News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Livre

DETRAN DE RONDÔNIA TEM O MAIOR PROJETO DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO DO PAÍS

A premiação de Porto Velho será entregue no dia 4 de dezembro, na Escola Estadual Major Guapindaia.
Quinta-Feira, 29 de Novembro de 2018 - 12:04

Estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede estadual recebem premiação de concurso do Programa de Incentivo à Leitura e Produção Textual Livro Carta Mural - Ler e escrever com prazer, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN e Secretaria de Estado da Educação – SEDUC.  A premiação de Porto Velho será entregue no dia 4 de dezembro, na Escola Estadual Major Guapindaia.

Ao todo foram mais de 25.000 participantes sendo alunos do Ensino Fundamental, de 27 escolas da rede estadual de Porto Velho, outras nove escolas de Ariquemes, 10 escolas de Cacoal e mais nove escolas de Jaru, totalizando mais de 200 turmas. Com esses números é considerado o maior projeto de educação de trânsito realizado no país.

O projeto é um composto pedagógico transversal com a abordagem de educação preventiva, de conscientização para a redução de acidentes e a segurança no trânsito, conduzidas por meio de atividades de leitura e escrita, conforme o material literário-pedagógico produzido no formato livro-carta e as estratégias de trabalho do Programa de Incentivo à Leitura. O elemento central da estratégia didático-pedagógica é a leitura sequenciada do capítulo de uma carta-e-narrativa, tal como num folhetim ou novela.

O diretor geral do DETRAN, Paulo Mota, participou da premiação dos vencedores nas etapas do interior em Cacoal, Jaru e Ariquemes. O diretor considerou o projeto como importante mecanismo de mudança de comportamento dos condutores. Segundo explicou, os estudantes já estão inseridos no trânsito como pedestres, ciclistas e caronas, e a curto tempo já estarão no trânsito como condutores. “Queremos que esses futuros motoristas sejam melhores do que atual geração, e que os índices de acidentes em Rondônia estejam em constante diminuição”, considerou.

Premiação para os alunos finalistas

Os prêmios mais significativos serão entregues ao campeão dos campeões do 6º, 7º, 8º e 9º ano, entre todas as escolas. Os três alunos vencedores do concurso, o campeão dos campeões do 6º, 7º, 8º e 9º ano, entre as 55 escolas, serão premiados com telefones celulares tipo smartphones, bicicletas e vales livros. A escola que melhor desempenharem as atividades que lhes foram apresentadas como desafios: 1) levantamento dos meios de transporte utilizados pelos alunos; 2) mapeamento do entorno da escola em relação às condições de trânsito e 3) campanha de uso da faixa de pedestre, receberão uma impressora jato de tinta.

Fonte - 010 - Matheus Rodrigues

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.