News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021

Livre

PROFISSIONAIS DE PRESIDENTE MÉDICI RECEBEM FORMAÇÃO EM CURSO DE METODOLOGIA

Profissionais de Presidente Médici recebem formação em curso de metodologia para ouvir crianças e adolescentes em processos judiciais
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 - 16:54

Durante os dias 8 e 9 de novembro, aconteceu no fórum de Presidente Médici a segunda turma do curso “Metodologia para Ouvir Crianças e Adolescentes em Processos Judiciais”, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). A atividade é voltada a pessoas que atuem no sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes, já tendo sido realizada em Guajará-Mirim, em setembro.

Participaram da formação promotores de justiça, conselheiros e membros do conselho tutelar, equipe psicossocial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e representantes de escolas públicas de Presidente Médici, além das equipes dos núcleos psicossociais do CREAS, CRAS e conselho tutelar de Castanheiras, que também faz parte da comarca. O curso foi ministrado pelos servidores do TJRO Leandro Fonseca, psicólogo do núcleo psicossocial de Pimenta Bueno, Janaíne Bernardi e Eliane Basso, assistentes sociais do mesmo núcleo.

Leandro conta que, no primeiro dia, os assuntos foram a família e os processos de testemunho, além das capacidades cognitivas da criança e do adolescente no momento em que testemunha. “Falamos sobre as habilidades e competências necessárias como requisitos para as pessoas que coletam o testemunho de uma criança e de um adolescente”, complementa.

No segundo dia, foi realizada uma parte mais prática e interativa do evento, sobre métodos de entrevista não-revitimizante e que causam menos prejuízo na coleta da memória, ou seja, que minimizam as chances de constituição de falsas memórias e perturbação do relato da criança ou adolescente. Leandro diz que são utilizados vários modelos de entrevista, mas a oficina é centrada no treinamento principalmente no modelo PEACE, método de “entrevista cognitiva melhorada” (do inglês: Planejamento e preparação; Engajar e explicar; Relato, clarificação e desafio; Fechamento da entrevista; e Avaliação). Ao final, foi abordada a questão dos cuidados às pessoas que cuidam de crianças e adolescentes, para evitar sofrimento psicológico em razão da exposição psíquica e emocional em ambientes estressantes.

Marcos Rodrigues, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanheiras, estava muito satisfeito com o curso: “Tem sido de grande valor e aprendizado, porque a nossa forma de trabalhar, ouvir e entender o contexto geral de um assistente social nessa área precisa de muitas orientações para que venha a melhorar e levar a esse entendimento daquele que a gente está atendendo, de forma a não provocar um desencontro entre realidade e o entendimento do profissional, do técnico”. Segundo ele, a formação abre o leque de compreensão e fomenta o desenvolvimento relacionado à assistência social e ao atendimento técnico junto à comunidade.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.