QUARTA-FEIRA, 24/04/2024

'A NET VAI CAIR E SERÁ O DESESPERO, CASO NÃO TENHAMOS UM BOTE SALVA VIDAS PARA REATIVAR O ANTIGO TECIDO SOCIAL'!

Foi pouco tempo, mas foi de causar pânico.

Publicado em 

'A NET VAI CAIR E SERÁ O DESESPERO, CASO NÃO TENHAMOS UM BOTE SALVA VIDAS PARA REATIVAR O ANTIGO TECIDO SOCIAL'! - News Rondônia

'A NET VAI CAIR E SERÁ O DESESPERO, CASO NÃO TENHAMOS UM BOTE SALVA VIDAS PARA REATIVAR O ANTIGO TECIDO SOCIAL'! - News Rondônia

Foram algumas horas apenas, mas não pareceu uma eternidade? Foi pouco tempo, mas foi de causar pânico. Como viver sem o Wattsapp, sem o Face Book, sem o Instagram? Quem consegue desgrudar do celular e viver apenas a vida real, nos dias de hoje? Nesta quarta, durante horas, uma instabilidade na internet e principalmente nesses três sistemas, na Europa e no Brasil, deixou alguns milhões de pessoas próximas ao desespero, imaginando que teriam que voltar à idade da pedra, sem seu amado celular, aquele que as retira da realidade e lhes coloca num mundo totalmente diferente, só com o toque dos dedos. Quando há qualquer problema na internet, seja corrigido logo ou demorando algum tempo, é notório o pavor no rosto das pessoas, ou pelo menos na grande maioria, que já não consegue pensar em sobreviver sem seus apoios eletrônicos e sem a vida virtual a que se habituaram. “A Internet cairá e quando isso acontecer, viveremos ondas de pânico mundial. Nossa única possibilidade é sobreviver às primeiras 48 horas. Para isso temos de construir —se me permitem a analogia— um bote salva-vidas”. Quem disse isso, em 2014, foi o famoso filosofo Dan Dannet. Os botes salva-vidas, para ele, são formados pelo antigo tecido social de organizações de todo tipo, que se viram quase aniquiladas, com a chegada de internet. “Algumas tecnologias nos tornaram dependentes e a internet é o máximo exemplo disso: tudo depende da rede”, resumiu. O filósofo tem certeza: “a internet é maravilhosa, mas temos que pensar que nunca fomos tão dependentes de algo. Jamais. Ao pensar a respeito, é bastante irônico que o que nos trouxe até aqui, possa levar-nos de volta à idade da pedra”, argumenta.

'A NET VAI CAIR E SERÁ O DESESPERO, CASO NÃO TENHAMOS UM BOTE SALVA VIDAS PARA REATIVAR O ANTIGO TECIDO SOCIAL'! - News Rondônia

O filósofo Dannet faz o que mais gosta: filosofa: “da invenção da agricultura, há 10.000 anos, a cultura evoluiu de um modo puramente darwiniano, mas a chegada da tecnologia acelerou esse processo, até um ponto imprevisível. Quem compra música agora? E livros? O mesmo pode ser dito do cinema ou de qualquer outra disciplina artística. O papel da cultura mudou completamente, exatamente o mesmo que acontece com a religião. E a tecnologia tem um papel muito relevante em tudo isso”. E conclui: “O que digo não tem nada de apocalíptico, pode falar com qualquer especialista e lhe dirá o mesmo que eu, que é questão de tempo para a rede cair. Só o que digo é que deveríamos preparar-nos: antes costumava haver clubes sociais, congregações, igrejas etc. Tudo isso desapareceu ou vai desaparecer. Se tivéssemos outra rede humana pronta… Se você soubesse que pode confiar em alguém, em seu vizinho, em seu grupo de amigos, porque previram a situação, não estaria mais tranquilo?”, pergunta Dennett. Não é hora de começarmos a pensar em tudo isso?

