QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO – OS BARBADIANOS

A festa foi regada a muita música caribenha e algumas iguarias da culinária antilhana. Um dos momentos de grande relevância no encontro, foi quando as famílias presentes, passaram a relatar a história de seus antepassados.

Publicado em 

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO - OS BARBADIANOS - News Rondônia

"Estou no segundo ano de doutorado em educação pela UNESP – Universidade Paulista e baseei meu doutorado nas MULHERES BARBADIANAS. A única coisa que encontramos sobre a participação das mulheres na formação de Porto Velho, é uma foto do Danna Merril com várias mulheres trabalhando na lavanderia"

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO - OS BARBADIANOS - News Rondônia

No dia 26 de março passado, a comunidade descendente de antilhanos, mais conhecida como “Os Barbadianos”, que vieram para Porto Velho trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, se reuniu e prestou homenagem a embaixadora de Barbados no Brasil senhora Tonika Sealy – Thompson que atendeu convite da doutoranda Cledenice Blackman também conhecida como Cleide.

A festa foi regada a muita música caribenha e algumas iguarias da culinária antilhana. Um dos momentos de grande relevância no encontro, foi quando as famílias presentes, passaram a relatar a história de seus antepassados. O cantor Ernesto Melo – Poeta da Cidade participou, acompanhado pelo seu irmão Ênio Melo (violão) e Sílvio Santos (percussão), contando parte da história de Porto Velho através das letras de suas canções.

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO - OS BARBADIANOS - News Rondônia

No final do evento, conversei com a Cleide sobre a possibilidade, de ela nos relatar, sobre seu trabalho de mestrado e doutorado, com a história dos Barbadianos em Porto Velho.

Cleide nos recebeu acompanha da senhora sua mãe dona Lió em sua residência, no bairro Aponiã  e nos concedeu a seguinte:

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO - OS BARBADIANOS - News Rondônia

Zk – Vamos a sua identificação?

Cledenice Blackman – Sou conhecida como Cleide mais meu nome é Cledenice Blackman, sou descendente de barbadianos, dos negros e negras que vieram não somente para trabalhar na Estrada de Ferro Madeira Mamoré mais também, em outras frentes de trabalho como a extração da borracha. Nasci em Porto Velho na maternidade Darcy Vargas, bisneta de Preston Blackman e Constância e neta do Helton Blackman conhecido como Caetano que além de ser ferroviário era boêmio, tocava banjo.

Zk – Há algum tempo você vem estudando a história dos barbadianos em Porto Velho. Fala sobre essa pesquisa?

Cledenice Blackman – A gente começou esse trabalho desde 2004. Sou egressa da Universidade Federal de Rondônia – UNIR fiz história de 2003 a 2006 e la, comecei um trabalho de pesquisa sobre a questão dos barbadianos em Porto Velho e escrevi o texto: “OS BARBADIANOS E AS CONTRADIÇÕES DA HISTÓRIA REGIONAL” e elenquei vários trabalhos de memorialistas e historiadores. 

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO - OS BARBADIANOS - News Rondônia

Do que eles diziam sobre barbadianos, assim também, como fontes documentais (jornais), que encontrei no Centro de Documentação do Estado; entrevistas dos próprios barbadianos que nasceram na primeira geração em Porto Velho e juntei todo esse material e comecei a analisá-los e vi os contrapontos entre eles, percebi que na verdade a nossa história era construída por pessoas, como diz José de Souza Martins que é um autor que fala sobre essa questão; que é construída pelo outro, pessoas que não vivenciam que não fazem parte da comunidade. Entendo que sou a primeira descendente da quarta geração, que vem escrevendo sobre os barbadianos, usando o termo afro antilhanos.

k – Outras fontes?

Cledenice Blackman – Na dissertação intitulada “Do Mar do Caribe a Beira do Madeira – As Contradições da Historiografia Regional” a gente fez um trabalho de reconhecimento, através de fontes documentais como Passa Porte, Ficha Funcionais, Entrevistas dos próprios pioneiros como Norman Jhonson e Raimundo Winter dentre outros, que conseguimos juntar no Centro de Documentação. Confrontamos novamente o discurso da história e o discurso do grupo e percebemos que os barbadianos, alguns, não se consideravam com a nacionalidade barbadiana: Eles diziam, “não, eu não sou barbadiano eu vim de Granada em 1929”, bomo Norman Jhonson. Foram essas pequenas nuances que a gente começou a juntar e fazer uma análise de contraponto e percebemos, que o grupo era formado por pessoas oriundas de várias ilhas. Na realidade, consegui descobrir a nacionalidade de 29 antilhanos e negra antilhanas que vieram de Barbados, Granada, Trinidad Tobago, Guiana Inglesa, Jamaica, São Vicente e outras ilhas e aqui viveram no Barbadian Town onde a historiografia trata de uma forma preconceituosa denominando-o como “Alto do Bode”

Zk – Existe algum documento sobre esse preconceito?

