SÁBADO, 20/04/2024

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE?

Uma década depois, o projeto de Amorim foi aprovado pelo relator, o deputado do MDB, Valtenir Pereira, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Publicado em 

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE? - News Rondônia

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE? - News Rondônia

Em 2009, quando deputado federal, o rondoniense Ernandes Amorim apresentou projeto para mudar a estrutura das disputas eleitorais, estendendo os mandatos dos prefeitos, para que as próximas eleições coincidissem com a disputa pelos cargos federais e se acabasse com essa situação, que paralisa o país a cada dois anos. Ideia de bom senso, que representaria um grande avanço, a proposta era de eleições gerais a cada cinco anos, sem direito a reeleição.

Uma década depois, o projeto de Amorim foi aprovado pelo relator, o deputado do MDB, Valtenir Pereirada Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ex prefeito, ex deputado estadual, ex deputado federal, ex senador, Amorim teve passagens sempre polêmicas pela política, mas deixou seu nome na história da sua cidade, Ariquemes, de onde saiu para ser consagrado nas urnas no seu Estado, chegando até o Senado. Atualmente, está com problemas com a Justiça, condenado num dos processos a que respondeu. Mas sua atuação no Congresso mantém seu nome ativo. A ideia de acabar com essa sucessão de gastança em eleições, a cada 24 meses, paralisando o país e tirando milhões e milhões de reais dos cofres públicos, além de ter que manter uma estrutura caríssima da Justiça Eleitoral, é um sonho dos brasileiros que não querem viver apenas pensando nas urnas, porque aqui, mal termina uma eleição, no dia seguinte já começa a campanha para a outra. Mandatos de cinco anos, para todos os cargos – de vereador a Presidente da República a vereador – sem reeleição, seria o ideal. A ideia de Amorim tem chances perto do zero de  prosperar, porque há poucos os que pensam mais no país do que no próprio umbigo, mas que ela seria uma ótima e positiva mudança para esse Brasil, seria sim!

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE? - News Rondônia

Os maiores empecilhos para que o projeto ande, estão dentro do Congresso. Os políticos profissionais, que se elegem e reelegem há décadas, jamais topariam um sistema em que não pudessem concorrer eternamente. Também dentro da Justiça Eleitoral, haveria enorme pressão contrária, porque sem eleições a cada dois  anos, o atual sistema de controle eleitoral perderia a razão de ser. Desapareceria e só seria movimentado quando a próxima disputa estivesse próxima. Essa superestrutura, essa gastança, esse imenso tempo dedicado apenas a eleições, enquanto o país vive mal, no desespero e no desemprego; com economia combalida e cheio de deficiências, tudo isso acabaria, caso se mudasse o sistema atual e as disputas fossem apenas a cada cinco anos. Mas quem teria coragem de mexer com tantos interesses? E a dinheirama que rola nas campanhas? Como o mundo político sobreviveria sem tanta grana, ainda mais agora que é o cidadão, com seus impostos, que banca os partidos políticos, alguns dos quais nunca sequer ouviu falar? Amorim está, ao menos por enquanto, fora da politica. Mas deixou sua contribuição para melhorar seu país. Uma pena que a ideia reapareça somente depois de uma década. E que seja nesse Brasil dominado por tantos interesses, menos aqueles que poderiam nos tornar um país muito melhor….

O MP ANDA INVESTIGANDO…

Numa grande cidade lá pelo norte do Brasil, dizem, nos bastidores da política, que está prestes a haver uma grande explosão. Daquelas de balançar estruturas e deixar gente poderosa não só de cabelos em pé, como com o coração na mão. Se não forem algemas nas mãos. Só dizem! Por enquanto, é apenas conversa, mas o que se ouve, com insistência, é que uma equipe do Ministério Público já teria alguns depoimentos daqueles pra lá de esclarecedores, sobre um esquema de nomeações num determinado órgão, em que os beneficiados estariam rachando seus ganhos com quem os indicou.

