SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA: O PROFESSOR PEDAGOGO QUE SE TRANSFORMOU EM TURISMÓLOGO

Confira a entrevista feita pelo colunista Zé Katraca.

Publicado em 

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA: O PROFESSOR PEDAGOGO QUE SE TRANSFORMOU EM TURISMÓLOGO - News Rondônia

— Por Zé Katraca—

Por sugestão do turismólo Saulo Giordani, batemos um papo muito descontraído com seu Chaguinha. Acontece que Chaguinha é bom conversador e ótimo contador de histórias e quando o assunto é turismo, a conversa vira aula.

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA: O PROFESSOR PEDAGOGO QUE SE TRANSFORMOU EM TURISMÓLOGO - News Rondônia

Muito antes de começarmos a entrevista, ligamos nosso gravador, pra não perder nenhum detalhe da conversa. Conversa que começou com Chaguinha alertando: “É preciso se fazer alguma coisa, para que as pessoas voltem a ter orgulho de ter sido madeireiro, por quê?" Porque foi uma economia interessante no passado. Daqui uns dias a pecuária vai ser substituída pela soja. Aí você vai chegar e perguntar, você foi pecuarista? É rapaz! Esse negócio que dizem que estragou o meio ambiente, nunca fui isso não, gosto mesmo é de soja! Não precisávamos estar enterrando nossos ciclos econômicos”.

Daí pra frente a entrevista fluiu muito bacana. Acompanhe.

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA: O PROFESSOR PEDAGOGO QUE SE TRANSFORMOU EM TURISMÓLOGO - News Rondônia

Zk – Então vamos falar sobre os ciclos econômicos em Rondônia?

Chaguinha – Os ciclos econômicos que considero da maior importância são: Ciclo do Diamante e o 1º Ciclo da Borracha que trouxeram os nordestinos com dinheiro para investir na região. Num segundo momento, foi uma ação de guerra aí trouxeram os nordestinos dizendo que seriam Os Soldados da Borracha e o que fizeram, foi escravizar esses trabalhadores. Depois tivemos o Ciclo do Ouro que se repete por várias vezes. Depois vem novamente o da borracha, embora acharmos que tenha sido marginal, ele gera economia! Depois vivemos uma temporada do Ouro e da Cassiterita e aí se instala o ciclo da Madeira que foi muito rápido, pois nós não soubemos pereniza-lo, por sermos imediatistas, derrubamos a floresta e esquecemos de reflorestar. Não podemos esquecer a Cassiterita que é uma economia muito importante do Vale do Jamari. Agora estamos vivendo ainda, o Ciclo da Pecuária que está migrando para o grão soja, arroz etc.

Zk – Quem é o Chaguinha?

Chaguinha – Francisco das Chagas Souza, professor, pedagogo e turismólogo. Vim pra Rondônia em 1983, na época do governo reformador do Coronel Jorge Teixeira. Costumo dizer que sou dos poucos homens, que veio atrás de outro homem, pois, vim pela figura do Coronel. Minha família é a esposa, duas filhas, duas irmãs e os sobrinhos. Todo mundo enfronhado na cultura de Rondônia. Na época trabalhei uma temporada em Costa Marques como professor, depois mergulhei na área de turismo por acidente.

Zk – Que acidente?

Chaguinha – Passei a atuar como assessor na área do turismo nas prefeituras de Costa Marques e quando o Acir Gurgacz foi prefeito de Ji Paraná assumi a pasta de turismo, por causa disso, me especializei em turismo e acabei descobrindo que essa era a minha vocação. Hoje trabalho numa assessoria na Assembleia Legislativa de Rondônia no gabinete do deputado Ismael Crispim.

Zk – Por falar nisso. Qual o potencial turístico de Rondônia?

Chaguinha – Na época do governo Raupp se criou um programa chamado Proecotur do qual eu fiz parte, elaboramos um trabalho que resultou em cinco Polos que receberiam recursos do governo federal. Essa coisa não virou porque um governo vem e outro vai e via de regra, não dão sequencia ao trabalho iniciado pelo antecessor. As florestas não viraram produto. Fizemos os zoneamentos, foram criados os Parques de Conservação etc.

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA: O PROFESSOR PEDAGOGO QUE SE TRANSFORMOU EM TURISMÓLOGO - News Rondônia

Definimos bem as Resex, em seguida foi feito um trabalho de plano de manejo de fauna e flora dessas unidades e isso foi andando devagar quer dizer, como produto não vingou ainda. Os governos até hoje não entenderam a importância disso como negócio. O primeiro governo que entender isso como negócio, transforma Rondônia numa Costa Rica.

‘Não sabemos vender o Soldado da Borracha, não sabemos vender a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; estamos querendo recupera-la pro povo fazer lazer. Isso custou muito dinheiro. Não sabemos vender um negócio que é do tamanho do mundo, que é a população do Baixo Madeira’

Zk – Por que Costa Rica?

Chaguinha – Costa Rica é um país vizinho, dez vezes menor que nós, mais é a Meca do turismo de floresta e vive disso, a renda percapita é muito alta. Aqui podemos trabalhar três negócios o Turismo Rural que pra mim é o filé. No turismo é bom que primeiro se trabalhe com os de casa, que é pra ele poder respeitar o que tem, para aprender a vender e é bom que você trabalhe com o vizinho. Antes de você pensar em vender pros Estados Unidos venda aqui pro Mato Grosso, para o Acre. No ambiente Rural temos uma potencialidade que numa escala de um a dez eu chamo de DEZ. Somado a isso temos uma diversidade cultural muito rica, o estado é feito de gente de vários estados e isso tem um valor enorme.

