News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 13 de Junho de 2021

Livre

CHAVE PARA O MUNDO - POR CARLOS SPERANÇA

Um pé não pode trançar no outro porque levaria à queda. Para evitá-la, cada um deve oferecer seu melhor, excluindo os pontos de discórdia.
Quarta-Feira, 23 de Janeiro de 2019 - 10:45

Chave para o mundo

Analistas econômicos, cientistas políticos e jornalistas costumam fazer sínteses, mas por vezes falta aos primeiros às percepções dos outros, limitando o alcance das conclusões. Cientistas e analistas possuem muitas variáveis a considerar, enquanto jornalistas tentam ferver tudo no mesmo caldeirão e chegam rapidamente ao produto chamado informação.

A síntese geral é a de que se compõe de um tripé formado por um núcleo liberal (globalizante na economia), outro “mágico” (antiglobal e conservador) e um terceiro militar (filotecnológico e nacionalista). Um pé não pode trançar no outro porque levaria à queda. Para evitá-la, cada um deve oferecer seu melhor, excluindo os pontos de discórdia.

A imagem do Brasil no exterior nesta hora está seriamente prejudicada pelo medo existente em torno de imaginárias consequências danosas das contrapolíticas para o meio ambiente na Amazônia.

Sintetizando, a melhor saída para o problema, que é grave, retrai investidores, espanta importadores e desestimula consumidores, será criar um projeto social e ambiental para a Amazônia, atendendo às demandas da região e mostrando ao mundo que o Brasil sabe cuidar de si mesmo e de seu povo. A Amazônia é a chave que abrirá o mundo para o Brasil.

Os 104 anos

O município de Porto Velho completa nesta quinta-feira, 104 anos de instalação. Um município com quase 530 mil habitantes, com sérios problemas de infraestrutura e que padece com problemas na saúde, educação, água e esgoto e alvo de um brutal e injusto reajuste de energia elétrica. Pouco a comemorar, mas tivemos avanços em moradia, regularização fundiária, macrodrenagem.

Perfil independente

Procura-se, entre os 24 parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia, um deles que tenha um perfil mais independente para ser eleito o futuro presidente da Casa de Leis.

Sabe-se desde já que a liberação dos recursos das emendas parlamentares será difícil e lá no centro administrativo terá pela frente um governo militar, averso aos políticos.

Cavalo de Tróia

E na disputa pelo comando da Assembleia Legislativa vale tudo até meados de fevereiro quando a eleição será realizada. Um dos grupos antagônicos teria instalado no QG adversário um cavalo de Tróia. O espião monitora diariamente os movimentos e relata o que está rolando aos aliados. Não seria surpresa, se os adversários também tiverem adotado a mesma providência.

Troca-troca

O jornalista Solano Ferreira, ex-secretário de Ação Social em Porto Velho deixará a presidência do Diretório Municipal do PDT nos próximos dias.

O assunto já foi tratado com o comando pedetista. Como se sabe, Solano assumirá a editoria do Diário da Amazônia em fevereiro, substituindo Marcelo Freire, ficando livre das amarras políticas para exercer o cargo com mais imparcialidade.

As incógnitas

Se para a Câmara dos Deputados, não tem para ninguém, e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem tudo para ser reconduzido à presidência da casa de leis neste inicio de fevereiro, já para o Senado a coisa começou a embaçar para o senador Renan Calheiros (MDB) acuado pela justiça com liminar concedida pelo ministro Fux para ser impedido de entrar na disputa.

Via Direta

*** Com o comando do PP o ex-governador Ivo Cassol que deixa o Senado em fevereiro tentará se manter vivo politicamente para as próximas jornadas *** Por seu turno, seu ex-aliado Expedito Junior (PSDB)  já se articula para uma candidatura ao senado daqui há quatro anos *** Em Porto Velho a oposição fará um “Frentão” para derrubar do poleiro o prefeito Hildon Chaves (PSDB) *** Com a inauguração do novo prédio da Assembleia Legislativa agravou-se o problema de estacionamento na região do CPA.

Fonte - NewsRondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.