SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

RADARES E LOMBADAS SALVAM VIDAS OU SÃO APENAS ARMADILHAS AOS MOTORISTAS? ELES DEVEM SER MESMO DESATIVADOS?

As lombadas e radares são positivas ou não resolvem nada, a não ser encher os cofres de órgãos e empresas como milhões e milhões de reais, tirados do bolso dos motoristas infratores, como defende o Presidente?

Publicado em 

RADARES E LOMBADAS SALVAM VIDAS OU SÃO APENAS ARMADILHAS AOS MOTORISTAS? ELES DEVEM SER MESMO DESATIVADOS? - News Rondônia

RADARES E LOMBADAS SALVAM VIDAS OU SÃO APENAS ARMADILHAS AOS MOTORISTAS? ELES DEVEM SER MESMO DESATIVADOS? - News Rondônia

Quem está certo, na questão da manutenção ou não dos radares e lombadas eletrônicas em estradas federais: o presidente Jair Bolsonaro, que anunciou que vai acabar com elas ou alguns especialistas que alegam que, sem controle, o número de acidentes, principalmente os mais mortais, aumentarão muito, por causa de colisões em alta velocidade? As lombadas e radares são positivas ou não resolvem nada, a não ser encher os cofres de órgãos e empresas como milhões e milhões de reais, tirados do bolso dos motoristas infratores, como defende o Presidente? O caso é complexo e divide opiniões. Há especialistas achando que só multas pesadas e rigoroso controle de velocidade, podem diminuir os acidentes violentos, já que o motorista brasileiro está acostumado a andar em alta velocidade, correndo o risco de morrer e de matar, nas ruas, estradas e rodovias? Há exagero? Vamos pegar um só exemplo. Em Porto Velho, um sem número de motoristas foram multados porque uma lombada autorizava que os carros andassem a apenas 30 km por hora, na BR 319 (avenida Jorge Teixeira), próximo à rótula com a Migrantes. Em todos os anos em que o radar foi usado, centenas de multas foram aplicadas, porque quem passava a 36 km, por exemplo, ou seja, com o carro quase parando, infringia a lei em velocidade superior a 20 por cento que o permitido. Recebia pesada notificação. Há mais de três meses o radar foi desativado. Nenhum – zero – acidente foi registrado no local. Esse não seria um dos radares caça níqueis, que Bolsonaro critica? Como ele, inúteis, existem milhares Brasil afora. Mas é aqueles que realmente salvam vidas? Estudo do respeitado BID, atesta que a fiscalização eletrônica reduz em até 60 por cento o número de óbitos no trânsito e também corta em 30 por cento o número de colisões. Colocando na balança, tem como se decidir se devem ou não permanecer funcionando os radares e lombadas.

RADARES E LOMBADAS SALVAM VIDAS OU SÃO APENAS ARMADILHAS AOS MOTORISTAS? ELES DEVEM SER MESMO DESATIVADOS? - News Rondônia

Na contrapartida, é importante se observar a preocupação do Presidente com a forma como o contribuinte tem sido depenado por tantas multas. Para se ter ideia, nos últimos cinco anos, a frota de veículos no Brasil cresceu 33 por cento, mas o número de multas aumentou nada menos do que 273 por cento. No começo desta década, foram aplicadas 6 milhões e 500 mil multas. Um quinquênio depois, esse volume saltara para 19 milhões e 300 mil, três vezes mais. O faturamento com multas em 2016 chegou a 888 milhões de reais. A previsão é que em 2019, esse valor feche acima de 1 bilhão (isso mesmo, 1 bi!) De reais, incluindo-se aí as multas municipais e dos Detrans.  O bom senso indica que o governo federal precisa fazer um profundo estudo, para eliminar todas as lombadas e radares desnecessários, mas não excluir aqueles em locais extremamente perigosos e que, realmente, não são caça níqueis, mas sim salvadores de vidas. Se assim o fizer, estará ao lado dos brasileiros achacados com tantas multas, mas, ao mesmo temo, ajudará a preservar milhares de vidas. Esperemos, pois, que o correto seja feito. 

