SEGUNDA-FEIRA, 18/03/2024

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA

Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

Publicado em 

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

De repente, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR começa a aparecer nos noticiários e principalmente nas mídias sociais com freqüência, coisa que há muito tempo não acontecia. Tudo isso se deve, a eleição da jornalista professora, Sara Xavier como presidente. Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Conversamos com a Sara quarta feira passada 28, na sede do Sindicato que fica numa sala do estádio Aluizio Ferreira e quase não conseguimos gravar a entrevista, com tanto colega querendo ser atendido pela presidente. wattsapp, celular, ao vivo a mulher tinha que se virar nos trinta. “Ainda bem que o vice Cavalcante passa o dia aqui e me ajuda muito a atender todo mundo”. E assim foi, que, contando com a participação do fotógrafo Roni Carvalho, do agora vídeo maker e repórter Analton Alves o Da Silva mais o fotógrafo Marquinhos Freire conseguimos a entrevista que segue:

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Zk – Quem é a Sara?

Sara Xavier – Sou uma senhora que já tem o cartão de idosa para estacionar. Completei 60 anos no dia 12 de novembro. Nasci numa cidade chamada Campina da Lagoa no Paraná, que fica perto de Cascavel e Foz do Iguaçu. Na verdade, nasci, cresci e vivi naquele pequeno mundo e quando completei 18 anos, fui pra Londrina pra fazer jornalismo.Me formei em 1981 e vim pra Rondônia.

Zk – Por que Rondônia?

Sara Xavier – Tiveram alguns fatores, um deles foi à onda do convite “Vem pra Rondônia”! Quando estava terminando o curso de jornalismo, no 7º período, tinha uma coisa chamada Projeto Rondon que era ligado ao Ministério do Interior e nosso Campus era uma cidade chamada Limoeiro do Norte no Ceará, passei uns 40 dias lá, foi quando o Ministério despertou o interesse de alguns profissionais a vir pro Novo Eldorado que era Rondônia, isso foi o fator preponderante pra mim. O segundo fator preponderante, foi que eu tinha uma irmã que morava aqui. Também, na região que eu vivia próximo a Foz do Iguaçu, o pessoal veio muito pra cá, em especial para o sul.

Zk – Quanto a emprego?

Sara Xavier – Naquela época a oferta de emprego e o valor do salário era muito interessante. Sou de uma família meio bandeirante, minha avó paterna era carioca e meu avô mineiro, eles vêm pro norte do Paraná por conta do café, depois voltam pro estado de São Paulo. A família da minha mãe vem de Minas Gerais pra São Paulo e ela e meu pai se conhecem e então meu pai foi pro estado do Paraná pra essa cidade pequena. Meu pai lia muito, uma das pessoas mais cultas que já conheci, porém quem tinha o sangue de empreendedora era minha mãe.

Zk – Você chega a Rondônia como jornalista e foi trabalhar com quem?

Sara Xavier – Cheguei em 1982 e todo mundo, tinha um emprego no ex território federal de Rondônia e fui trabalhar, fazendo assessoria de imprensa na prefeitura municipal de Jaru. Lembro que tinha que vir até Porto Velho e dependia de autorização de algumas pessoas, entre elas o Chiquilito Erse que era quem autorizava os contratos; Naquele tempo se falava no Paraná, que Rondônia era muito longe, já eu acho que não, aqui é o começo do mundo a gente está mais perto do meio do mundo por ficar perto da linha do Equador. Tive experiência tanto escrevendo para jornal impresso, como para TV e experiência no rádio, porém meu ponto forte sempre foi a assessoria de imprensa, apesar de ter uma paixão muito grande por rádio. Lembro que quando era criança, minha família que é de origem presbiteriana, tinha as rádios na cidade de Campo Mourão e tinha os programas da igreja e eu gostava muito de participar daquilo. Até hoje, (é uma coisa que estou confessando pra você). Tive um colega chamado Sérgio Pontes um jornalista do Ceará e ele gosta de esporte, e ele dizia: “O rádio é uma maravilha, é o veículos mais rápido, quando chegar o fim do mundo, o rádio vai dizer, ‘chegou o fim do mundo’ e só depois o mundo acaba”.

Zk – Como surge a professora Sara?

Sara Xavier – Isso é uma coisa interessante, sempre achei a sala de aula como minha hora do recreio, era o intervalo que tinha na minha vida, tudo tem um peso muito grande, eu preparava minha aula e ia pra sala de aula e era uma delícia, aprendia muito mais com cada aluno, com cada turma. Lecionei na Uniron e na Faro.

