INSTITUTO PHOENIX AVALIA A합ES DA FRF7SE

A margem de erro de 2,88% para mais ou para menos.
Quinta-Feira, 11 de Abril de 2019 - 11:28

Instituto Phoenix avalia as ações da Federação Rondoniense de Futebol 7 Society nos últimos dois anos (2016/2017). A pesquisa aplicada pelo Instituto Phoenix foi feita no período de 1 a 3 de março de 2019, ouvindo 1.255 pessoas de 15 a 60 anos em 29 municípios e 4 distritos. A margem de erro de 2,88% para mais ou para menos.

Metodologia de Pesquisa – A pesquisa de MOTIVAÇÃO e RECONHECIMENTO das ações da Federação Rondoniense de Futebol 7 Society nos anos de 2017/2018 à nível estadual, no estado de Rondônia. NO DESENVOLVIMENTO DESTA SONDAGEM, o objetivo principal desta pesquisa é identificar as tendências, para averiguar às devidas proporções nos eventos realizados pela entidade principalmente nas ações em que foram realizadas através de cooperação com o governo do estado de Rondônia por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

MÉTODO: Aleatório por quotas   Por tratar-se de um estudo descritivo, com características de um público conhecido, desenvolvemos um método direto, através da amostragem probabilística. Assim na abrangência da área geográfica aplicamos um percentual pré-definido nas proporções do universo esportivos, baseando-se também nos percentuais dos públicos desportistas de cada unidade municipal, de acordo com as tabelas apresentadas. O critério de seleção obedece às informações e dados prenunciados. As entrevistas foram na quase totalidade, efetivadas nos locais de maior fluxo de transeuntes, após a certificação de que os mesmos são maiores de 16 anos sondados sendo aplicados as amostras, quando se dispõe a responder as perguntas apresentadas. Selecionamos (33) Municípios como macros regiões entre as (52) unidades municipais. Afim de que possamos ter a devida e necessária representatividade estatual, que resulta em mais de 70% de abrangência da população e do contingente adulto de Rondônia. Para atingirmos os propósitos deste estudo utilizamos a técnica de pesquisa por amostragem, que reside na apreensão sistemática e extensiva das tendências dos indivíduos inserido no universo a ser pesquisado e que integra a realidade a ser investigada. A validade deste tipo de pesquisa está na possibilidade de se aferir a intensidade das tendências. A escolha foram feita mediante um formulário de questionamento misto, contendo algumas perguntas estimuladas (optativas) e outras semiabertas de caráter mais informativo. Este último tipo de questão permite que se evite indução da resposta, assim, como possibilita que se tenha conhecimento dos quadros de referência dos entrevistados. Com isso, obtêm-se também posições qualitativas das opiniões coletadas e que permitam aos interessados: traçar perfis, avaliar gestões e serviços; identificação e desempenho voltados das ações em estudo, pelo cruzamento das respostas obtidas. 

Universo da pesquisa foi constituído pelos desportistas das unidade segmentada pelas variáveis de sexo e faixa etárias definidas a partir da idade 16 anos, que integram todas as camadas socioeconômicas, assim colocamos em campo, agentes de instrução com nível médio, treinados para o fim especifico, supervisionado por chefe de equipe que acima de tudo primam pela neutralidade dos dados apreendidos. O trabalho teve a duração de até quatro dias em municípios e distritos citados na pesquisa por onde a FRF7SE e SEJUCEL realizaram as competições esportivas, programados de acordo com o cronograma de serviços foram empregados na tarefa de: Revisão, Processamento e tabulação geral, dos (1.255) questionários aplicados, finalizando assim com a publicação dos dados. Quanto a estratificação das quotas: consiste em si determinar os setores por sorteio, determinando ao agente coletor a quantidade de entrevistas para cada período diário e o percentual por faixa etária e sexo tornando assim a amostragem equiprobabilismo. EQUIPE: Um grupo de aproximadamente (06) agentes pesquisadores realizaram a coleta de dados em campo, nos bairros e localidades sorteadas, dentre os limites do Estado, coletando assim as entrevistas que haverão de compor a amostragem prevista. 

SONDAGEM ESTIMULADA – QUANTITATIVA

ITEM 01 – VOCÊ OU SEU GRUPO JÁ FORAM  BENEFICIADOS POR ALGUMA AÇÃO DA FRF7SE?

