SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

PESQUISA DESENVOLVIDA EM RONDÔNIA CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE QUE CHEGA À MESA DO CONSUMIDOR

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Rondônia e parceiros está contribuindo para a melhoria da qualidade do leite produzido no Estado.

Publicado em 

PESQUISA DESENVOLVIDA EM RONDÔNIA CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE QUE CHEGA À MESA DO CONSUMIDOR - News Rondônia

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Rondônia e parceiros está contribuindo para a melhoria da qualidade do leite produzido no Estado. Além dos estudos em si, um dos fatores que contribui para o sucesso é a realização de oficinas com produtores e técnicos para o retorno dos resultados das análises de leite. Esta estratégia tem motivado a adoção de práticas que favorece a melhoria do produto final, neste caso, o leite e derivados que chegam à mesa do consumidor.

É a chamada pesquisa aplicada, ou seja, que gera informação para a ação, conforme explica Juliana Dias, pesquisadora da Embrapa, que é responsável pela pesquisa “Caracterização epidemiológica dos indicadores higiênico-sanitários do leite cru como ferramenta para a melhoria da qualidade do leite”, que está sendo realizada desde novembro de 2016.  “Observamos que a evolução do trabalho, junto aos produtores e indústria, tem gerado conscientização da importância de adotar boas práticas e de avaliar a logística de resfriamento para que se tenha um leite de boa qualidade”, garante. “O retorno dos resultados e a apresentação das boas práticas aos produtores auxiliam o entendimento sobre a importância de produzir leite com qualidade e que seja seguro para ofertar ao consumidor”, continua.

PESQUISA DESENVOLVIDA EM RONDÔNIA CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE QUE CHEGA À MESA DO CONSUMIDOR - News Rondônia

A pesquisadora destaca que cada elo da cadeia é importante, mas ressalta a importância da obtenção do leite em condições adequadas, pois a qualidade da matéria prima não melhora depois do processamento. “Não é possível alterar a qualidade do leite na indústria, se a matéria prima não tiver qualidade. A matéria prima na unidade de produção tem que ser obtida seguindo as práticas adequadas para que na indústria seja produzido um derivado de boa qualidade”, ressalta. “Por isso a conscientização sobre boas práticas de ordenha exige esforço das instituições de assistência técnica, de pesquisa, das universidades, para que as informações possam chegar até o produtor”, acrescenta.

Em Rondônia, cerca de 32 mil produtores estão envolvidos na produção de leite o que remete à importância socioeconômica da atividade no estado. Atualmente há várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, e que tem interesse em informações sobre a qualidade do leite e, assim, auxiliar na definição de estratégias para melhoria da produção. Como exemplo, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Fapero) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) que financiam este projeto que está sendo desenvolvido pela Embrapa, no valor de R$ 474, 101,00 mil, por meio da chamada 04/2016 – PAP/INTEC-LQL. “Hoje a pesquisa está sendo executada por meio de chamada da Fapero, e tem objetivos que envolvem a estruturação do laboratório, aquisição de equipamentos e de amostras de calibração, participação em ensaios de proficiência e realização de estudos para avaliar a situação da qualidade do leite nas principais microrregiões produtoras do leite no estado visando subsidiar ações e estratégias para melhoria da qualidade da matéria prima”, explana Juliana.

O Laboratório de Qualidade do Leite de Rondônia (LQL RO) atua no escopo da pesquisa realizando análises de amostras de leite cru como, Contagem Padrão em Placas, Contagem de Células Somáticas e componentes do leite. O laboratório participa de ensaios de comparação interlaboratorial, com outros laboratórios que participam da Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL), que contempla os laboratórios de qualidade do leite no país e é coordenado pelo Ministério da Agricultura. “Desde 2014 o LQL RO é avaliado quanto à proficiência das análises, para que dentro desse contexto – a questão estruturante – o laboratório possa oferecer resultados confiáveis e com credibilidade”, afiança. “Num outro ponto também há formação dos recursos humanos especializados para atuar o laboratório em pesquisas de qualidade do leite e também a capacitação de técnicos para procedimentos de coleta de amostras de leite e em boas práticas de ordenha e controle da mastite”, continua.

