News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Tera-Feira, 15 de Junho de 2021

Livre

GRUPO BUSCA APOIO PARA CRIA플O DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL EM CACOAL

Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de So Paulo, Maurcio Naval, defensor do projeto, esteve no municpio.
Sexta-Feira, 08 de Fevereiro de 2019 - 07:29

Com o objetivo de contribuir com os órgãos de segurança pública, foram retomadas em Cacoal,as discussões sobre a criação da Guarda Civil Municipal.  Na quarta-feira (6), o município recebeuo inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Maurício Naval, que também é presidente da ONG SOS Segurança da Vida. Naval é conhecido em todo o país pela defesa da integração entre as forças de segurança através da implantação e estruturação das guardas civis municipais.

Em Cacoal, o projeto ganhou vida no ano de 2015. Desde então, o grupo liderado pelo vigilante patrimonial EdimarKapicheluta pela criação da Guarda Civil Municipal de Cacoal e em todos os municípios do estado, para apoiar as demais forças de segurança pública.

Acompanhado da Guarda Civil Municipal de Ariquemes (GCM) Rosilene Santos, Naval que constantemente vai a Brasília em busca de apoio para a expansão do projeto pra o resto do país, esteve na Prefeitura, Câmara de Vereadores e em veículos de comunicação locais, onde falou sobre a importância e a contribuição da Guarda para a segurança da população local.

De acordo com o inspetor o órgão irá atuar como mais uma força de segurança no município, auxiliando a Polícia Militar no policiamento preventivo e comunitário. “Os guardas civis, quando bem preparados e equipados, contribuem muito com a segurança na cidade, principalmente em praças, parques e no trânsito, fator que faz reduzir de maneira significativa os índices de violência na região contemplada”, esclarece.

Para Edimar Kapiche, que articulou a vinda de Naval até o município, a iniciativa é um importante passo em prol da melhoria das políticas de segurança pública na cidade, porém o projeto só terá vida se os gestores municipais abraçarem a causa também. “A PM e a Polícia Civil são subordinadas ao Estado, já a Guarda Civil é de responsabilidade dos municípios, por isso os prefeitos e vereadores precisam se empenhar para criação e estruturação do órgão”.

Ainda de acordo com o Kapiche, atualmente Cacoal perde recursos das esferas estaduais e federais por não ter um órgão de segurança pública municipal. O município, segundo ele,  com a implantação da novaforça de segurança não terá gastos com contingente humano, tendo em vista que hoje já existem  guardas patrimoniais e agentes de fiscalização de trânsito que poderão ser incorporados a Guarda Civil.

“Infelizmente a prefeita não estava na cidade, porém em contato via telefone ela se mostrou muito interessada em conhecer o projeto. Em seguida apresentamos a nossa proposta aos secretários de Administração,Planejamento e a Chefe Gabinete. Fomos recebidos também pelo presidente da Câmara de Vereadores Valdomiro Corá, e por outros parlamentares. Há algo tempo defendo a criação da Guarda Civil Municipal, pois sei que ela vai contribuir de maneira positiva com as forças de segurança, e acredito que a administração municipal também tem esse compromisso com o setor”, expõe.

Em Rondônia, apenas Ariquemes possui Guarda Civil Municipal.  Segundo a GCM Rosilene Santos, apesar de existir desde 2002 somente em 2018 que a prefeitura decidiu estruturar o órgão conforme as exigências da lei que regula o setor. “Hoje já temos os uniformes, viaturas, as armas já foram compradas e o curso de formação de ser realizado no segundo semestre deste ano. Nossa expectativa é que esse movimento ganhe força também em Cacoal e outras cidades”, relata.

Fonte - ascom-pmc

Comentarios

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.