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE? - News Rondônia

Há quem diga que é apenas fofoca, sem qualquer prova concreta de que a história seja real. Mas há aqueles que acham que onde há fumaça há fogo e que procuradores do MP estariam sim remexendo papelada, conversando com pessoas, ouvindo depoimentos, por enquanto sem qualquer alarde. Tudo pode não passar apenas de invenção de corredores, mas a coluna aconselharia a alguns dos que andam enrolados com coisas semelhantes, que se cuidem. Só como precaução…

O RACHA NO MDB CONTINUA

Não há, pelo menos até agora, algum sinal de que haverá consenso em relação ao comando regional do MDB. O atual grupo que está à frente do partido (entre eles o ex senador Valdir Raupp, presidente licenciado e Tomás Correia, presidente interino), não está disposto a abrir mão do poder partidário para o senador eleito e ex governador Confúcio Moura e sua turma. Confúcio quer que um dos seus principais aliados assumam o diretório (leia-se o deputado federal Lúcio Mosquini)  e tem percorrido o Estado em busca de apoio de correligionários, para seu projeto. Lúcio só aceitaria presidir o MDB num contexto onde houvesse consenso, inclusive com a renúncia de todo o atual diretório, o que a turma que atualmente está à frente não aceita. A atual composição do MDB tem ainda três anos de mandato.

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE? - News Rondônia

Para haver alguma mudança, só de cima para baixo. É que em setembro troca o diretório nacional e pode acontecer que os novos dirigentes do partido optem por deixar o MDB rondoniense nas mãos de quem tem mandato. Ou seja: Confúcio, Mosquini e seus aliados. Por enquanto, nada indica que surja alguma solução pacífica. Mas em política, as coisas mudam de uma hora para outra. Contudo, ao menos até agora, essa perspectiva de paz é apenas uma ilusão…

CANDEIAS TERÁ ELEIÇÃO. GARÇON FORA!

Nem agosto, nem setembro. Julho. Dia 7. Essa foi a data marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para a eleição do novo prefeito de Candeias do Jamari, que cumprirá um mandato tampão. A decisão foi pela unanimidade dos seis votos dos desembargadores. O presidente só votaria em caso de empate. O TRE acatou o pedido feito pelo advogado Juacy Loura Junior, que protocolou a ação em nome do PROS, do PMN e do PSB, que recorreram ao tribunal para que a eleição fosse realizada.  A Prefeitura da cidade está sendo comandada interinamente pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lucivaldo Fabrício de Mello, desde que o então prefeito Luis Ikenohuchi foi cassado, em fevereiro deste ano. Na nova eleição de Candeias do Jamari será aplicada, no que couber, as instruções que regulamentaram as eleições municipais de 2016, expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo TRE. Por enquanto, não há nomes postos. O ex prefeito e ex deputado federal Lindomar Garçon, que teria sido instado a disputar, negou que tenha qualquer intenção de se candidatar, embora assessores seus tenham “plantado” na mídia que ele estaria propenso a isso. Garçon está fora.

PREFEITURA DE CASA NOVA

Sem alarde, sem anúncio prévio, ao menos na grande mídia, a Prefeitura de Porto Velho começou a mudar de casa, nessa sexta passada. Desde cedo, servidores de várias secretarias levavam caixas e mais caixas de material para o prédio do Relógio, onde, a partir de agora, se instalou o novo Palácio Municipal. Restaurado, o prédio histórico vai abrigar algumas das principais secretarias e órgãos de assessoramento e, obviamente, o gabinete do prefeito Hildon Chaves. Ele ficará instalado numa sala ampla, com uma grande janela, de onde poderá enxergar toda a área da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que está recebendo um pacote de obras de restauração. O atual prédio da Prefeitura, defronte a Igreja Matriz, está envelhecido, superado, cheio de problemas, que vão de goteiras em algumas salas à estrutura que não suporta mais os aparelhos de ar condicionado. Terá que ser totalmente restaurado, para não dizer reconstruído. Nele será instalado todo o sistema de Informática da administração estadual.

