News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 16 de Maio de 2021

Livre

DEPUTADO ANDERSON DO SINGEPERON REALIZA SESSÃO SOLENE NA QUINTA-FEIRA

Honraria será entregue a agentes penitenciários da unidade prisional Milton Soares de Carvalho e ao Gape
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018 - 18:00

O deputado Anderson do Singeperon (Pros) requereu a realização de sessão solene para quinta-feira (22), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa para entrega de votos de louvor aos agentes penitenciários da unidade prisional Milton Soares de Carvalho, ao Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), por ato de bravura e a servidores da Sejus.

Segundo o parlamentar, os agentes do Gape atuam no presídio Milton Soares de Carvalho, em homenagem a um agente penitenciário, que atuou por 15 anos e faleceu em 2016, mas deixou sua marca como profissional dedicado. É um grupo de elite formado por agentes selecionados, através de curso de formação.

A homenagem a estes servidores ressalta Anderson, é pela atuação no presídio Milton Soares onde colaboraram com a contenção a um princípio de rebelião em 9 de junho deste ano. Neste dia, mais de cem apenados amotinados, após arrancarem as portas das celas, investiram contra os agentes plantonistas e tentaram alcançar o centro da unidade onde estavam cerca de 60 visitantes e apenados de facção criminosa adversa aos amotinados.

Chamados para auxiliar na contenção, os agentes do Gape que impediram o avanço e colocam fim à rebelião. Desta forma “conseguiram salvaguardar suas vidas e a dos visitantes”, destacou Anderson que irá homenagear 87 servidores da unidade prisional participantes do Grupo Especial.

Por atuação relevante no Sistema Penitenciário do Estado o parlamentar também entregará voto de louvor ao agente Ruy Delvan Ribeiro de Almeida que ocupa atualmente o cargo de diretor do Centro de Ressocialização de Ariquemes. Ele já foi diretor do Urso Branco em Porto Velho, membro do Coger e diretor da Colônia Penal Ênio Pinheiro, também na capital.

Por último serão agraciados os servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), integrantes do Núcleo de Visita pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Penitenciário, através da modernização dos procedimentos administrativos de visitação aos reeducandos com a implantação do Sistema de Visita Unificada.

O sistema oferece de forma organizada e eficiente praticidade a todos os envolvidos, e cria um padrão de procedimentos. Assim, o visitante tem um documento único em uma base de dados unificada, com rapidez no atendimento e a facilidade de ter o sistema disponível pela internet.

O sistema conta com controle de acesso individual, cadastro de reeducando e visitante, controle de medidas disciplinares, responsáveis autorizados a ter acesso às unidades com menores de idade, autorização de cônjuges e relatórios diversos. Atualmente está em operação em Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Buritis e Machadinho do Oeste e em fase final de implantação em Vilhena, Colorado e Cerejeiras.

Por todo o trabalho desenvolvido, o parlamentar requereu o voto de louvor aos oito servidores envolvidos na elaboração do sistema que facilitou todos os procedimentos de visitas em unidades prisionais.

Fonte - 015 - ALE/RO - DECOM

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.