Zk – Outro Polo?

Chaguinha – O turismo de eventos. Todo o estado fica de olho nesse filão, só que não são todas as cidades, são as cidades colocadas centralmente. Ji-Paraná é a nota dez a nota onze é a capital então fica Porto Velho primeiro, Ji Paraná segunda, Vilhena e Cacoal terceira. Outra que ninguém tá dando a menor importância, é Guajará Mirim, Poderíamos estar desenvolvendo eventos importantes durante todo o ano em Guajará Mirim porque tem uma característica cultural diferenciada das demais cidades. A capital já tem capengando, uns três eventos culturais importantíssimos.

Zk – Quais são?

Chaguinha – O Arraial Flor do Maracujá, o Homem de Nazaré e sem percebermos, na capital acontecem eventos institucionais durante o ano todo que não estamos percebendo como negócio. O carnaval de Porto Velho precisa ser vendido como produto turístico, por enquanto ele é apenas lazer e lazer não gera dinheiro, precisamos formatar os eventos. Os gaúchos de Vilhena não conhecem o carnaval de Porto Velho. Precisamos fazer o povo do estado viajar dentro do estado.

Zk – O terceiro?

Chaguinha – O Turismo Cultural. Nesse, estamos capengando, Não sabemos vender o Soldado da Borracha, não sabemos vender a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; estamos querendo recupera-la pro povo fazer lazer. Isso custou muito dinheiro. Poderíamos estar vendendo isso aí a peso de ouro. Isso tem que fazer parte de um grande projeto de turismo cultural. Não sabemos vender um negócio que é do tamanho do mundo, que é a população do Baixo Madeira. Temos uma história no Baixo Madeira que é milenar, que é anterior a história da Estrada de Ferro.

‘Quando um empreendimento vira patrimônio histórico, a finalidade dele é o turismo não é lazer. Hoje não estamos fazendo nenhuma coisa nem outra. A iniciativa de colocar a Litorina é louvável, mas, é apenas lazer. Enquanto não tiver uma política pública de incentivo ao turismo usando a Estrada de Ferro, não se justifica recuperar o trem’

Chaguinha – O Turismo Cultural. Nesse, estamos capengando, Não sabemos vender o Soldado da Borracha, não sabemos vender a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré; estamos querendo recupera-la pro povo fazer lazer. Isso custou muito dinheiro. Poderíamos estar vendendo isso aí a peso de ouro. Isso tem que fazer parte de um grande projeto de turismo cultural. Não sabemos vender um negócio que é do tamanho do mundo, que é a população do Baixo Madeira. Temos uma história no Baixo Madeira que é milenar, que é anterior a história da Estrada de Ferro.

Zk – Não sei se através de decreto ou apenas pesquisa, transformaram Porto Velho na Capital Nacional da Pesca Esportiva, porém, o que se ver, são os turistas pescadores desembarcando no Vale do Guaporé. Qual a explicação para isso?

Chaguinha – No caso, a propaganda está sendo feita no lugar errado. Isso é da matéria do marketing, você vende o destino aonde você quer. O que tem sido vendido até no boca a boca intencional, é o Vale do Guaporé. O interessante é que o turista de pescador não está deixando dinheiro no Vale do Guaporé, ele leva ou trás da sua cidade estado, até o carvão para assar o peixe na beira do rio. Tudo por falta de estrutura das cidades do Vale.

FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA: O PROFESSOR PEDAGOGO QUE SE TRANSFORMOU EM TURISMÓLOGO - News Rondônia

Ao praticar a pesca no Vale do Guaporé você não está apenas pagando o peixe, você está usufruindo do ar, da cor da água, a história do Vale do Guaporé está inserida naquele Surubim que você pegou. O Vale do Guaporé não tem preço.

Zk – Por falar em Vale do Guaporé. Qual sua opinião sobre a Festa do Divino Espírito Santo?

Chaguinha – Que bom que você lembrou, pois, tinha me esquecido de inserir a Festa do Divino como um dos maiores negócios da Amazônia. Estamos deixando um evento daquela magnitude continuar sendo um evento de interesse e lazer do povo da região. Faça uma viagem pelas figuras do Batelão do Divino que você vai conseguir rememorar uma história de muitos mil anos, que remonta lá atrás, a vida dos Reis que ainda pensavam em colonizar as Américas.

Zk – E a Madeira Mamoré?

Chaguinha – Num momento pra trás, ela era infraestrutura, foi construída para transportar borracha da Bolívia para beira do rio Madeira em Porto Velho. Passou o ciclo da borracha ela ficou ociosa, porque não criamos outro ciclo nessa região da Estrada aí, o investimento se deteriorou, enferrujou e está largado, infelizmente virou sucata. Quando um empreendimento vira patrimônio histórico, a finalidade dele é o turismo não é lazer. Hoje não estamos fazendo nenhuma coisa nem outra. A iniciativa de colocar a Litorina é louvável, mas, é apenas lazer. O que precisamos criar é a Rota Mad Maria aí ela entra no negócio. Enquanto não tiver uma política pública de incentivo ao turismo usando a Estrada de Ferro, não se justifica recuperar o trem.

Zk – Encerando?

Chaguinha – É uma honra estar sendo entrevistado por você, pois, sou leitor assíduo da sua coluna. Obrigado! 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Informação é do ministro da Integração, Waldez Góes
L
STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

Declaração é em resposta a comitê da Câmara dos Deputados dos EUA
L

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L