SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

EMBRAPA LANÇA TECNOLOGIAS E APRESENTA NOVIDADES NA 8ª RONDÔNIA RURAL SHOW

Novas cultivares híbridas de café, aplicativo para arborização de pastagem e mais de 50 tecnologias para a agropecuária estarão à disposição do público.

Publicado em 

EMBRAPA LANÇA TECNOLOGIAS E APRESENTA NOVIDADES NA 8ª RONDÔNIA RURAL SHOW - News Rondônia

Durante a 8ª Rondônia Rural Show, de 22 a 25 de maio, a Embrapa irá lançar dez cultivares clonais de cafés híbridos, que reúnem características das variedades conilon e robusta. Com este pacote tecnológico, além de o cafeicultor saber quais clones deverão ser combinados na lavoura, será possível também escolher individualmente cada material, de acordo com as características desejadas: produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças, entre outras. As cultivares de café são recomendadas para a Amazônia Ocidental e noroeste de Mato Grosso. “O lançamento de clones individuais é uma novidade mundial para a espécie Coffea canephora e que vamos levar ao público na Rondônia Rural Show”, comenta o chefe de pesquisa da Embrapa Rondônia, Alexsandro Teixeira.

EMBRAPA LANÇA TECNOLOGIAS E APRESENTA NOVIDADES NA 8ª RONDÔNIA RURAL SHOW - News Rondônia

Também será lançado na feira o aplicativo Arbopasto, desenvolvido pela Embrapa e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com ele, o produtor pode escolher as espécies de árvores nativas mais adequadas a cada pastagem. O Arbopasto está disponível no GooglePlay, para dispositivos que operam com Android, e também pode ser acessado na internet (Link) por celulares, tablets, computadores e até smart TVs com qualquer sistema.

A tecnologia disponibiliza informações de 51 espécies arbóreas nativas da Amazônia Ocidental de forma rápida por meio de uma série de funcionalidades, como filtros de busca para a procura por espécies considerando suas principais características. Os ganhos de inserção de árvores nas pastagens são muitos: podem diversificar os produtos obtidos na propriedade e elevar a renda, melhorar o microclima e oferecer mais conforto térmico e bem-estar ao animal, aumentar a fertilidade do solo e até tornar a paisagem mais agradável.

A 8ª Rondônia Rural Show será realizada de 22 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Valdeci Rack, localizado na Rodovia BR-364, Km 333, Zona Rural, no município de Ji-Paraná, Rondônia. Os portões estarão abertos a partir das 7h30 e fecham às 18h.

A Vitrine Tecnológica da Embrapa contará com mais de 50 cultivares de plantas desenvolvidas pela Empresa. São diversas opções disponíveis para o pequeno, médio e grande produtor. Tecnologias para a produção de grãos, produção animal, pastagens, fruticultura, cafeicultura e mandiocultura, atividades de grande relevância para o estado e região. Além disso, uma equipe técnica da Embrapa Rondônia estará disponível durante toda a feira para sanar dúvidas e promover o intercâmbio de conhecimento com o público.

Destaques na Vitrine Tecnológica da Embrapa

Neste ano, a Embrapa apresentará ao público duas novidades em sua Vitrine Tecnológica. Uma delas é o Laboratório Embrapa, que será montado com microscópio, lupa e outros itens que vão proporcionar ao visitante conhecer melhor a ciência que há na agricultura e poderá interagir com a equipe técnica e equipamentos, visualizando pragas e doenças que atacam as culturas agrícolas. Uma mostra de que a agricultura é movida à ciência.

A outra novidade é a apresentação de equipamento utilizado na operação de desbrota da bananeira para remoção das gemas apicais, o Desperfilhador de bananeira por roto-compressão. Este dispositivo desenvolvido pela Embrapa substitui a tradicional “Lurdinha”, reduzindo em 20% o tempo de operação quando comparado a esta e apresentando eficiência de quase 100% na remoção dos brotos, ou seja, não ocorre a rebrota, evitando o retrabalho e aumentando o intervalo entre as desbrotas.

A bananeira produz muitos brotos, o que leva ao número excessivo de plantas por touceira, competindo entre si, interferindo negativamente no tamanho dos frutos, acarretando em redução da produção e menor vida útil do bananal. Nesse sentido, o controle do número de plantas por touceira torna-se fundamental para o manejo de bananais em que se busca elevada produtividade. Os visitantes poderão ver este dispositivo na Vitrine Tecnológica da Embrapa.

