteja capacitada para que não haja erros em cadastro individuais ou domiciliares, ou seja, se resolva as  inconsistências, e partir disso implantaremos o prontuário, com atendimento do médico, do odontólogo, enfermeiro, no PEC, de forma on-line e não a mão, afirmou a secretária.

Fonte - 030 - decom

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.