Cledenice Blackman – Temos alguns trabalhos publicados na Internet trazendo basicamente quatro explicação através do confronto dessa gana documental, que venho juntando desde 2003. Na historiografia, Hugo Ferreira diz que ficou Alto do Bode, porque os negros que ali moravam, tinham um cheiro forte. Alguns diziam que era por causa da criação de Bode. Existe a versão, de que o nome foi dado a partir do entendimento dos brasileiros, que diziam que os negros não falavam, bodejavam. Por conta disso, ficou na memória dos porto-velhenses esse nome pejorativo, eu como descendente, fui e apresentei quatro versões, mais, o que gostaríamos que ficasse quando os historiadores fossem falar sobre o primeiro bairro de Porto Velho. Que se referissem ao Babrbadian Town e não mais Alto do Bode.

Zk – Na dissertação você também se refere ao abrasileiramento dos nomes das famílias. Quer explicar?

Cledenice Blackman – Na dissertação a gente também fala sobre a questão do abrasileiramento. Algumas famílias como os Squaios, a família, salvo engano, Box, ao longo do tempo abrasileiraram os nomes. Squires virou Siqueira (Geraldo Siqueira que na memória ficou conhecido como seu Alumínio porque era muito negro e brilhava que nem alumínio), que é meu tio-avô, a esposa dele era minha tia-avó. Ele foi dono de um clube social conhecido como Imperial.

Zk – Sabemos que os negros e negras barbadianos/as que vieram para a Amazônia em especial para Porto Velho, eram pessoas técnicas em conhecimentos, quer dizer, não vieram como trabalhador braçal, mas, como técnicos. Vamos falar sobre isso?

Cledenice Blackman – Como Barbados era ponto estratégico, de onde saiam vários negros para trabalhar em outros países. Barbados era uma verdadeira Babel, acontece que os vapores que vinham da Inglaterra paravam la para fazer recarga de carvão e de pessoas, que não partiam tão somente para o Brasil, mas, para a América, em busca de emprego. No caso de Porto Velho a maioria dos que para cá vieram, eram contratados como técnicos especializados, para ajudar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, porém, alguns vieram para trabalhar na extração da borracha. Nosso trabalho de pesquisa, consegue desmistificar essas questões também, é claro que a maioria ficou na EFMM.

Zk – Sobre as mulheres barbadianas?

Cledenice Blackman – Estou no segundo ano de doutorado em educação pela UNESP – Universidade Paulista e baseei meu doutorado nas MULHERES BARBADIANAS. 

CLEIDE BLACKMAN: A HISTÓRIA DA COMUNIDADE ANTILHANA EM PORTO VELHO - OS BARBADIANOS - News Rondônia

A única coisa que encontramos sobre a participação das mulheres na formação de Porto Velho, é uma foto do Danna Merril com várias mulheres trabalhando na lavanderia. Com isso a historiografia deixa de registrar a contribuição que as mulheres barbadianas negras prestaram a educação, na historiografia elas são tradas como domésticas, lavadeiras e até prostitutas termo que encontramos na biografia de Farquar: “As mulheres barbadianas vieram para Porto Velho para ser prostitutas ou lavadeiras”. E no sentido de desmistificar toda essa historiografia negativa, estou desenvolvendo meu trabalho de doutorado em cima da história de cinco (5) mulheres, que contribuíram na educação porto-velhense.

Zk – Quais são essas mulheres?

Cledenice Blackman – Aurélia Banfield, Judite Holder, Lídia e Berenice Jonshon e a professora Rosilda Shockness.

Zk – Essas mulheres professoras, todas trabalhavam contratadas pelo governo? Antes dessas você destacaria outros educadores barbadianos sem vínculo com o governo?

Cledenice Blackman – Até então e é o que se conhece, a primeira instituição (colégio) existente em Porto Velho, foi o Barão do Solimões porém, para mim, a primeira escola de educação, foi no Barbadian Town só que não tinha a chancela do estado, eles organizaram uma escola onde tinham dois professores que era o Fred Banfield pai da Aurélia Banfield e a professora Priscila que ensinava línguas.

Zk – Podemos dizer que a música chega a Porto Velho com os barbadianos?