Mais tecnologias e inovações

Algodão – plantas estão cultivadas na área da Vitrine Tecnológica da Embrapa para demonstração ao público. O cultivo do algodoeiro está sendo retomado em Rondônia e é uma opção para o plantio de safrinha, especialmente nas áreas de Cerrado. A autorização de plantio do algodão geneticamente modificado (GM) em Rondônia, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), ocorreu em outubro de 2018. A decisão teve por base o conhecimento da Embrapa, enviado por meio de parecer técnico, que comprovou a segurança ambiental de se introduzir plantas geneticamente modificadas, subsidiando a liberação do plantio.

Solarizador de substrato para produção de mudas sadias – adaptado pela Embrapa Rondônia, esta tecnologia é uma opção simples, barata e ambientalmente segura para se produzir mudas livres de nematoides. Tem grande potencial de uso pelos produtores de mudas de café, principal cultura implantada no estado de Rondônia.

Cultivar de arroz BRS A501 CL – recomendada para o cultivo em terras altas, tem elevado potencial produtivo e tolerância ao herbicida Kifix® (impazapir+imazapique). Apresenta ainda boa qualidade de grãos, com alto e estável rendimento industrial. Graças à tecnologia Clearfield, é indicada para utilização em áreas com problemas de plantas daninhas, ou em consórcio com forrageiras, para a recuperação de pastagens degradadas. Outras duas cultivares de arroz para terras altas estarão à disposição.

AzoTotal – inoculante com bactérias (Azospirillum brasiliense) promotoras do crescimento de plantas. Este biofertilizante foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada e é o primeiro produto comercial com registro para braquiárias, ele também é recomendado para milho e trigo. Além da economia em fertilizantes nitrogenados pela inoculação com Azospirillum, o produto contribui ainda com o equilíbrio do meio ambiente.

Coleção de cultivares de soja, em parceria com o Instituto Soja Livre, são opções para cultivo no estado. Os sojicultores e demais interessados na cultura conhecerão as cultivares convencionais e transgênicas de soja da Embrapa e de parceiros que vêm apresentando bons resultados em Rondônia.

Mais grãos – também estarão disponíveis cultivares de milho para produção de grãos e milho verde. Girassol e plantas de cobertura compõem a vitrine de plantas anuais.

Forrageiras – serão mais de 17 cultivares diferentes, desde variedades tradicionais mais conhecidas até cultivares recém-lançadas de braquiárias como a BRS RB331 Ipyporã e BRS Quênia, resistentes às cigarrinhas-das-pastagens e de alta produtividade. O produtor poderá conhecer as forrageiras, suas características e ter informações para a tomada de decisão de qual a variedade mais adequada para suas condições.

Fruticultura e mandiocultura – sistema de produção de açaí com diferentes densidades de plantas e variedades de banana com resistência à Sigatoka-negra. Para a mandiocultura, variedades biofortificadas com elevado teor de betacaroteno.

Mais tecnologias – estarão disponíveis outras tecnologias da Embrapa como a régua de manejo de pastagem, dispositivo para avaliação de condição corporal do rebanho – Vetscore, kit Embrapa de ordenha manual, entre outras.

Palestras na Rondoleite

A Embrapa também tem ações na Rondoleite, que acontecerá juntamente com Rondônia Rural Show. O tema Qualidade do Leite: Pontos críticos e boas práticas de produção, será apresentado pela pesquisadora da Embrapa Rondônia, Juliana Alves Dias, 24/5, às 10h. O pesquisador da Embrapa Rondônia, Pedro Gomes da Cruz apresentará palestra sobre Manejo sustentável de pastagem, dia 24/5, às 11h.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estratégia de Governo Digital aperfeiçoa oferta de serviços dinâmicos ao atendimento da população

Estratégia de Governo Digital aperfeiçoa oferta de serviços dinâmicos ao atendimento da população

Essa medida se faz necessária, por ter um impacto direto nos serviços oferecidos aos cidadãos, os quais são apoiados ou geridos pela Setic.
L
Sistema vai monitorar movimentação diária do volume de vendas na Rondônia Rural Show Internacional

