GOVERNO DE RONDÔNIA LEVARÁ EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO AOS 52 MUNICÍPIOS DO ESTADO POR MEIO DE PARCERIA ENTRE DETRAN, SEDUC E MAPFRE

Começou nesta quinta-feira (30) o Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre que fechou parceria com o governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Quinta-Feira, 30 de Maio de 2019 - 17:00

Começou nesta quinta-feira (30) o Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre que fechou parceria com o governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O curso irá atender 140 professores da rede estadual, municipal de particular de vários municípios de Rondônia, que serão multiplicadores em suas localidades visando desenvolver projetos de Educação de Trânsito. A fase presencial do curso está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, em Porto Velho, o restante do curso será pela metodologia Ensino à Distância (EAD).

O diretor geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância da parceria envolvendo a Secretaria Estadual de Educação, as Secretarias de Educação dos municípios e a Fundação Mapfre que irá trabalhar a qualificação dos educadores que serão multiplicadores desse aprendizado nas escolas onde trabalham, “a educação é a base de tudo, temos que mudar culturas e comportamentos para termos um trânsito mais humano e seguro”, afirmou Neil Gonzaga.

O curso de Educação Viária, oferecido pela Fundação Mapfre aos professores, irá ensinar os educadores a desenvolver os projetos de Educação de Trânsito que vão trabalhar os projetos conforme a sua realidade juntamente com os alunos, “um menino de sete anos, será um motorista do futuro”, disse o secretário de Educação, Suamy Lacerda, reafirmando a importância de se trabalhar Educação de Trânsito nas escolas.

O secretário de Educação, Suamy Lacerda destacou a importância da parceria com o Detran e afirmou que todas as escolas estaduais dos 52 municípios de Rondônia serão atendidos com Educação de Trânsito e reafirmou a parceria Seduc e Detran.

A diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, disse que a parceria entre o Detran e a Fundação Mapfre começou em abril deste ano, quando o diretor da empresa, Renato Fernandes durante uma reunião de trabalho em Brasília, onde foram feitas as tratativas para sua formalização “e em menos de 60 dias estamos aqui concretizando essa parceria com o início do curso de formação dos educadores, estou muito feliz por isso”, disse a diretora adjunta do Detran.

Benedita Oliveira também agradeceu o apoio do diretor geral do Detran, Neil Gonzaga e ao secretário de Educação, Suamy Lacerda pela parceria fundamental nesse trabalho e disse que apesar de ser policial militar da reserva remunerada, se sente muito mais professora, pois sempre atuou na área por acreditar que a educação como ferramenta transformadora.

A diretora técnica de Educação de Trânsito do Detran, Claudiene Dias, disse que o curso tem por objeto a preparação de professores e alunos, e por isso é focado na capacitação de educadores que desenvolvem trabalhos dentro das salas de aula com alunos do ensino fundamental e médio, e ali mesmo suscita e promove pesquisas de base sobre as condições da circulação viária no âmbito de suas escolas e da própria comunidade em que vivem, incentivando medidas e ações que tornem a circulação mais segura, eficiente e mais humana.

A formadora do programa Educação Viária Vital, Dolores de Paula Gonçalves, explicou que a passagem do conteúdo do Programa Educação Viária é Vital, embora muito simples, atende a critérios e uma metodologia única para o país, com encontros de formação presencial e de Educação a Distância (EAD), que estimulam o desenvolvimento de projetos para o trânsito com a participação dos alunos e da própria comunidade. Neste ponto os alunos serão incentivados a conceber e produzi-los, eis que todo ano, em novembro, a Mapfre premia os três melhores projetos realizados no período, em grande Encontro Nacional em São Paulo.

Fonte - 030 - SECOM - GOV/RO

Coment�rios

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.