JOHNNY PENSA NA PREFEITURA

Pode-se falar o que quiser do deputado Cabo Johnny, do PRB de Ji-Paraná, menos que ele não tenha coragem. Recém eleito, Johnny  não recusa uma eventual candidatura à Prefeitura da sua cidade, no ano que vem. Ele avisa que se considerar que os nomes lançados para concorrer ao comando da Prefeitura, não estiverem à altura para resolver os problemas da comunidade, ele entra na disputa. A declaração foi dada pelo parlamentar durante participação dele no programa Papo de Redação, dos Dinossauros do Rádio (Parecis FM, de segunda sexta, meio dia às 14 horas) nessa semana. O deputado destacou que há importantes demandas e prioridades em Ji-Paraná e considera que ele tem condições de atende-las, caso dispute e ganhe a eleição.  Será uma tarefa difícil, pela nominata que anda surgindo como possível, na sucessão de Marquito Pinto, do PDT, que comanda a Prefeitura. Entre os possíveis concorrentes, está o presidente da Assembleia, deputado Laerte Gomes, considerado, ao menos até agora, como favorito na disputa.

UMA FEIRA DE 700 MILHÕES DE REAIS

Os números são expressivos: mais de 500 expositores; previsão de 100 mil visitantes; faturamento previsto por volta de 700 milhões de reais. Tudo isso resume a grandeza e a importância, para a economia do Estado, da Rondônia Rural Show, que terá sua oitava edição, na semana que vem, em Ji-Paraná. Segundo o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, a feira terá a participação de missões internacionais de pelo menos 10 países.

ELEIÇÕES GERAIS A CADA CINCO ANOS, SEM REELEIÇÃO: PROJETO DE AMORIM TEM CHANCE DE SER APROVADO NO BRASIL DE HOJE? - News Rondônia

A perspectiva de  movimentar mais de 700 milhões de reais em negócios, anima a todos os participantes e os representantes do governo e dos setores produtivos, envolvidos na grande feira comercial do agronegócio rondoniense. O setor produtivo do Estado vai se reunir numa enorme área, de mais de 50 hectares, onde todos os envolvidos terão acesso a palestras, capacitações, debates. E, mais que isso, para concretizar as negociações, haverá grandes facilidades de financiamentos bancários. Máquinas, implementos agrícolas, tecnologia de ponta, produtos de alta qualidade: tudo isso vai estar exposto na Rondônia Rural Show, que já e a maior feira agropecuária da região norte e uma das maiores do país. E isso que recém está chegando à sua oitava edição. Há sim, no meio rural, o que se comemorar, com um evento de tal grandeza, na região central do nosso Estado.

A VOLTA DOS VIGILANTES

A semana começa com uma audiência pública importante na Assembleia Legislativa. Liderado pelos deputados Anderson Pereira e Jair Montes, o encontro vai debater a volta dos vigilantes às escolas públicas do Estado. Escolas abandonadas à própria sorte, sem segurança, sem defesa, são furtadas praticamente todos os dias. Algumas delas já foram roubadas mais de uma dezena de vezes. Bandidos armados invadem os educandários e até as salas de aula, como o fez uma dupla de marginais que roubou mais de 100 celulares em apenas dois ataques, no mês passado. Professores são agredidos, atacados, ofendidos. Na semana passada, um aluno/marginal/bandido, auxiliado por outros marginais, colocou fogo no carro de um professor, apenas porque estava esculhambando na aula e foi pedido que ele saísse.  O governo anterior investiu pesado em Câmeras de vigilância, mas elas não servem de proteção, na verdade. Apenas mostram os ladrões, lépidos e faceiros, fazendo “limpa” nas escolas, sem serem incomodados. Mesmo identificados, raramente os marginais são punidos. Os prejuízos materiais e sob todos os aspectos são imensos. Anderson e Jair vão defender a volta dos vigilantes, no encontro desta segunda, com diretores de escolas e autoridades do setor. A audiência esta marcada para o meio da tarde, na Assembleia.

PERGUNTINHA

"Venho colocando todo meu esforço para governar o Brasil. Infelizmente os desafios são inúmeros e a mudança na forma de governar não agrada aqueles grupos que, no passado, se beneficiavam das relações pouco republicanas”. Qual sua opinião sobre essa declaração do presidente Jair Bolsonaro?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Itamaraty mostra preocupação com aumento da tensão entre Israel e Irã

Itamaraty mostra preocupação com aumento da tensão entre Israel e Irã

Agência iraniana nega ocorrência de explosões no país
L
Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Levantamento é da rede colaborativa MapBiomas
L
"Cometa do Diabo" ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

Corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculo e telescópio
L

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Maioria da Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no país

Maioria da Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no país

Medida está em vigor desde 2009
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L