ATIVIDADES DE CAMPO

Juliana Dias explica que para o desenvolvimento da pesquisa é de fundamental importância as atividades de campo, na qual são definidas estratégias para realizar a coleta de amostras de leite. “Como o leite é perecível e requer uma série de cuidados, é necessário apoio de uma rede de colaboração que inclui instituições como Emater, Idaron e industrias lácteas para que possamos chegar até o produtor. Os resultados dos trabalhos de pesquisa são discutidos e apresentados para a sociedade em forma de palestras, cursos, oficinas, artigos técnicos e científicos”, detalha.

Atualmente todos os municípios de Rondônia produzem leite. A microrregião de Ji-Paraná é a maior produtora do Estado e também onde se concentra o maior parque industrial, seguida das microrregiões de Porto Velho, Cacoal e Ariquemes. “Com o projeto financiado pela Fapero, avaliamos a qualidade do leite produzido nas quatro maiores regiões do estado. Considerando a realidade de Rondônia, o projeto tem como objetivos avaliar os indicadores de qualidade do leite e fatores associados à baixa qualidade em produtores vinculados a agroindústrias familiares e à industrias com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Os resultados obtidos fornecem informações para subsidiar produtores, técnicos na definição das ações para melhoria da qualidade do leite. Em industrias com SIF, a pesquisa envolve a análise espacial dos indicadores de qualidade do leite que identifica áreas de altas contagens de bactérias mostrando para a indústria onde deve ser priorizada as ações. Foi uma estratégia que observamos dentro da pesquisa para sensibilizar e auxiliar a indústria com ferramentas epidemiológicas e utilizando os resultados para dar suporte à tomada de decisão”.

A pesquisadora também destaca a importância socioeconômica da cadeia produtiva do leite para o Estado, tendo em vista que a produção de leite de Rondônia é de característica familiar, em que a média de produção é de cerca de 50 litros por propriedade/dia.

As normas para a cadeia produtiva do leite em vigor visam definir diretrizes para a produção de leite com qualidade. O atendimento aos padrões de qualidade do leite cru se torna fundamental para que os produtores sejam competitivos e possam permanecer na atividade. “Esse é um ponto importante e temos que ter essa responsabilidade. Neste sentido, os resultados podem subsidiar a tomada de decisão de diferentes elos da cadeia produtiva e de instituições ligadas ao setor”, destaca.

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

A qualidade do leite é definida por parâmetros como a contagem bacteriana do leite, que indica a higiene do processo de ordenha, as condições de resfriamento e armazenamento, e a contagem de células somáticas que reflete a condição da sanidade da glândula mamária. As atividades do projeto identificam a frequência destes indicadores, apresentando como está a situação do leite produzido no Estado. “Para o leite cru, que não foi processado, existe uma instrução normativa que define o processo, desde os procedimentos de ordenha, tempo de resfriamento e conservação do leite no tanque, e tempo para captação do leite pela Indústria”, explica.

Como exemplo, Juliana Dias relata que estudos realizados em algumas microrregiões do estado, identificaram pontos críticos relacionados à baixa qualidade do leite. “O estudo epidemiológico avalia a frequência dos indicadores de qualidade do leite e se a presença de determinado tipo de manejo ou característica da propriedade pode estar associada a baixa qualidade do leite. Os fatores de risco associados a qualidade do leite podem diferir entre regiões”, diz.

Ela relata que no estudo realizado na microrregião de Ji-Paraná, observou–se áreas de alta contagem de bactérias, na região central da bacia leiteira, indicando que esta área deve ser priorizada em ações para melhoria da qualidade do leite. “Observamos que nas áreas de alta contagem de bactérias havia a presença de intermediários na entrega do leite do produtor até o tanque coletivo”, detalha.

Em Rondônia há uma característica em que 90% do leite resfriado é armazenado em tanques coletivos, ou seja, um local onde mais de um produtor inclui o leite para o resfriamento. Nas entrevistas com os produtores foi observado que a presença de intermediários aumentava o tempo de entrega do leite no tanque de resfriamento e que havia falhas na higienização dos latões. “Com essa informação, orientamos as indústrias e demonstramos a importância de conhecer os pontos críticos e definir estratégias para redução da distância entre o produtor e o tanque de resfriamento, já que a atuação deles indicava um fator de risco para altas contagens de bactérias”.

