News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021

Livre

MAIS DE 2,5 MIL MOTORISTAS ACREANOS USAM A CARTEIRA NACIONAL DE HABILITA플O DIGITAL

No Brasil, cerca de 620 mil motoristas, dos 25 milhes de brasileiros que j tm a habilita豫o com o QR Code, tm a CNH digital.
Segunda-Feira, 24 de Dezembro de 2018 - 10:01

Apenas 2.547 motoristas acreanos baixaram a Carteira Nacional de Habilitação digital. No Brasil, cerca de 620 mil motoristas, dos 25 milhões de brasileiros que já têm a habilitação com o QR Code, têm a CNH digital.

Na região Norte, são pouco mais de 33 mil. Rondônia (14.532) é o estado que tem o maior número de condutores que possuem a carteira de motorista baixada no smartphone. Depois Amazonas (7.376), Pará (3.427), Tocantins (3.135), Acre (2.547), Roraima (1.662) e Amapá (1.109).

Para o Ministério das Cidades, um dos problemas para essa baixa adesão era a necessidade de ter que ir até um posto do Detran para validar as informações, caso o motorista não tivesse um certificado digital, Mas agora isso mudou e é possível acessar a CNH digital sem sair de casa.

“O Denatram, o Ministério das Cidades, junto com o Serpro, desenvolveu o reconhecimento facial, que é mais uma ferramenta de segurança para dar praticidade ao usuário que possuir pelos smartfhones e outros telefones por todo Brasil”, ressaltou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Como baixar

Então, para ter a CNH digital é bem fácil. O primeiro passo é baixar o aplicativo que se chama Carteira Digital de Trânsito (CDT). Você faz um cadastro, em seguida o APP vai solicitar a leitura do QR Code, depois você passa por uma espécie de validação biométrica facial feita pela câmera do aparelho. Se tiver tudo certo, você vai informar o número do seu celular e uma senha, que deverá ser digitada sempre que for acessar a CNH digital.

A expectativa do governo é que no futuro todo motorista possa ter o documental digital.

“Lembrando que é uma política pública, que de médio e longo prazo vai se tornar desnecessária a impressão da CNH pelo papel e que vai reduzir custos para o cidadão, para o usuário e, é claro, vai reduzir custo do órgão público perante o usuário que fizer pelo meio digital”, argumentou o ministro.

Fonte - 015 - ac24horas

Comentarios

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.