News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 11 de Maio de 2021

Livre

SERVIDORES DO TJRO PARTICIPAM DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO

“A Inteligência Artificial e a era da tecnologia nos cartórios”, foi o tema principal do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro
Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2018 - 09:14

“A Inteligência Artificial e a era da tecnologia nos cartórios”, foi o tema principal do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, realizado semana passada em São Paulo e que teve a participação dos servidores André de Souza Coelho, Domingos Sávio Teixeira do Nascimento e Fabiane de Souza Marques, lotados na Coordenadoria do FUJU - Fundo de Informatização, Edificação e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Promovido pelas Associações dos Notários e Registradores do Brasil e de São Paulo, o evento, considerado o principal da atividade extrajudicial brasileira, contou com a presença dos ministros Alexandre de Moraes, do STF e Humberto Martins, do STJ, além de representantes das Corregedorias Estaduais e da Corregedoria Nacional de Justiça.

Uma série de palestras, ministradas por especialistas e autoridades do segmento, abordaram panoramas e desafios para o segmento dos registros e das notas para os próximos anos.

Ao se pronunciar, o ministro Humberto Martins, corregedor nacional de justiça do STJ, destacou que as formas de trabalho tradicionais serão significativamente alteradas e as atividades rotineiras serão fortemente modificadas. O ministro disse, ainda, que é preciso investir na formação dos futuros práticos do direito, tendo em vista que eles necessitarão, cada vez mais, estar preparados para lidar com as novas tecnologias.

O ministro Alexandre de Moraes destacou o papel colaborativo dos cartórios ao recomendar a utilização de parcerias com serventias extrajudiciais, tendo em vista que detém expertise, fé pública, concurso público e flexibilidade para atuação.

Palestrante do evento, o jornalista Gerson Camarotti enfatizou que os cartórios realizarão um importante papel na desburocratização dos atos. Segundo ele, um simples inventário que antes levava anos para sua resolução, hoje pode ser finalizado rapidamente”. Camarotti acredita que os cartórios podem ter um papel fundamental para ajudar o governo a fomentar o País.

De acordo com o servidor Domingos Sávio Teixeira do Nascimento, “o evento contribuiu para a atualização e capacitação da equipe que auxilia o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e Juízos Corregedores Permanentes das Comarcas, na realização das correições, fiscalizações e inspeções nos serviços extrajudiciais, fortalecendo a comunicação e integração dos membros da equipe, bem como oportunizando trazer, para o Tribunal de Justiça de Rondônia boas práticas adotadas por outras Corregedorias no âmbito Nacional”.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.