News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 11 de Maio de 2021

Livre

ARTES MARCIAIS TRAZEM BENEFÍCIOS TANTO PARA CRIANÇAS COMO PARA ADULTOS

Antes de inscrever o pequeno em um esporte de luta, os pais precisam descobrir qual é o real interesse da criança naquela modalidade.
Segunda-Feira, 03 de Dezembro de 2018 - 15:20

A paixão por artes marciais vem desde pequeno. Embalada por filmes e desenhos no cinema e na televisão, as crianças despertam cedo o interesse nos esportes de luta. São através destas influências da cultura pop que os pequeninos buscam as artes marciais como uma forma de se aproximar dos seus personagens favoritos.

Os pais aproveitam os interesses dos filhos para estimularem a prática esportiva. Na verdade, a procura pelos esportes de luta vem crescendo por oferecer aos pequenos um desenvolvimento pessoal, social, físico. É através do esporte que a criança adquire formação de caráter e aumento da autoconfiança, além de ser ótimo para defesa pessoal. Essa nova atividade precisa ser trabalhada em conjunto com as brincadeiras, que variam de acordo com a idade da criança. Tudo pelo bom desenvolvimento infantil do pequeno.

Antes de inscrever o pequeno em um esporte de luta, os pais precisam descobrir qual é o real interesse da criança naquela modalidade. O pequeno não pode se sentir forçado a praticar aulas sem gostar. É de extrema importância a criança demonstrar algum interesse no esporte.

Outro fator importante que precisa ser avaliado pelos pais é a escolha da escola que a criança aprenderá o esporte. Ela precisa apresentar uma estrutura adequada e professores capacitados, que também tenham jeito com crianças. O professor precisa estar afiliado a alguma confederação/federação do esporte. Assim os pais podem conferir o histórico do professor.

Os benefícios das artes marciais

Especialistas indicam que cinco anos é a idade perfeita para a criança começar a praticar as artes marciais. Se for escolher o karatê, por exemplo, o pequeno pode começar até com 3 anos. Tudo depende do grau de concentração da criança.

Mas quais os benefícios das artes marciais? Com as práticas esportivas, as crianças aprendem fundamentos básicos da cultura asiática, que foca na disciplina benéfica para a saúde mental e física dos pequenos. Sua prática vai além da habilidade e técnica. Com o esporte, eles conhecem várias regras de conduta, o que é importante para um treino eficiente.

Quem pratica artes marciais sabe que a saúde é um dos pilares fundamentais. Nos esportes de luta, as crianças trabalham toda a musculatura do corpo, incluindo o sistema cardiovascular. Elas são estimuladas a terem autodisciplina e concentração.

Diferente que muita gente pensa, as crianças não aprendem só a dar socos, chutes e pontapés. O respeito com os seus colegas e seus oponentes é o “golpe” mais importante ensinado pelo instrutor de qualquer arte marcial. Não é a toa que, para iniciar uma luta, os rivais se cumprimentam antes do embate. Isso é evidenciado com muita clareza para as crianças. O respeito com o próximo, pelos pais e com os amigos também é trabalhado durante a aula.

A competitividade também é trabalhada para mostrar a importância de competir sempre respeitando o seu oponente. A prática de artes marciais desde pequeno estimula também o desejo de transformar isso em algo mais duradouro, virando até uma carreira profissional. Projetos sociais pelo Brasil que trabalham na formação de novos atletas acabam rendendo frutos e conquistando medalhas.

A possibilidade de conquistar títulos e premiações é exatamente um dos fatores que mais estimula crianças e jovens a aprenderem e se aperfeiçoarem na prática de um esporte.

Artes marciais na melhor idade

Praticas esportivas são super indicadas para pessoas de todas as idades, principalmente para quem já passou dos 50 anos. O que muita gente não sabe é que praticar artes marciais é muito eficaz junto a pessoas de mais idade. É isso mesmo! Kung fu, Karatê, aikido, jiu-jítsu e tai chi chuan praticadas com o devido cuidado são garantia de vitalidade e prevenção de doenças.

Hoje, as artes marciais são ferramentas importantes para muita gente que deseja ter uma vida saudável. Ela combate o sedentarismo, a obesidade e as disfunções alimentares do praticante. Seu corpo funciona melhor, o que gera melhoras em outros aspectos como espírito e alma. Para pessoas com mais de 50 anos, isso se torna fundamental para continuar vivendo de forma feliz, saudável e tranquila.

Com as artes marciais, a pessoa fica protegido das doenças e ganha em movimento, agilidade e flexibilidade. São muitos os benefícios, trabalhando não apenas o físico, mas também o psicológico. Todas as lutas possuem características únicas, que desenvolvem muitas disposições físicas que uma pessoa com mais de 50 anos precisa ter para conseguir qualidade de vida. Os esportes de luta são ótimos para melhorar o raciocínio, concentração, raciocínio e disciplina. 

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.