Zk – Vamos dar um salto no tempo, para falar da Sara Xavier agora presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR?

Sara Xavier – Isso é um mistério, nem eu entendo como cheguei aqui, ainda hoje estava refletindo: Nessa mesma época o ano passado não passava pela minha cabeça estar no SINJOR. Em 2011 me aposentei e estava pesando 140 quilos, tinha dificuldade de atravessar a rua, eu esperava a morte com 52 anos, então me afastei, comecei a fazer um tratamento de saúde e começo melhorar minha condição física, nesse período passei a ler muito e fazer todas as coisas que gostava, aposentado não tem hora pra nada, é você que faz sua hora e isso é muito prazeroso. Em 2016, encontrei muitos ex alunos e eles falavam: “professora ta tão difícil a profissão”; faziam algumas conjecturas, algumas reclamações e um dia peguei meu diploma que estava guardado e chorei em cima dele: Meu Deus, será que fui mentirosa em sala de aula, sempre acreditei nessa profissão, ela garantiu a renda na minha mesa, depois que me casei o complemento da renda o pão de cada dia, nunca tive nenhum problema. Meu Deus, será que parei muito cedo?

Zk – E a resposta?

Sara Xavier – Quando foi na semana do Natal do ano passado, encontrei uma pessoa no super mercado que me disse: “Você vai ser a próxima presidente do SINJOR”, respondi: Tenho o maior respeito pelo que você está me dizendo, mais isso é uma coisa impossível, estou aposentada e não tenho a menor vontade de ter um horário a cumprir, não tenho a menor vontade de me manifestar publicamente em nome de uma categoria. Essa pessoa voltou a falar algumas vezes comigo, outros colegas entraram em contato. No mês de abril deste ano, fizeram uma reunião no SINJOR e me convidaram e eles disseram: é pra você aceitar a concorrer a presidência do Sindicato, respondi: Não estou louca, não vou fazer isso.

Zk – Então?

Sara Xavier – À noite, sentei com minha filha e meu marido, e disse, que havia recebido uma intimação pra ir la no Sindicato e aceitar ser cabeça de chapa para ser presidente.

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Falei, vou a reunião amanhã, só que vocês vão me dar sustentação. Vou dizer que não quero e vocês vão dizer que também não querem. Eles concordaram! Me acordei, três e meia da manhã, com uma dor num dente que havia tratado há três meses uma coisa sem explicação, naquele momento, o único nome que veio a minha cabeça foi o do Marcelinho Freire liguei pra ele e pedi, que ele avisasse o pessoal que não tinha como ir a reunião. Resultado: perdi o dente e então marcaram outra reunião e mais outras e sempre me preparava pra dizer não. Aí comecei a pensar, será que é a forma que tenho de ajudar os meus colegas, será que é um sinalizador.

Zk – Finalmente?

Sara Xavier – Quer saber de uma coisa, vou levar minha filha comigo e ela vai me ajudar a dizer esse não. Pedi licença aos diretores para ela participar da reunião e eles concordaram, ela saiu da sala ligou pro pai e ao voltar, bateu no meu ombro e disse:

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Mesmo assim disse: vou pra casa pensar se aceito ou não. Em casa chegamos a um denominador comum e concordei a tocar o Sindicato até onde der. Me candidatei e fui eleita e estou aqui pedindo a Deus graça e sabedoria  pra poder fazer.

Zk – Sabemos que a maioria dos jornalistas estavam afastados do Sindicato e com a sua eleição, praticamente todos estão voltando e se regularizando. Como você recebe esse apoio?

Sara Xavier – Recebo como uma gratidão muito grande, primeiro, porque me sinto muito pequena para uma tarefa tão grande, porque pra mim o jornalista é uma das pessoas mais importantes que existe, você não vive sem o jornalista, você passa anos sem ir ao médico, sem nunca precisar de um engenheiro, sem precisar de um advogado mas, o jornalista você precisa todo dia. Participei de um evento no Mistério Público e o Procurador Samuel Alvarenga nos cumprimentar dizendo: “Vocês são os encarregados de contar a verdade para a sociedade”. É um peso muito grande.

Zk – Para encerrar. Como está o SINJOR hoje?

Sara Xavier – Está tomando uma dimensão que não consigo mensurar, a toda hora chamo um diretor, um colaborador, para me ajudar, não consigo mensurar sozinha. Esses dias, o presidente da Fecomércio com o diretor do SENAC fizeram questão de tomar o café da manhã com a gente e sentaram a mesa de reunião, os jornalistas correm aqui. Recebemos visitas de autoridades praticamente todos os dias. Os colegas do interior estão se regularizando, é um negócio impressionante. Essa classe é muito grande e poderosa. Me sinto pequena para essa representatividade toda. A confiança que os colegas depositaram em mim não tem preço.    

