SÁBADO, 20/04/2024

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS?

PERGUNTINHA: Você, rondoniense, vai atender o chamamento do governador Marcos Rocha para participar das manifestações pró Bolsonaro ou prefere seguir sua vida dominical comum, sem se envolver com o assunto?

Publicado em 

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS? - News Rondônia

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS? - News Rondônia

O que pode significar a manifestação convocada para este domingo, em todo o país, em protesto contra o Congresso, o STF e em apoio ao Presidente Bolsonaro e às reformas que ele propõe? O Planalto, que chegou a acenar com apoio direto à mobilização, no meio do caminho reavaliou a situação e decidiu cair fora. Orientado por conselheiros políticos e generais mais próximos, o Presidente da República  recuou. Não participará e nem permitiu que seus ministros o façam. A verdade é que, não importa o que ocorra, a grande mídia e a oposição (que são praticamente a mesma coisa) vão tentar colocar o resultado do domingo no colo presidencial. Se o movimento for muito menor do que o esperado, dirão que o prestígio de Bolsonaro está em queda e que seu governo não se sustentará por muito tempo, que  corre riscos, por ter pouco apoio popular. Se for um sucesso, vão protestar e alegar que o governo incentivou a manifestação, por baixo dos panos, para pressionar o Congresso e torná-lo subserviente, sob o peso do apoio das ruas. Por trás de tudo isso, contudo, há uma verdade irrefutável: se as reformas passarem e Bolsonaro conseguir o que quer, se tornará um grande Presidente e será muito difícil tirá-lo do poder nos próximos oito anos. Por isso, o pânico da oposição em não permitir que ele faça as mudanças tão necessárias para nosso país.

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS? - News Rondônia

A verdade é que não há como prever o tamanho, o resultado e as consequências da  mobilização do domingo , nem em nível local e nem em nível nacional. Com exceção dos admiradores de Bolsonaro, de seus projetos e ideais (cuja força se poderá avaliar, ao menos num retrato desse momento,  depois do final do dia, quando os números forem anunciados), praticamente toda a grande imprensa opositora, assim como partidos políticos que querem o fracasso do governo, vão tentar de tudo para diminuir as manifestações, ante os olhos do país. Bolsonaro está sob grande pressão, porque mexe em privilégios e tira o poder de quem sempre mandou no país, como a Rede Globo, por exemplo e as ONGs nacionais e internacionais, partidárias e a serviço de ideologias estranhas ao país, todas cheias de dinheiro público, além de vários outros setores que perderão a boquinha. Bolsonaro, sem apoio popular, não irá longe. Com ele, tem chances reais de realizar as transformações que pretende e que são tão necessárias. O domingo 26 será um dia de testes concretos. Quem vencerá? Os grandes planos para o Brasil ou aqueles que querem que o país se mantenha nas trevas do subdesenvolvimento, da ignorância e dos privilégios para poucos?

A CORAGEM DO CORONEL

E em Rondônia? O coronel Marcos Rocha é o único governador brasileiro a incentivar publicamente o evento deste domingo. Não só o faz, como convocou a população do seu Estado a ir para as ruas, a partir do meio da tarde, (em Porto Velho, será no Espaço Alternativo) em apoio a Bolsonaro. Rocha não usou eventos oficias ou qualquer estrutura do Governo para chamar pela manifestação, mas o fez pelas redes sociais, onde, aliás, ele e seu companheiro de partido, Jair Bolsonaro ganharam as eleições que os colocaram no poder.

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS? - News Rondônia

O governador rondoniense, em texto divulgado pelas redes sociais, chegou a escrever que sabia dos riscos políticos que estaria correndo, ao apoiar os eventos do Domingo. Mas que não lavaria as mãos, porque considera que Bolsonaro precisa do apoio dos seus companheiros e da população, para fazer as transformações necessárias para o país. Para não ficar em cima do muro, a coluna considera a decisão como um ato de coragem do Governador rondoniense, que terá muito mais a perder do que a ganhar,  com sua participação direta no evento. Caso as manifestações sejam pífias, certamente Rocha será duramente criticado e sua liderança política será questionada. Se houver grande participação popular, ela será creditada ao prestígio de Bolsonaro, mais que tudo. Mas nem sempre se entra numa batalha apenas pensando em si mesmo. Por isso, os méritos de Rocha, no episódio.

TEM OS OTÁRIOS E TEM OS ESPERTOS

Não existe dinheiro fácil. A não ser que seja produto de roubo, de desvios, de sacanagem ou de golpe. Essa máxima é tão velha quanto o capitalismo, mas sempre tem otários que se acham mais espertos que os outros e que, SEMPRE, são vítimas dos verdadeiros espertos. Nessa semana, aqui mesmo em Porto Velho, várias pessoas foram vitimas de mais um golpe desses, em que lhes era oferecido lucro fácil, muito acima do mercado, para seus investimentos. Houve quem perdeu até 40 mil reais, porque a promessa de lucro era de até 70 por cento em menos de um mês. Isso mesmo! E os panacas ainda caem nesses golpes. Como os que caíram no canto da sereia de um grupo de espertalhões, dias desses em São Paulo, que ofereciam lucros exorbitantes na compra de moedas virtuais, as bittcoin. O golpe lesou inúmeras pessoas em mais de 8 milhões de reais. O grupo  de porto velhenseses que caiu na conversa de uma empresa fictícia de investimentos, sediada em São Paulo, perdeu muito dinheiro, mas ainda não há números finais, já que a toda hora aparecem mais otários que ficaram sem sua grana. A nossa polícia investiga o caso e pode até chegar aos malandros. Mas o dinheiro, ah!, esse já era!

