News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 16 de Maio de 2021

Livre

APÓS PEDIDO DE RENÚNCIA, PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO DA DIOCESE DE CORUMBÁ

Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área episcopal.
Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018 - 10:01

Acolhendo pedido de renúncia de dom Segismundo Martinez Alvarez, a Nunciatura Apostólica no Brasil, informou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, a nomeação, pelo papa Francisco, do padre João Aparecido Bergamasco, atualmente vigário na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Fátima do Sul (MS), diocese de Dourados, como bispo da diocese de Corumbá.

Dom Martinez já completou 75 anos de idade, quando a renúncia é obrigatória. Ele comanda a diocese corumbaense há quase quatorze anos, um tempo de "dedicação, de muita alegria", tanto que vai continuar morando na cidade. "A não ser que me expulsem", brincou o bispo.

A posse do novo chefe da Igreja Católica de Corumbá deve ocorrer em dois ou três meses, isto porque padre João ainda será ordenado bispo. "Depois do Natal, os trâmites iniciam e ainda vai levar um tempo para que ele seja empossado", explicou Dom Martinez ao Diário Corumbaense. Até lá, ele continua à frente da diocese.

Padre João Aparecido Bergamasco

João nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá município de Tuneiras D’Oeste (PR). Ele é padre religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino) e atualmente é vigário na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul (MS).

Estudou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1990 a 1993. Padre Manoel fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.

Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã. Também integrou o Conselho Presbiteral. Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área episcopal. Em 2001, assumiu como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM). Foi reitor do seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o fim de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da gráfica e editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 voltou à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços. Em agosto de 2017 assumiu a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul. Com informações da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

Fonte - 010 - diarionline

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.