Cledenice Blackman – O que podemos afirmar, é que aonde tem grupo caribenho não pode faltar música. No Centro de Documentação encontrei uma entrevista com meu avô e ele cita que havia orquestra no Barbadian Town com piano, pratos, bumbos e outros instrumentos. .

Zk – E seus pais?

Cledenice Blackman – Na verdade a minha família materna é que traz o nome Blackman. Meu pai não me registrou, só o conheci depois de adulta. Minha mãe Leonilce de Nazaré Blackman conhecida como Lió é filha de Elton Blackaman

Zk – Como ter acesso ao seu trabalho?

Cledenice Blackman – Tenho vários trabalhos publicados na Internet. Quanto ao material impresso (livro), já estamos providenciando e provavelmente dentro de nove meses publicaremos. Digita Cledenice Blackman ou Cleide Blackman que você encontra. Temos artigos em livros organizados pela Unicamp e outras editoras.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia do Cacau - Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina

Dia do Cacau – Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina

Essa semana marcada pela Páscoa, também é comemorado o Dia do Cacau, a Bio Mundo em parceria com a Nutricionista Fernanda Larralde, destaca os principais benefícios que o cacau pode proporcionar para o organismo.
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L
Leilão do Banco do Brasil tem imóveis de R$ 133 mil em várias partes do país

Leilão do Banco do Brasil tem imóveis de R$ 133 mil em várias partes do país

Também nesta quinta (28), tem outro de imóveis rurais, às 14h, para pagamento à vista.
L

Confira o nome do Vencedor da Promoção News Rondônia e Rodisan

A promoção foi um sucesso retumbante, com participantes de todas as idades demonstrando seu amor pelo ciclismo e pela aventura.
L
Bacalhau caro? Chef ensina opções criativas e mais baratas para a Sexta-Feira Santa

Bacalhau caro? Chef ensina opções criativas e mais baratas para a Sexta-Feira Santa

Veja a receita do chef Stein que substitui o bacalhau por um peixe mais barato, mantendo os ingredientes e o aroma da bacalhoada.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna SOCIAL Marisa Linhares – 20 anos de Contágio Jóias

Em Cacoal/RO, Kelly Polizello uma empreendedora nata com suas duas lojas CONTÁGIO JOIAS, comemora seus 20 ANOS de atividades na Capital do Café.
L

Bruno Eduardo: Jornalista é homenageado com o Prestigioso Prêmio Notável do Ano

Em noite de gala, o comunicador de Rondônia é reconhecido por sua contribuição exemplar à mídia e à comunidade
L
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Casos de febre Oropouche crescem no país

Casos de febre Oropouche crescem no país

Suspeita no Nordeste é investigada
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Segredos em Renascer

Amores Proibidos e Revelações Obscuras Sacodem os Moradores
L
Cidade dos EUA vende casas por 1 dólar para revitalizar bairro; como conseguir

Cidade dos EUA vende casas por 1 dólar para revitalizar bairro; como conseguir

Apenas compradores individuais e fundos comunitários, de início, poderão arrematar os imóveis.
L
Resultado líquido dos Correios cresce 22% em 2023; Ebitda aumenta 36%

Resultado líquido dos Correios cresce 22% em 2023; Ebitda aumenta 36%

Com recuperação dos indicadores financeiros, estatal prevê lucro de R$ 150 milhões em 2024
L
Alex Nunes

Rondônia Day destaca potencial comercial e produtivo do Estado, em Brasília

Esta é a 3ª edição do Rondônia Day, segunda vez em Brasília.
L
Felipe Ribeiro

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU

O antigo espaço foi revitalizado com recurso do Tribunal de Justiça
L
Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada no próximo sábado (30) em Porto Velho

Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada no próximo sábado (30) em Porto Velho

Evento contará com atividades do Projeto Rua de Lazer.
L

Recebimento da Licença Ambiental: SODEXO DO BRASIL COMERCIAL S.A

Licença Ambiental Simplificada (LAS) de nº 135/SOL/DLA
L
Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Todos são convidados a participar desta e de outras reuniões que ocorrem regularmente aos domingos, às 9h, na rua Brasília, 2326, Centro.
L

Requerimento da Licença Ambiental: FABIANE FERNANDES SERVIÇOS MÉDICOS

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA – LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Novo Brasil Mais Produtivo promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Novo Brasil Mais Produtivo promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

O programa prevê investimentos na ordem de R$ 2 bilhões no intuito de elevar a produtividade, promover a transformação digital e apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País.
L