News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 17 de Maio de 2021

Livre

PROJETO ‘OPORTUNIDADE PARA O AMANHÃ’ RESSOCIALIZA ADOLESCENTES EM PORTO VELHO

O diretor-geral da unidade provisória, Alexandre Geber, explica que essa é uma grande oportunidade para os adolescentes que cumprem sansão provisória, que podem durar até 90 dias.
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018 - 15:34

Iniciativa surgida na Unidade de Internação Masculina Provisória de Porto Velho, o projeto ‘Oportunidade para o Amanhã’ objetiva estimular nos adolescentes que cumprem medidas de internação provisória o interesse por jogos de mesa e fomentar a participação em práticas musicais e culturais, visando a inclusão social e a ressocialização.

O diretor-geral da unidade provisória, Alexandre Geber, explica que essa é uma grande oportunidade para os adolescentes que cumprem sansão provisória, que podem durar até 90 dias. Por esse motivo o projeto tem sido muito importante para melhorar o atendimento, pois os adolescentes que  entram na unidade não sabem obedecer, não têm regras e nem limites. “Um projeto assim, com oficinas e palestras, resgata valores e traz oportunidade para eles aprenderem algo novo. Temos até um jovem que já aprendeu a tocar violão nas oficinas do projeto e vamos buscar parceiros para potencializar ainda mais esta importante iniciativa”, reforça.

Já o agente de segurança socioeducativo e idealizador do projeto, Antonio Gomes da Silva, informa que a ideia central do projeto é que, por meio de oficinas de música, artes, jogos de mesa  e palestras, os socioeducandos possam despertar o interesse pelo raciocínio lógico e rápido, desenvolvam habilidades voltadas à música e tenham contato com uma formação voltada para a participação e cidadania, despertando talentos, desenvolvendo protagonismo e autonomia, qualidades importantes nesta faixa etária. “Eles tem atividades ao longo de toda semana. São aulas de violão, duas vezes na semana; oficinas de jogos de mesa como xadrez e  banco imobiliário e um dia eles tem palestra, que antecede o dia da visita que recebem dos familiares. Já teve a etapa do campeonato de xadrez, com adolescentes motivados e participativos e o projeto tem sido um sucesso”, explica.

Motivação

As medidas socioeducativas têm natureza predominantemente pedagógica, circunstância que deve ser sempre observada na aplicação e na execução. A equipe da Unidade de Internação Provisória Masculina de Porto Velho está usando o projeto ‘Oportunidade para o amanhã’ de forma inovadora na busca da ressocialização dos adolescentes envolvidos com prática de atos infracionais.

As oficinas de jogos de mesa, as aulas de violão e as palestras motivacionais são esperadas com bastante expectativa pelos socioeducandos.

Para o adolescente J., de 17 anos, a oportunidade que está recebendo é de muita valia, como as aulas de violão e os jogos. “Fui campeão no primeiro contato que tive com o jogo banco imobiliário e trabalhei muito com a cabeça, com o cálculo da matemática e raciocínio. Com os aprendizados que estou tendo aqui vou mudar, pois não quero ir pra unidade sentenciada e muito menos para um presídio, mas sim  quero melhorar e ajudar minha família”, relata.

Já o adolescente G., de 17 anos, fala emocionado do ‘Oportunidade para o Amanhã’ e  da atenção diferente que está recebendo. Ele disse que nunca havia tido contato com o violão e que em um mês já aprendeu a tocar algumas músicas, além de jogar o xadrez. “ Parece um sonho, estou tocando músicas que gosto. E jogar xadrez é muito bom, pois diferente do jogo de dama, a gente tem que saber se defender e não só atacar. Estou agradecido pela oportunidade que estão me dando aqui e quando sair vou mudar”, comenta.

Fonte - 030 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.