Sistema vai monitorar movimentação diária do volume de vendas na Rondônia Rural Show Internacional

O sistema de monitoramento da nova edição da Rondônia Rural Show apresenta melhorias visuais e novas funcionalidades no formulário de monitoramento.
L

Descobrindo a tecnologia por trás do Gorilla Glass Armor: Samsung lança vidro exclusivo para o Galaxy S24 Ultra

Em um vídeo revelador, a Samsung expõe a engenharia sofisticada e a meticulosa precisão técnica envolvidas no desenvolvimento do Gorilla Glass Armor, um vidro inovador criado para maximizar a qualidade e a resistência da tela do novo Galaxy S24 Ultra.
L

Avanços tecnológicos impulsionam a segurança pública com ações contra crimes transfronteiriços

Durante a visita foi realizada uma apresentação detalhada das instalações do Ciop.
L
WhatsApp e Instagram terão IA, Inteligência Artificial; veja como vai funcionar

WhatsApp e Instagram terão IA, Inteligência Artificial; veja como vai funcionar

O Meta AI, segundo a companhia, é um dos principais assistentes de IA do mundo, que ficará disponível no bolso do usuário via telefone.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado. São as facções que decidem quem vive e quem morre!

Num mundo onde as facções dominam os presídios e de dentro deles comandam o crime aqui fora, a situação piora cada vez mais, principalmente agora, quando leis que protegem bandidos dão a elas a certeza de que não serão combatidas até serem extintos e que muitas das suas ações jamais receberão a punição que mereceriam.
L
Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

Cashback beneficiará famílias de baixa renda ou de programas sociais
L
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
L
Reforma prevê imposto reduzido para 18 profissões liberais

Reforma prevê imposto reduzido para 18 profissões liberais

Atividades recolherão 30% a menos de imposto sobre consumo
L
Votação de projeto com novas regras para Dpvat deve ser semana que vem

Votação de projeto com novas regras para Dpvat deve ser semana que vem

PLC pode elevar limite de despesas da União em R$ 15,7 bi este ano
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios inicia processo para contratação da banca de concurso

A documentação comprobatória e a proposta econômica deverão ser encaminhadas para o e-mail constante da carta-edital até o dia 7/5/2024.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Publicidade

POLÍTICA

Renata Camurça Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Porto Velho

Renata Camurça reúne-se com familiares para oficializar pré-candidatura à vereança
L
Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende investigado com duas armas durante operação do Governo Federal em Porto Velho

Denarc prende investigado com duas armas durante operação do Governo Federal em Porto Velho

A Ação faz parte da Operação Narke, deflagrada em todo país pelo Governo Federal.
12
polícia

Homem é morto a tiros em Candeias do Jamari

Ainda não se sabe como o fato ocorreu e nem a motivação.
18

ATUALIZADA: Ex-presidiário é preso após assalto a acadêmicos da Unir

A PM foi acionada e, através do rastreador de um dos aparelhos, chegou até uma casa na Rua Cristina, bairro Igarapé, na zona leste, onde o suspeito foi flagrado com uma pistola calibre .40
12
Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

A motociclista sofreu uma fratura no braço e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

Estudo é de especialistas da Faculdade de Saúde Pública da USP
L
Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas

Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas

Empresa pública completa 51 anos nesta sexta-feira
L
Representante da ONU diz que limpeza de Gaza pode levar 14 anos

Representante da ONU diz que limpeza de Gaza pode levar 14 anos

Guerra já teria deixado cerca de 37 milhões de toneladas de detritos
L
Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

Hoje é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual
L
Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Cobrança está prevista na reforma tributária
L
Transferir a estados legislação sobre armas pode favorecer criminosos

Transferir a estados legislação sobre armas pode favorecer criminosos

Projeto fragiliza controle de armas no Brasil, dizem especialistas
L
Lula destaca papel da Embrapa no crescimento da agricultura nacional

Lula destaca papel da Embrapa no crescimento da agricultura nacional

Presidente promete trabalhar para garantir recursos à empresa
L
Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Doses serão distribuídas nesta sexta-feira (26)
L

Juraci Jorge da Silva: Trajetória de Procurador e Renovação no Clube Ipiranga

Em entrevista ao Giro News, Juraci detalha sua experiência jurídica e os novos horizontes para o histórico Clube Ipiranga
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMBALAGENS SANTIAGO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação
L