Juliana explica que foram definidas e avaliadas em projeto realizado no laboratório práticas simples para reduzir a contagem de bactérias durante a ordenha em propriedades com diferentes sistemas de ordenha e produção de leite. “O que estamos trabalhando no momento é a divulgação dessas boas práticas, como forma de contribuir junto aos produtores, com informações para a redução da contagem bacteriana da matéria prima na unidade de produção. Nas oficinas de retorno dos resultados das análises de leite aos produtores, discutimos sobre a importância de adoção de boas práticas e seu impacto na redução da contaminação. A recepção dos produtores ao trabalho de campo é muito boa, recebem muito bem toda a equipe e se disponibilizam a participar”, comemora.

Durante a execução do projeto foram realizadas 10 treinamentos em procedimentos de coleta de amostras de leite, quatro cursos para técnicos sobre Qualidade do Leite e Controle da Mastite, sete oficinas para produtores e 14 palestras.

Juliana Alves Dias, Pesquisadora, D.Sc., Sanidade Animal – Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Tem experiência em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em epidemiologia de doenças infecciosas de animais de produção. Pesquisadora A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia) atuando em epidemiologia das infecções intramamárias e qualidade do leite. Pesquisador Responsável pelo Laboratório de Qualidade do Leite na Embrapa Rondônia.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

O Acordo visa promover ações conjuntas entre a Justiça do Trabalho e a implementação de políticas nacionais para proteger a saúde dos trabalhadores.
L
Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

De Drenagem a Botox, presenteie com cuidados que promovem beleza e bem-estar.
L
Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Lideranças tentam convencer os ministros do STF.
L

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12

Luto no Samba: Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos no Rio

Após uma valente luta contra o câncer, o carismático líder do grupo Molejo falece, deixando um legado de alegria e dedicação à música
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14

Força Tática flagra motorista com arma dentro do carro em Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Os carros conduzidos por mulheres seguiam um em cada via, quando houve a batida e os veículos acabaram atingindo um motociclista que aguardava o fluxo para passar no cruzamento.
16
Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

O fogo teria dado início em uma impressora, depois se espalhado para outros aparelhos eletrônicos em uma sala segundo andar do prédio.
12

Governo de RO entrega equipamentos e veículos para atender às demandas da Segurança Pública

Foram entregues equipamentos de proteção, celulares, armas e munições durante esta semana, em nove municípios
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: AGROINDUSTRIA TRÊS CASA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.
L
Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias.
L
Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Renegociação não terá limite de valor nem de tempo máximo de atraso.
L
Cai a pobreza no Brasil, revela estudo; são 25 estados e no DF

Cai a pobreza no Brasil, revela estudo; são 25 estados e no DF

A população considerada pobre diminuiu em 8,6 milhões de pessoas, equivalente à população de um estado como o Ceará.
L
Cansado demais? Veja 8 dicas para acordar mais disposto e não ficar fadigado

Cansado demais? Veja 8 dicas para acordar mais disposto e não ficar fadigado

Apesar de 8 horas de sono ser o recomendado para a grande maioria dos adultos, há pessoas que dormem 6 e acordam dispostas.
L
Veja onde será seu local da prova do Enem dos Concursos, saiu a lista

Veja onde será seu local da prova do Enem dos Concursos, saiu a lista

Fique atento então ao que o candidato pode, ou não, portar no dia da prova.
L
PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal

PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal

Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília
L
Casal encontra gárgula medieval do século 14 dentro do banheiro de casa

Casal encontra gárgula medieval do século 14 dentro do banheiro de casa

Por muito tempo, o local guardava os exemplares originais da Carta Magna.
L
Zelensky diz que catástrofe de Chernobyl pode se repetir em Zaporizhia

Zelensky diz que catástrofe de Chernobyl pode se repetir em Zaporizhia

Acidente radioativo na antiga república soviética completa 38 anos
L