ITEM 02 – O QUE VOCÊ ACHA DO APOIO DO GOVERNO NO FORNECIMENTO DE MATERIAIS ESPORTIVOS PARA AS EQUIPES?

ITEM 03 – QUAL A SUA EXPECTATIVA SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA FRF7SE, PARA O FUTURO?

ITEM 04 – QUAL O GRAU DE SATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AOS MATERIAIS OBTIDOS JUNTO À FRF7SE?

ITEM 05 – O QUE VOCÊ ACHA DO NÍVEL TÉCNICO DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FRF7SE EM QUE VOCÊ TEVE ACESSO?

ITEM 06 – NUM COMPARATIVO COM OUTRAS MODALIDADES QUAL  SEU CONCEITO SOBRE O FUTEBOL SOCIETY?

ITEM 07 – QUAL O GRAU DE IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ VÊ NA ASSENÇÃO DESTA MODALIDADE ESPORTIVA (FUTEBOL SOCIETY)?

ITEM 08 – EM QUÊ PODE SER MELHORADO, EM TERMOS DE QUALIDADE, PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DA FRF7SE?

ITEM 09 – O QUÊ VOCÊ VÊ COMO IMPEDIMENTO MAIOR PARA EXPANDIR AS AÇÕES EM SEU REDUTO?

ITEM 10 – O QUE VOCÊ SUGERE PARA SE TER UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO DA COLETIVIDADE NOS EVENTOS DA FRF7SE?

ESTRATIFICAÇÃO DA AMOSTRA PERFIL DOS RESPONDENTES

AMOSTRAS: (1.255 ENTREVISTAS) – PERÍODO: (01 A 03/04/2019) –  ABRANGÊNCIA: (29 MUNICÍPIOS E 04 DISTRITOS) – MARGEM DE ERRO: + ou – 2,8%)  – UNIVERSO PESQUISADO: (PESSOAS DE 15 A 60 ANOS) – CONTRATANTE: (FRF7SE) – ESTATÍSTICO RESPONSÁVEL: (AUGUSTO DA SILVA ROCHA CONRE Nº 7655-A).

Sistema de Controle – Conferência e fiscalização da coleta dos dados de campo: Como variáveis de controle, seguimos à risca neste trabalho as recomendações da Legislação Vigente, que estabelece como padrões de controle as variáveis dentro dos percentuais apresentados pelo IBGE nas últimas  aferições dos censos populacionais. Assim enquadramos religiosamente dentro da variável de faixa etária e cotas de sexo. Os índices amostrais que determinarão a ponderação das variáveis. Respeitando as variações permitidas, nunca superiores a margem de erros estabelecidos. Quando à área física em cada município, foram escolhidas as cidades e setores em proporção ao número de amostra de cada unidade, de forma a mapeamos na proporção equiprobalística. A atividade funcional dos entrevistados não requer qualquer controle, visto que serão elementos somente passiveis de acompanhamento, desta forma entram na pauta de controle das informações apreendidas.

Conclusão / Avaliação Final – Uma modalidade nova que só teve a sua oficialização em 1996, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society apesar do pouco tempo de existente,  esta modalidade começou a crescer e ganhar espaço no cenário nacional devido ao fechamento dos campos de futebol de várzea que ocupavam muito espaço, enquanto o campo society por ser menor foi ganhando as cidades. Reza a lenda futebolística que a história do society começou nos anos 50 nos quintais dos casarões antigos da Tijuca, Rio de Janeiro. As regras eram adaptadas do futebol de campo hoje já totalmente organizadas com os campos de areia que foram trocados pelos de grama sintética e muitas regras foram, e vem sendo criadas para promover ainda mais o crescimento da categoria. De acordo com a Confederação Brasileira de Soccer Society hoje existem Federações em 26 estados com mais de 30.000 atletas registrados, 12 milhões de praticantes no país em mais de 4.000 campos, 150 ligas municipais e uma liga nacional.