FALTAM PEDRAS PARA A BELMONT       

A poucos dias do início das obras, conforme prometido pelo governo do Estado, a Estrada do Belmont volta a ser notícia, pela buraqueira e pelo barro que dela tomaram conta, depois da cheia do rio Madeira que também a atingiu. O diretor geral do DER, coronel Erasmo Meireles, disse que estão faltando apenas alguns detalhes nas negociações com a Santo Antônio Energia, para a liberação das pedras que serão usadas na recuperação da estrada. Milhares de pedras serão doadas ao DER, para que ele realize o trabalho.  O projeto prevê que o leito da estrada seja elevado em pelo menos 70 centímetros, resolvendo de vez o grave problema que afeta principalmente o trânsito dos pesados caminhões que realizam o transporte de derivados de petróleo e gás, no abastecimento de Porto Velho, região e até outros estados. No momento em que for iniciada a obra (inclusive com apoio de caminhões e equipamentos da Prefeitura), ela será concluída num prazo máximo de 15 dias. O que se espera é que o problema seja resolvido logo e em definitivo, porque há mais de duas décadas a Belmont é um dos maiores problemas de Porto Velho, em ternos de péssima condição de estradas. Nesse quesito, ela tem o lamentável título de campeã absoluta.

FINAL DE SEMANA PARA ATERRORIZAR

Foi mais um final de semana daqueles que aterrorizar o rondoniense. Vários assassinatos. Mortes no trânsito. Violência nas ruas. Bebedeiras. Motoristas pegos em blitz dirigindo depois de beber. Rompimento de barragens em Machadinho do Oeste. Em Porto Velho, a região da mini cidade em que se transformou o Orgulho do Madeira, torna-se uma das áreas mais violentas da capital. Tiroteios e mortes são comuns, como mais uma que aconteceu no final de semana, por lá. O tráfico de drogas domina várias áreas e até prédios inteiros. Ora, quando se entregou aquele enorme conjunto de prédios, amenizando em muito a falta de habitação na Capital, houve festa e comemoração. Corretamente, aliás, pois nunca se viu tantos programas habitacionais sendo entregues ao mesmo tempo quanto no governo anterior. O problema é a falta de visão. Constrói-se, se entrega quase uma pequena cidade dentro da zona leste e se deixa faltando quase tudo, incluindo-se aí a estrutura de segurança pública, que é nula. O que está acontecendo na área do Orgulho do Madeira era perfeitamente previsível. O pior é que, além de discursos, promessas e juras de que tudo será resolvido, a verdade é a situação só tende a piorar. A bandidagem está por lá, cada vez mais violenta e cada vez dominando mais…

A GRANA DA PUC FOI EMBORA?

Ainda sobre a compra por 20 milhões de reais, do prédio do Hotel Vila Rica para ser transformado na Faculdade Católica de Rondônia: o dinheiro veio dos cofres da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUC/RS, uma das melhores e mais sólidas instituições universitárias do país. Quando o martelo foi batido, ou seja, que o negócio foi oficializado, houve comemorações intensas na sede da Faculdade Católica, porque se consolidava, com ele, a extensão de um braço importante da PUC/RS, que tem também como alvo expandir-se para a região norte. E ainda a um preço muito menor do que se imaginava. Poucos dias depois, contudo, as comemorações se transformaram numa enorme dor de cabeça: engenheiros contratados para avaliar e estudar as mudanças que precisariam ser feitas no prédio, para transformá-lo num educandário, disseram que esse plano é impossível. Caso fosse seguido o projeto original de transformar cada quatro apartamentos numa sala de aula, a estrutura do prédio poderia ser afetada. Agora, já com o valor do negócio pago e o prédio transformado num verdadeiro elefante branco, o comando da PUC gaúcha e da Faculdade Católica rondoniense estão analisando outras alternativas. Até agora não havia notícias sobre uma saída para o imbróglio!