PARECE ATÉ DEBOCHE DA ANEEL

Nesta sexta, a partir da iniciativa da deputada federal Mariana Carvalho, se discutirá se os aumentos da energia elétrica em Rondônia, considerados abusivos, podem ser revogados através de um decreto legislativo da Câmara  Federal. Audiência pública para tratar do tema está marcado para a manhã da sexta-feira na Assembleia Legislativa. Deve levar muita gente para discutir o assunto. Mas, em enquanto isso, o que vale mesmo são as decisões da Aneel, que não dependem da aprovação de ninguém, a não ser dela mesma. E a agência que controla os preços da energia já decidiu: neste mês de julho, a conta de luz virá com acréscimo. Soa como deboche, num momento em que toda a comunidade rondoniense protesta contra o que está pagando à Energisa; quando a Justiça Federal do Acre já mandou devolver aos consumidor valores cobrados a mais e quando se debate intensamente o tema. Pois para a Aneel, não tem papo! A conta virá com acréscimo da já famigerada “tarja amarela” (calma! Ainda tem a “tarja vermelha”, que é bem pior), mais uma forma rebuscada, cheia de termos técnicos e enrolações, para avançar, ainda mais fundo, no bolso do consumidor.

QUE VENHA O MERCADO LIVRE!

Com tudo isso, se amplia ainda mais a responsabilidade do senador rondoniense Marcos Rogério, que é o relator de um projeto de lei que pode abrir o mercado da energia elétrica para todas as empresas, autorizando o consumidor que gaste menos de 500 kilowats/hora, a comprar sua energia no mercado livre, escolhendo a empresa que a vender mais barato. O consumidor poderá optar por uma empresa como o faz na questão das operadoras de celular que pode escolher, optando pelo custo de determinadas horas do dia numa fornecedora e em outros horários noutra, sempre buscando o menor preço. Será o fim do monopólio da energia e o fim das cobranças abusivas. Mesmo com todas as pressões que têm sido alvo, para que tudo continue como está, se Marcos Rogério considerar que essa opção é a melhor para o país e o projeto for votado no plenário do Congresso, certamente será sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Daí, se abrirá um novo contexto para o fornecimento de energia no Brasil e será o fim dos preços abusivos. O mercado é quem regulará os valores.

OS BANDIDOS VÃO GANHAR, DE NOVO?

O sentimento de revolta se mistura com profunda tristeza, pelo que se viu no Congresso Nacional, nesta terça-feira. O show de horrores, praticados por desesperados amigos de ladrões, querendo inocentar o chefe Lula, que está na cadeia e criminalizar o ex juiz, um dos mais probos e respeitados brasileiros, foi daqueles momentos em que se deveria colocar, no lixo, essa parte da História do nosso país. Quando os amigos dos bandidos começaram a tratar Sérgio Moro como meliante, chegando ao ponto de apontá-lo como chefe de quadrilha (lamentavelmente, um deputado, desses que têm muito explicar, um malandro que comete uma ofensa dessas, é eleito, não está lá por si só, ou seja, representa muita gente), chegou-se ao ápice da canalhice, da sem-vergonhice, da defesa da bandidagem contra o Brasil do bem. Quando a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, enrolada em várias denúncias de recebimento ilegal de dinheiro público, insinuou que Moro e a mulher dele poderiam ter contas no exterior, apenas levantando uma podridão muito semelhante à que é a essência dos ladrões petistas e seus aliados, deu vontade de desistir de ser brasileiro e de ser cumpridor das nossas leis. Se nesse país os suspeitos de serem criminosos não só saem ganhando, como ainda podem ser eleitos eternamente, não há mais o que se imaginar que possa acontecer de pior. Pobre Brasil! Pobres de nós!

OS DOIS FINALISTAS SE ENFRENTAM…

A campanha pela sucessão municipal em Porto Velho já começou. E começou quente. Dois dos principais candidatos, os mesmos que se enfrentaram no segundo turno na eleição passada, estarão novamente frente a frente, nas urnas, na disputa em 2020. O prefeito Hildon Chaves tem usado as redes sociais, seus seguidores e parte da mídia para prestar contas do seu trabalho, anunciando muitas obras, algumas em andamento, outras que ele ainda promete realizar. Nessa semana, destacou investimentos de mais de 30 milhões de reais na produção e compra de asfalto, para melhorar dezenas de ruas da Capital. Enquanto isso, o deputado federal Léo Moraes, que tem como principal objetivo político ocupar a cadeira de Hildon, a partir do ano que vem, tem feito muitas críticas ao atual mandatário de Porto Velho. Nessa semana, Léo denunciou na Câmara Federal que há dezenas de serviços paralisados na cidade e incluiu aí algumas da área federal, como a de água e esgoto, protestando que mais de 200 milhões de reais de obras atrasadas ou paralisadas. Exageros à parte, de ambos os lados, a verdade é que, se a eleição fosse hoje, os dois teriam muita chance de serem novamente finalistas. No contexto atual, dois dos que poderiam atrapalhar os planos de ambos seriam o jovem advogado Vinicius Miguel e o ex governador Daniel Pereira. Mas é bom lembrar que falta ainda quase um ano para o início da campanha. Até lá, muita coisa pode mudar.

