News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 16 de Maio de 2021

Livre

CONHEÇA O GADO NELORE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PECUÁRIA BRASILEIRA

Estima-se a força produtiva do gado Nelore seja de 80% de toda carne produzida em todo o país, o consolidando de maneira forte como o mais importante boi importado para cá.
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2018 - 14:25

A raça Nelore é a mais popular raça de zebuínos de corte no Brasil. Mas, apesar de ser muito conhecida, dentro de fora do meio pecuarista, o que muitos não sabem é o tamanho do expressivo valor desse gado para a produção de carne no país.

Estima-se a força produtiva do gado Nelore seja de 80% de toda carne produzida em todo o país, o consolidando de maneira forte como o mais importante boi importado para cá.

Origem da raça

A origem do gado Nelore está na Índia. Ele foi gerado a partir de 7 outras raças indianas e, desde que chegou ao Brasil até os dias de hoje, passou por um profundo aperfeiçoamento genético.

A primeira importação do raça aconteceu na década de 1930 e se repetiu duas vezes trinta e trinta e dois anos depois, em 1960 e 1962. As segundas importações foram mais benéficas, pois coincidiram com uma expansão de território brasileiro que foi extremamente decisiva para o bom cultivo dos animais.

A adaptação da raça ao clima o do país também chamou a atenção dos primeiros pecuaristas a terem contato com esses animais. Apesar de terem vindo do hemisfério oriental, são desde sempre muito resistentes a parasitas, insetos sanguessugas e ao calor excessivo da América do Sul — isso porque a sua pelagem é rapidamente substituída de acordo com o ambiente em que está.

Características do gado Nelore

Entre suas milhares de características, a boa maternagem é uma das mais atrativas. Possuem, ambos os sexos, grande capacidade reprodutiva e por um longe período.

Os bezerros característicos dos Nelore são muito rápidos ao se tornarem independentes após o parto e têm sempre porte pequeno, o que diminui a incidência de problemas no nascimento. As fêmeas da espécie tendem a possuir uma abertura pélvica excelente e são muito maternais, possuindo enorme instinto de preservação de seus filhotes, os imunizando logo após seus primeiros momentos de vida com a amamentação. Esse instinto diminui a mortalidade dos bezerros enquanto ainda bebês.

Principal produtora de carne do mundo

Segundo pesquisa da ANCP, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, o gado Nelore será no futuro o principal produtor de carne de todo o mundo, ultrapassando as fronteiras brasileiras e indianas. O desafio atual está em identificar os melhores animais e  multiplicar a genética mais propensa a produzir a melhor carne.

Para saber mais sobre o futuro da raça e de seus cruzamentos, acesse o link.

Fonte - Aline Matos /NewsRondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.