News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 13 de Junho de 2021

Livre

HEMOCENTRO: DIRETOR CONVOCA DOADORES À DOAÇÃO DE SANGUE

O diretor do Hemocentro lembrou que em decorrência das festas de fim de ano e das férias de janeiro, o estoque de bolsas de sangue.
Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2019 - 09:43

O Hemocentro de Ji-Paraná a exemplo de outras unidades da Fundação Fhemeron, sempre está precisando da presença dos doadores de sangue antes, durante, e em especial, após a passagem de grandes eventos como Natal, Ano Novo. Essa necessidade não mudou neste início do ano de 2019, e por conta dessa situação, o diretor do Hemocentro local, médico anestesista Luiz Carlos dos Santos convoca a comunidade para continuar apoiando no abastecimento de sangue. Ele cita que após os festejos de passagem de ano, a próxima data preocupante é o Carnaval, por isso, as geladeiras precisam sempre se manter abastecidas em casos de necessidades.

O diretor lembrou que em decorrência das festas de fim de ano, e consequentemente, as férias de janeiro, o estoque de bolsas de sangue sempre fica reduzido na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), por isso ele ressalta a importância do doador continuar dando sequência, realizando sua doação normalmente.

Ainda de acordo com Luiz Carlos, no caso do Hemocentro de Ji-Paraná, a unidade sempre conta com apoio não somente do doador fidelizado e do voluntário, mas também de muitas empresas e congregações religiosas que prestam essa ação mais que valiosa para a vida humana. “Aqui sempre chegam grupos de pessoas de determinadas doutrinações para fazer a doação de sangue em forma de mutirão”, afirmou. Esta semana, entre as pessoas que já realizaram a doação de sangue estava Wilson Dourado dos Santos, doador desde os 23 anos. Ele afirmou que desde a primeira vez nunca mais parou e isso faz muito bem a sua saúde e a sua alma em poder com esse gesto ajudar alguém necessitado de sangue.

Outra doadora, a comerciária Keiliane crofik disse ter ido ao Hemocentro doar sangue para ajudar um primo internado na capital Porto Velho. “É muito importante doar sangue. A gente nunca sabe como será o nosso amanhã”, alertou.

RECOMENDAÇÕES

Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas qutro horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte - 030 - diario da amazonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.