PLANTIO DE SOJA PROIBIDO

Mais de 1 milhão de toneladas de soja serão produzidos no Estado, apenas esse ano, em mais de 334 mil hectares de lavoura. Nossa produção cresce ano a ano e já temos mercados cada vez maiores. O que chega agora, para grandes compras, é o mercado chinês, que em breve estará comprando algo em torno de 300 toneladas/mês. A produção no Estado, contudo, corre riscos de ser atingida pela praga da ferrugem asiática, que pode atingir as lavouras, caso não sejam tomadas medidas preventivas. Uma delas é a proibição do plantio, para o chamado vazio sanitário, que começou em junho e vai até o final da primeira quinzena de setembro.   Com essa e outras medidas, em que os produtores estão sendo orientados pela Seagri e pela Idaron, os riscos de contaminação pela ferrugem asiática, que pode destruir lavouras, é praticamente zero. Portanto, o alerta está dado. Até meados de setembro, nada de plantio de soja no Estado. Depois, sem o risco de praga na produção, tudo volta ao normal.

UM LUGAR DE QUALIDADE PARA AS MULHERES

Enfim Porto Velho vai ganhar uma Delegacia da Mulher decente, bem instalada e ainda com apoio de assistência médica e psicológica. A ideia foi do deputado Dr. Neidson, de Guajará Mirim, imediatamente abraçada pelo presidente da Assembleia legislativa, Laerte Gomes, para que uma parte do prédio antigo da ALE seja destinada à implantação de uma Delegacia decente, com estrutura e que possa dar atendimento de qualidade às mulheres. “Já comecei a verificar as questões legais para isso. Esse gesto faz parte da minha luta em favor da mulher vítima de violência, para evitarmos o feminicídio. As mulheres precisam de atendimento digno”, escreveu Laerte nas redes sociais ao mesmo tempo em que elogiou a iniciativa do seu colega Dr. Neidson, ressaltando que o parlamento fará de tudo para dar melhores condições de atendimento às mulheres. Não há ainda uma data definida para a mudança, mas se sabe que a nova Delegacia estará bem localizada e que terá, ainda, um Centro Humanitário de Atendimento à Mulher. Enquanto isso, o Ministério Público trabalha arduamente também para que a Delegacia atenda 24 horas por dia e aos finais de semana. As medidas estão sendo tomadas numa cidade onde os ataques às mulheres tem se repetido com frequência e com cada vez mais violência.

PERGUNTINHA

Depois do que aconteceu nesta quarta, com um verdadeiro Bug nas redes sociais, principalmente no Brasil e em vários países europeus, quanto tempo você acha que conseguiria viver sem internet, sem WattsApp e aplicativos, antes de entrar em pânico?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Programa Jovem Aprendiz evidencia a importância profissional dos estudantes em início de carreira

Programa Jovem Aprendiz evidencia a importância profissional dos estudantes em início de carreira

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho, para inserir jovens e novos profissionais no mercado de trabalho.
L
Arco Norte é principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba

Arco Norte é principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba

O porto localizado no Maranhão também é a principal porta de saída da soja para a região, movimentando a
L
Programa Salvando Vidas vai capacitar servidores nas escolas municipais

Programa Salvando Vidas vai capacitar servidores nas escolas municipais

Profissionais lotados nos colégios vão receber treinamento em primeiros socorros.
L
Evento na Praça CEU celebra o Dia Nacional da Empregada Doméstica

Evento na Praça CEU celebra o Dia Nacional da Empregada Doméstica

Série de atividades para marcar a data será realizada neste sábado (27), das 9h às 13h.
L
CNBB pede a parlamentares que mantenham veto à lei da saidinha

CNBB pede a parlamentares que mantenham veto à lei da saidinha

Bispos defendem que Estado deve favorecer a reinserção de presos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

Renúncia fiscal do Perse foi acordada com Ministério da Fazenda
L

Momento Empresarial entrevista: Walter de Oliveira Bariani

A entrevista abordará as tendências de mercado, experiências profissionais de Bariani e dicas para empreendedores.
L
Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Programa Intercâmbio Rondônia foi idealizado pelo governador e está sendo executado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Repositor em Porto Velho