ENGENHEIRO DIZ QUE HÁ SAÍDA

Não é, contudo, o que pensa o engenheiro e especialista em segurança do trabalho, Claudio Vidal, personagem muito conhecido no seu meio profissional e na história de Porto Velho. Ele contesta totalmente a informação de que não há solução da engenharia para o problema no Vila Rica. “A engenharia evoluiu muito, tanto quando evoluiu a medicina. Há poucos anos, por exemplo, quem poderia dizer que tratamentos cardíacos, agora tidos como simples, salvariam tantas vidas? O mesmo está acontecendo com a engenharia. A evolução é óbvia e notória. Em situações em que se imaginava que não há como resolver, encontra-se respostas que não se pensava há pouco tempo”, sublinha ele. Claudinho, como é chamado pelos amigos, vai mais longe: no caso do Vila Rica, segundo ele, podem haver várias alternativas. Nos locais onde as retiradas das paredes significariam riscos, a colocação de pilastras, por exemplo, seria uma alternativa. Ele não quer se aprofundar no assunto, porque acha que tem que ser acionado um novo caminho: a Engenharia Diagnóstica. Aliás, cursos dessa especialização já estão sendo realizados também em Porto Velho. Enfim, para o experiente engenheiro, o caso do Vila Rica jamais pode ser dado como perdido. É uma porta que se abre, num negócio que, até agora, só tinha trazido más notícias aos novos donos do hotel, que eles querem transformar numa Universidade…

FACTÓIDE OU CASO SÉRIO?

Factoide ou um assunto para se levar a sério? O advogado Caetano Neto, que também faz às vezes de radialista num programa de grande audiência da Rádio Rondônia (Rota Policial) protocola pedido de impeachment contra o governador Marcos Rocha, nesta segunda, 1ª de abril. Apesar da coincidência da data, a notícia é verdadeira. Basicamente, Caetano afirma que o Governador do Estado cometeu crime de responsabilidade, por ter nomeado presidentes de autarquias sem que eles fossem aprovados pela Assembleia Legislativa. Para o advogado, todas as nomeações da administração indireta, têm que passar pela Assembleia, segundo norma constitucional do Estado. Caetano pede, em documento protocolado na Assembleia, que todas as nomeações sejam suspensas e que os deputados abram um processo de cassação contra Marcos Rocha. Deve-se levar a sério um pedido desses? Para o advogado, não há dúvida do crime cometido. Para alguns deputados com que o colunista falou nessa segunda a tarde, o assunto não deve prosperar. Mas tudo vai depender muito da decisão do presidente Laerte Gomes e a Mesa Diretora. Vamos ver no que vai dar essa tentativa de cassar o mandato do recém empossado Governador do Estado. Para não ficar em cima do muro, a coluna aposta suas fichas: não vai dar em nada. 

ALTA ROTATIVIDADE NAS CADEIAS

Mais uma fuga nos hotéis de alta rotatividade de Rondônia, também conhecidos como presídios. No domingo à noite, nada menos do que 28 presidiários conseguiram fugir. Sair das cadeias no Estado é realmente uma moleza. Não há sistema que funcione. Parece que os detentos são convidados a se retirar das cadeias, tal a facilidade com que conseguem escapar. E isso já vem acontecendo há longo tempo, embora a situação tenha piorado nos últimos meses. A população fica apavorado, porque alguns dos presos são extremamente perigosos e estão dispostos a tudo, para não voltar para trás das grades. Saem, assaltam, roubam e, se pressionados, matam também. O que surpreende nisso tudo é que a Secretaria de Justiça do Estado se limita a divulgar relações de presos foragidos. Não comenta sobre as fugas,não fala sobre a enorme facilidade com que os presidiários conseguem escapar. Há alguma investigação do Ministério Público, da Polícia, enfim de alguma autoridade, que possa ao menos apontar o dedo sobre de quem é a culpa para essa passagem rotativa de presos por nossas prisões?  Até agora, tudo é tratamento, ao menos publicamente, como se tudo o que está acontecendo nas nossas cadeias fosse coisa normal. Obviamente não é. O que está acontecendo, por trás de tudo isso? Perguntas não faltam. O que faltam são respostas.

PERGUNTINHA

Você acha que é normal o tipo de cobertura totalmente crítica, da grande imprensa brasileira sobre a recém iniciada administração de Jair Bolsonaro ou considera que não há a mesma imparcialidade que havia no começo dos governos de Lula e Dilma Roussef?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L
Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Presidentes de Brasil e França tiveram reunião bilateral em Brasília
L
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L
MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

Instituições deverão suspender a oferta de vagas imediatamente
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L