News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 13 de Junho de 2021

Livre

DOIS SENADORES DE RONDÔNIA AINDA NÃO ASSINARAM VOTO 'ABERTO' NO CONGRESSO NACIONAL

Nesta legislatura, por Rondônia, existem dois estreantes: o ex-governador Confúcio Moura e o ex-deputado federal, Marcos Rogério. Acir, nessa bancada, é veterano.
Sexta-Feira, 01 de Fevereiro de 2019 - 13:19

Até às 12 horas de hoje (01), apenas o senador Marcos Rogério (DEM) assinou o documento que pede voto “aberto” nas eleições no Congresso Nacional. Já os senadores Confúcio Moura (MDB) e Acir Gurgacz (PDT) ainda não assinaram o pedido. O trio representa Rondônia em Brasília (DF).  

A eleição acontece nessa sexta-feira (01), no final da tarde e início da noite, logo após a posse dos 54 senadores que terão mandatos de oito anos e tudo sob os olhares dos restantes formados por 27 senadores que já foram empossados em 2015.

Nesta legislatura, por Rondônia, existem dois estreantes: o ex-governador Confúcio Moura e o ex-deputado federal, Marcos Rogério. Acir, nessa bancada, é veterano.

Sobre as eleições, existe um volume inédito de candidatos. Cada um terá alguns minutos para defender a suas bandeiras na tribuna. Nas últimas semanas, houve um impasse para a votação ser secreta. Porém, com as candidaturas de alguns senadores polêmicos, a grande maioria vem preferindo voto aberto.

O artigo 60 do Regimento Interno do Senado estabelece que a eleição para o comando da Casa deve ser secreta. “No Senado, trabalhamos pelo voto aberto para a escolha do presidente do Senado. Estou entre os parlamentares que assinaram questão de ordem para que a votação seja feita de forma aberta”, comentou Marcos Rogério.

Além da presidência, os partidos disputam e fazem composições pelos demais cargos da mesa. A escolha dos vice-presidentes, secretários e suplentes ocorre depois da eleição do presidente. O novo presidente é quem dirige a sessão para escolha desses postos, que poderá se dar em outro dia, conforme acordo entre os parlamentares.

 

 

Fonte - NewsRondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.