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jornal da USP destaca pesquisa de fóssil de tartaruga gigante encontrado em Rondônia

A reportagem enaltece as dimensões impressionantes do animal com tamanho estimado entre 1,8 e 2m e que pode ter convivido e sido predado pelos povos que habitavam a região entre 14 e 9 mil anos atrás.
L

Emprego: Rondônia com saldo positivo de carteiras de trabalho assinadas no mês de Janeiro

Segundo a autarquia, o saldo foi de 13.394 admissões e 13.205 demissões.
L

Exclusivo: sete pessoas estavam no voo que caiu no Acre

Uma delas não resistiu e morreu em decorrência dos ferimentos. Outras três seguem em estado grave e já foram encaminhadas para Rio Branco.
10
Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril.
L
Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Além dos consumidores, quem agradece a volta do leite de saquinho é o planeta.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Potencial de Mercado do País: Indicador mostra Rondônia na 17ª posição

Desafios e oportunidades no último lugar do Norte no ranking de competitividade 2023.
L
Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Descubra os sabores do Tambaqui na Vila Calderita com pratos tradicionais e inovações gastronômicas.
L
Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

Inmet prevê pancadas de chuvas em Rondônia entre os dias 18 e 25 de março

Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana.
L
Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Existem relatos de mortos e feridos.
L
O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

É por essa razão que o advogado está no tripé que forma o Poder Judiciário: Ministério Público, Magistratura e a Advocacia, que, a meu ver, é a minha vocação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições para Processo Seletivo de Instrutores do Idep encerram neste domingo

Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo de Bolsistas Instrutores
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

Parlamentar defende mais investimento em infraestrutura e escoamento da produção
L
Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

O pedido de informações foi motivado por uma série de reclamações recebidas pelo gabinete do deputado, vindas de alunos da UNIR, apontando para a inatividade do restaurante.
L
Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Deputada Cláudia de Jesus elogiou iniciativa do governo Lula
L
Assessoria

LEBRINHA: Hospital Santa Marcelina recebe R$350mil para fortalecer atendimento médico

A dedicação Irmã Lina e de toda a equipe é verdadeiramente inspiradora.
L
Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Distrito fica situado às margens do Rio Abunã e tem sido afetado pela falta de manutenção adequada.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

URGENTE: Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Polícia.
10
Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

O militar seguia de moto pela Avenida Rio de Janeiro, quando um carro invadiu a preferencial e causou a colisão, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
14
Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

O motorista do Corolla teria avançado a preferencial pela Rua José Camacho, fazendo os dois homens que estavam na moto, bater em cheio no veículo.
12
URGENTE: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

ATUALIZADA: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

De acordo com a PRF, o coletivo transportava cerca de 20 passageiros que saíram de Humaitá com destino a Porto Velho.
12

SEPARAÇÃO: Policial Civil invade casa, ameaça matar ex-mulher e promete suicídio

O caso aconteceu no domingo (17), no bairro Caladinho, zona sul da capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE RETINA E VITREO DE RONDÔNIA – EIRELI

Licença Ambiental de Operação N° 243 SOL/DLA
L
Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Também integraram a comitiva do TCE, os técnicos, Moisés Rodrigues Lopes, Aparecida de Oliveira, Oscar Carlos e Antônio Robespierre.
L
IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

Para Naomi Elster, diretora de pesquisa da Prostate Cancer Research, o resultado indica uma nova forma de combater o câncer.
L
Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Em termos percentuais, 50% dos habitantes da região estão em risco.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Emoções e Conflitos em Renascer

Relações Complexas e Novas Paixões Despertam na Rotina dos Personagens
L
Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Kremlin diz que russos estão unidos em torno do presidente
L
O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O crédito acumulado de ICMS é um dos maiores problemas tributários das empresas acumuladoras de crédito.
L
Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Presidente Miguel Diaz-Canel pediu diálogo.
L
"Falta muito para se fazer", diz Lula ao abrir reunião ministerial

“Falta muito para se fazer”, diz Lula ao abrir reunião ministerial

Para o presidente, país foi “abandonado” pelo governo anterior
L
Morre a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica, aos 37 anos

Morre a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica, aos 37 anos

Conhecida como Peixinha, ela faleceu após parada cardiorrespiratória
L