News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 15 de Junho de 2021

Livre

ESBR PRESENTEIA ESTUDANTES DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2018

O Professor do IFRO, George Santos, acredita que o Centro se tornará referência para o Estado de Rondônia, Brasil e até para o mundo.
Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018 - 14:34

Em clima de comemoração pelos bons resultados apresentados, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) presenteou os estudantes do Centro de Ciência e Tecnologia – Colégio Tiradentes da Polícia Militar II. A concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau distribuiu nesta quarta-feira, 19, kits escolares personalizados com a marca do Centro, que inclusive foi criada por um dos estudantes.

O Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, agradeceu o desempenho e dedicação de todos os professores e elogiou o engajamento dos estudantes, que fizeram uma exposição dos trabalhos desenvolvidos. “Os protagonistas são os alunos. O que a gente espera é muito empenho, foco e entrega de cada um. Quero registrar o orgulho que eu, os demais empregados da ESBR e as pessoas que trabalham nesse projeto sentem por esta iniciativa. A ideia é que tenhamos verdadeiros especialistas ‘nascendo’ no Centro de Ciência e Tecnologia. Aqui os estudantes já contam com uma excelente infraestrutura para que alcancem voos cada vez mais altos”, destaca.

Recentemente o Diretor Júlio Freitas foi homenageado pelo IV Prêmio Rita Furtado de Jornalismo em Porto Velho devido à implantação do Centro de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento social da região por meio de projetos de iniciação científica e inovação tecnológica. O Prêmio traz anualmente um reconhecimento às empresas e personalidades de Rondônia que se destacam por realizações relevantes para o Estado.

 Atualmente em torno de 80 alunos estão inscritos no Centro de Ciência e Tecnologia, com aulas duas vezes por semana no contraturno do ensino convencional, ministradas por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), aprendendo desenvolvimento de sistemas de robótica e programação web. A Coordenadora Pedagógica do Centro, professora Ailnete Nascimento, disse estar agradecida por este desafio. “Estou muito agradecida e feliz, pois vejo a evolução dos estudantes. Eles já estão na fase da produção de pequenos robôs e o grupo da web já está montando seus projetos. Então eu espero que 2019 seja um ano brilhante para todos nós”, conclui.

Gabriel dos Santos foi um dos alunos que apresentou seu projeto. “Quando eu e os colegas estávamos desenvolvendo projetos para apresentar na Ferocit, a gente não tinha nada disso, ou seja, uma internet de qualidade e todo esse apoio que temos agora. Com o Centro, temos mais incentivo para desenvolver ainda mais”, afirmou.

O Professor do IFRO, George Santos, acredita que o Centro se tornará referência para o Estado de Rondônia, Brasil e até para o mundo. “Essa oportunidade que a ESBR tem oferecido à comunidade tem um significado muito importante. Nós, servidores do IFRO, temos a missão de qualificar e transformar a sociedade e agora, com essa parceria, temos a oportunidade de trazer crescimento e investir na qualificação dos jovens de Nova Mutum Paraná e região. Isso nos dá um grau de satisfação muito grande porque é a realização do nosso trabalho”, ressalta.

Centro de Ciência e Tecnologia

O Centro de Ciência e Tecnologia – Colégio Tiradentes da Polícia Militar II está instalado num prédio de 1.800 m² em Nova Mutum Paraná, 120 km da Capital Porto Velho, e conta com laboratório de IoT (Internet das Coisas), laboratório de robótica, de informática, de alimentos, biblioteca, sala de estudos, wi-fi de alta velocidade e toda a infraestrutura necessária para os estudantes.

Para viabilização desta iniciativa, a ESBR investiu cerca de R$ R$ 2 milhões, subsidiados com recurso do subcrédito social do BNDES, firmou um convênio com o Governo do Estado de Rondônia, responsável pelo funcionamento e manutenção do espaço, sob a tutoria pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, e um Termo de Cooperação com o IFRO. As aulas no Centro foram iniciadas no dia 10 de outubro e o evento de inauguração oficial aconteceu no dia 6 de novembro.

Fonte - 030 - Regina Lopes

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.