Com dedicação ao comércio varejista, a Nova Era procura por um profissional comprometido e dinâmico para integrar sua equipe.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Gislaine Lebrinha entrega equipamentos à FHEMERON e anuncia investimento em tecnologia

Deputada Gislaine Lebrinha entrega equipamentos à FHEMERON e anuncia investimento em tecnologia

R$300 mil serão destinados para modernização tecnológica
L
Deputado Pedro Fernandes investe em saúde na área da educação em Ariquemes através do projeto Belo Sorriso

Deputado Pedro Fernandes investe em saúde na área da educação em Ariquemes através do projeto Belo Sorriso

Esses fundos foram alocados para a aquisição de medicamentos, instrumentais e equipamentos, visando melhorar os recursos disponíveis para a comunidade local no âmbito do projeto Belo Sorriso.
L
Requerimento de Cláudia de Jesus questiona disponibilidade de ortopedistas especializados em mãos

Requerimento de Cláudia de Jesus questiona disponibilidade de ortopedistas especializados em mãos

Solicitação busca detalhes sobre a quantidade e localização de especialistas e números de pacientes à espera de atendimento.
L
Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, participa de Sessão que concede Moção de Aplausos à ex-deputada federal Mariana Carvalho

Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, participa de Sessão que concede Moção de Aplausos à ex-deputada federal Mariana Carvalho

Vereador Márcio Pacele conduziu a homenagem em reconhecimento ao trabalho da ex-deputada na destinação de recursos para obras em Porto Velho
L
Fernando Máximo comemora aprovação do projeto que reestrutura incentivo ao setor de eventos

Fernando Máximo comemora aprovação do projeto que reestrutura incentivo ao setor de eventos

A medida prevê a vigência do Programa no período entre abril de 2024 a dezembro de 2026, a proposta que deve ser encaminhada para a apreciação ao Senado, reduz de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados com a lei.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 11 kg de skunk em Porto Velho

PRF apreende quase 11 kg de skunk em Porto Velho

Infrator alegou que transportaria a droga da cidade de Manaus/AM até o estado de Mato Grosso.
10
Ataque a tiros no Cristo Rei deixa um morto e um ferido em Vilhena

Ataque a tiros no Cristo Rei deixa um morto e um ferido em Vilhena

Vítima que morreu no local faria 30 anos em julho.
18
Casal em Biz fica em estado grave após ser arrastado por carro no centro

Casal em Biz fica em estado grave após ser arrastado por carro no centro

O casal que transitava em uma moto Honda Biz pela Elias Gorayeb, quando avançou a preferencial e acabou sendo atropelado e arrastado por um carro Toyota Etios.
14
ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

O apenado disse não saber a motivação do crime.
10
NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

O Samu foi acionado e socorreu o casal ferido ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: A M A FERREIRA – FABRICACAO DE MOVEIS

Licença Ambiental Simplificada Nº 700 SOL /DLA
L
Israel ataca norte de Gaza e palestinos são forçados a fugir de casa

Israel ataca norte de Gaza e palestinos são forçados a fugir de casa

Bombardeio ocorre semanas após famílias terem retornado à região
L
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira.
L
Protestos contra Israel crescem em faculdades dos Estados Unidos

Protestos contra Israel crescem em faculdades dos Estados Unidos

Manifestantes pedem fim das mortes de civis em Gaza
L
Porto Velho tem dez ecopontos que facilitam o descarte correto do lixo

Porto Velho tem dez ecopontos que facilitam o descarte correto do lixo

Nos meses de fevereiro e março, foram coletados cerca de 900 quilos de materiais recicláveis.
L
Israel não prova ligação de agência da ONU em Gaza com 7 de outubro

Israel não prova ligação de agência da ONU em Gaza com 7 de outubro

Em janeiro, acusação israelense restringiu ajuda a Gaza
L
Presidente português diz que país deve "pagar custos" da escravidão

Presidente português diz que país deve “pagar custos” da escravidão

Marcelo Rebelo admitiu crimes coloniais e sugeriu reparações
L

‘Não é um livro infantil, é um conto erótico!’, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em buritis

A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia.
L
Profissionais da saúde recebem capacitação sobre novo aplicativo de perícias médicas e atendimentos on-line

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre novo aplicativo de perícias médicas e atendimentos on-line

Além de conhecimento sobre a ferreamente, os servidores também poderão atuar como multiplicadores de conhecimento.
L

Recebimento da Licença Ambiental: J S J SERVIÇOS MÉDICOS LTDA

Licença de Operação nº56 SOL/DLA
L