Com base em nossa pesquisa, o Instituto Phoenix avalia que FUTEBOL SOCIETY tomou um grande impulso devido a organização da entidade local e a grande aceitação dos rondoniense em praticar a modalidade e  também devido ao  fechamento dos campos de futebol de várzea, pois ocupavam um grande espaço enquanto o Society, por ser menor e não necessitar de grandes áreas, foi se adaptando a essa nova realidade, além dos investimentos e benefícios proporcionados às entidades do Terceiro Setor. Com dados colhidos podemos observar que apesar da Federação,  proporcionar a pratica da modalidade em mais de 30 locais diferentes,  cerca de 70% de nosso estado,  ainda pode ser ainda mais praticado dependendo das políticas públicas que contribuem para a captação de recursos a se  aplicar na realização de novos eventos. Os entrevistados e alguns participantes das ações veem a iniciativa do Governo e da Federação como uma ação  importante, principalmente  que proporciona as equipes que não tem uma condição financeira para adquirir todos os materiais esportivos   de poderem participar de diversos eventos com um material digno, no qual muitas vezes é aproveitado para se usar em modalidades coletivas podendo ser utilizados por alguns anos devido a qualidade dos mesmos. Tais investimentos acaba sendo a principal fonte de sobrevivência para as instituições do Terceiro Setor. O Instituto Phoenix enfatiza a preocupação com a legitimidade das competições esportivas, que só pode ser alcançada com o cultivo de valores éticos e educacionais. Os participantes exigirão com maior seriedade o reconhecimento de sua participação no processo de decisão e que seja estabelecido um equilíbrio entre seus direitos e responsabilidades em relação aos direitos e responsabilidades das organizações esportivas.

Outro indicador fundamental é avaliar os projetos e campanhas em andamento e em projeção que tanto a Assembleia Legislativa de Rondônia, A Federação Rondoniense de Futebol 7 Society  e Governo do Estado de Rondônia por intermédio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) são referências em  satisfação do público com a realização dos eventos e principalmente pelos nível técnico tanto de coordenação, arbitragem nas competições realizadas. Sendo hoje a modalidade mas praticada no estado sendo citada que é melhor que o futebol de campo devido o número de participantes.  Onde os envolvidos sabem onde os eventos acontecem, bem como o impacto que causa em número de beneficiados e com profissionais adequados. Com a atenção para as parcerias firmadas, além das figuras públicas que apoiam a instituição. Não é à toa que o trabalho firme dessas entidades, tem contribuído para reduzir as demandas sociais de diversas regiões do nosso estado. 

Acreditamos que com o aumento do número de participantes e o crescimento da modalidade fizeram do esporte de baixo rendimento se tornar um de alto nível devendo ser pensado não apenas em relação aos atletas que o cultivam, mas também como forma de lazer para aqueles que o acompanham como público podendo chegar a ser satisfação do rondoniense quanto devidos as melhoria nos aspectos de maiores investimentos, com apoio da iniciativa privada, mas tempo de planejamento e uma melhor divulgação nas mídias sociais. Além desses também a carência social, as drogas, as degradação das praças esportivas são fatores que impedem a expansão desta modalidade como das demais.  Concluímos que a organização desses eventos pode proporcionar integração social entre os participantes de diversas classe social, possibilidade de descobertas de novos valores para o esporte e para vida dos cidadãos que irão incentivar, estimular e inspirar novos jovens a seguirem pelo caminho da cidadania atrelada à prática esportiva no qual vem contribuindo com o crescimento continuo dessa grandiosa modalidade. As ações demonstra, por si, a existência de um interesse único, ou seja, ambas as partes buscam um objetivo em comum, repelindo interesses divergentes. Sendo assim, com a finalidade das parceria em questão atende ao interesse público, já que o Estado também será beneficiado com a execução dos mesmos. Sendo a FRF7SE um agente importante para o estado realizar políticas sociais para satisfazer as maiores necessidades dos cidadãos. As ações também contribuem para movimentar a economia local. Somado a isso, há ainda a busca da população por uma maior qualidade de vida, que é associada à prática esportiva. Além dos diferentes tipos de esportes, os segmentos de negócio podem ser bem distintos e com enfoques variados.

_______________________________________

Estudos realizados pelo Department for Culture, Media and Sport (2007) do governo do Reino Unido prospectam que maiores gastos com esporte ajudam a criar uma geração mais saudável, incentivando a confiança e abrindo novas oportunidades de carreira para jovens em atividades relacionadas ao esporte. Fazendo com que o esporte se torne um veículo pedagógico cada vez mais importante.

_____________________________________________

De qualquer forma, deve-se destacar que as modalidades esportivas,  é um setor que tende a crescer e se modificar rapidamente, diante das transformações socioeconômicas e ao desenvolvimento tecnológico. Tais mudanças exigirão, por parte dos profissionais e instituições dessa área, adequação e busca constante pela qualidade do serviço prestado.

Fonte: Instituto Phoenix.

Fonte - Assessoria

Comentrios

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.