CRIANÇAS: TRAGÉDIAS CASEIRAS

Três casos, ocorridos num espaço de menos de uma semana (dois deles em pouco mais de 24 horas), deixaram Rondônia assustada e em grande tristeza. Três crianças, a com mais idade, com apenas quatro anos, morreram em acidentes de trânsito, apenas por causo de descuidos. Em Porto Velho, uma menina foi atropelada dentro do conjunto habitacional que morava. Muito perto da porta da sua casa. Atravessou correndo uma rua e bateu com violência num carro (pelo menos é essa a versão) e não o  carro, que ia bem devagar, bateu nela. Morreu dias depois de internada. Em Cerejeiras, um pai foi tirar o carro da garagem e não viu o próprio filho, que brincava atrás do carro. Matou-o também, para seu desespero e de toda a família. Outro caso ocorreu na zona rural de Jaru; o tio foi tirar o caminhão e atropelou osobrinho, de um ano e meio, que se escondera atrás do veículo. Essas tragédias, que abalaram famílias e comunidades inteiras, ao menos têm que servir de alerta aos pais. Cuidado redobrado em casas onde há crianças, quando se vai sair com o carro, manobrá-lo ou entrar na garagem. Velocidade mínima em condomínios. Já temos desgraças demais atingindo nossos pequenos. Temos que protegê-los, quando estão perto de nós.

O PAU CONTINUA CANTANDO

Os próximos dias ainda serão de grandes debates, discussões e publicações nas redes sociais – muitas delas ácidas, outras agressivas, outras furiosas – em relação à atuação da bancada federal de Rondônia no episódio da votação da passagem do COAF, tirado das mãos de Sérgio Moro e levado para o Ministério da Economia. Quatro deputados votaram a favor da ideia de que o ministro da Justiça e Segurança Pública fosse o responsável pelas investigações do órgão: Mauro Nazif, Expedito Netto, Coronel Chrisóstomo e Léo Moraes. Esses escaparam da fúria dos internautas.

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS? - News Rondônia

Outros três estiveram ausentes: Mariana Carvalho (que não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo, pois representava a Câmara Federal no mais importante encontro mundial sobre saúde, na Suiça); Lúcio Mosquini (que permaneceu no Estado para entregar várias máquinas pesadas e equipamentos a Prefeituras e entidades, em nome da Câmara) e Jaqueline Cassol, que teve uma crise de labirintite e precisou ficar fora do ar, até superar o problema. Mesmo com as explicações bem claras, há alguns idiotas que ainda continuam criticando os ausentes, fazendo de conta que não haviam explicações para isso. Contudo, o peso maior das críticas e até de frases absurdas, de xingamentos e ofensas, tem sido contra adeputada de Ji-Paraná, Silvia Cristina, do PDT, a única presente a votar contra Moro. Desde o dia da votação, ela está sendo atacada e até ofendida nas redes sociais. O assunto ainda continuava, no final de semana.

A PRIVATIZAÇÃO E A DEFESA DA ROÇA

A oitava edição da Rondônia Rural Show terminou neste sábado, em Ji-Paraná. Os resultados ainda não foram divulgados, mas ao que parece, a feira teve novamente, uma performance muito positiva. Sobre o assunto, aliás, duas questões merecem destaque. Uma delas é a intenção do Governo do Estado em privatizar a feira, entregando-a à iniciativa privada.  As conversas sobre o assunto surgiram desde o início do mandato de Marcos Rocha e o caso ainda está sendo estudado. A dificuldade maior é a dúvida de que, apenas com a iniciativa empresarial, sem qualquer apoio do Governo, haveria condições, a curto e médio prazo, de manter um evento do porte que atingiu a Rondônia Rural Show, que já se tornou a maior feira agropecuária da região norte,  nos poucos anos de sua existência. O tema será amplamente debatido em breve. Outro destaque foi o discurso do presidente da Assembleia, deputado Laerte Gomes, em defesa do pequeno produtor rural, afirmando que “ a roça será grande protagonista do Estado gigante que Rondônia se tornará em breve, graças ao agronegócio”. Ele também pediu atenção especial do Governo rondoniense para a agricultura, dizendo que não se faz política agrícola com 3 milhões ou 4 milhões de reais”. E acrescentou: “para cada 1 real investido na roça, é retorno garantido de 10 reais”!

FEDERAIS CHEGAM PARA RONDÔNIA

Não se sabe se tem a ver com a recente visita do ministro Sérgio Moro a Rondônia, mas a verdade é que a Superintendência da Polícia Federal do nosso Estado será uma das que receberá mais novos policiais, na leva dos aprovados em concurso e que começarão a ser contratados em breve. O edital previa 500 vagas para todas as unidades da federação, mas Moro conseguiu apoio e aval do presidente Bolsonaro, para que mais que duplicassem o número de contratações para a PF. No total, serão admitidos 180 agentes, 150 delegados, 80 escrivães e papiloscopistas. Os salários para agentes chegam perto de 12 mil reais e os de delegados chegam a 22 mil e 700 reais.

O DOMINGO DA INCÓGNITA: QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER COM A MOBILIZAÇÃO CONVOCADA PARA TODO O PAÍS? - News Rondônia

O maior número de vagas será destinada a Rondônia, além de Acre, Amapá, Amazonas, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins. O reforço no número de delegados e agentes, para nosso Estado, certamente ajudará a ampliar as ações de fronteira, onde a Polícia Federal tem grande deficiência. Não há ainda previsão para que os novos agentes cheguem ao trabalho na região, porque ainda passarão por longo período de um pesado treinamento.

PERGUNTINHA

Você, rondoniense, vai atender o chamamento do governador Marcos Rocha para participar das manifestações pró Bolsonaro ou prefere seguir sua vida dominical comum, sem se envolver com o assunto?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L