QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

DIÁRIO DA JÚ: EM ALGUM MOMENTO VOCÊ VAI ACORDAR DO PESADELO. NÃO DESISTA!

Tem novidade no TPM Blog! Contamos com a participação da nossa nova colunista, a jornalista Juliana Figueiredo, que trará em sua página, relatos de uma vida real. Acompanhe o Diário da Jú!

Publicado em 

DIÁRIO DA JÚ: EM ALGUM MOMENTO VOCÊ VAI ACORDAR DO PESADELO. NÃO DESISTA! - News Rondônia

DIÁRIO DA JÚ: EM ALGUM MOMENTO VOCÊ VAI ACORDAR DO PESADELO. NÃO DESISTA! - News Rondônia

Eu tenho um problema… Um problema sério e hoje vou falar sobre ele. Me chamo Juliana, tenho 41 anos, jornalista, servidora pública, mãe de dois rapazes lindos e super diferentes um do outro, o Felipe, de 22 anos e o Pedro Paulo, de 20, meus maiores tesouros. Sou filha da Maria Lúcia, mulher sofrida que hoje mora em um plano superior ao nosso e a razão da maior dor que já senti, sinto e sempre sentirei, até o meu último suspiro de vida. Sou filha do Walter, um figuraça por quem tenho grande amor, irmã do Rodolfo e do Rafael, os caras mais incríveis que eu conheço e meia irmã do Bruno, da Anielly e do Junior, pessoas do bem e que têm de mim um amor incondicional, mas que raramente consigo expressar. Sobrinhos tenho quatro, Lucas (do Rodolfo), Valentina (da Anielly) e João e Maria (do Bruno). Infelizmente a nossa convivência não é diária, mas nutro por eles afeto e o desejo de que se tornem bons adultos, pessoas do bem e de caráter, como seus pais.

DIÁRIO DA JÚ: EM ALGUM MOMENTO VOCÊ VAI ACORDAR DO PESADELO. NÃO DESISTA! - News Rondônia

Tenho pouquíssimos, porém, bons e fiéis amigos e arrisco dizer que alguns, são como verdadeiros irmãos. Sobre minha personalidade, diria que extrovertida é uma das minhas principais características. Sim! Eu faço as pessoas sorrirem, na maioria das vezes. Porém, também tenho um lado frio, impulsivo, rancoroso, explosivo ao extremo e, às vezes, até violento. Por outro lado, no sentido afetivo da coisa, sei que tenho um bom coração. Quando eu gosto, gosto muito, quando eu amo, amo muito, se é pra defender, proteger, cuidar, comigo não tem essa de “medir consequências”, e é bem aí que entra o tal lado agressivo. Mas não se engane! Posso até ser uma leoa que defende e protege os seus, mas não sou carinhosa, com ninguém! Com exceção do que diz respeito à intimidade entre um casal, abraço, beijo, carícia ou qualquer outro tipo de contato físico muito próximo, me causam o que eu chamo de “agunia”. Mas confesso! Eu queria muito ser carinhosa, talvez aprender a ser, ofertar ternura aos meus filhos, irmãos, meu pai, amigos, mas, definitivamente, não sou, não sei fazer! E isso me faz mal! Muito mal! Acredito, inclusive, que este é um dos principais fatores que alavancaram o “problema” que mencionei no início do texto.

DIÁRIO DA JÚ: EM ALGUM MOMENTO VOCÊ VAI ACORDAR DO PESADELO. NÃO DESISTA! - News Rondônia

São milhares os artigos, matérias, livros, teses, pesquisas, estatísticas e tantos outros meios que abordam o tema depressão, suas causas, consequências e possíveis tratamentos. No meu caso, eu sei bem quando, o motivo e o que desencadeou meu quadro. Foi em maio de 2013, com a morte da minha mãe e a culpa que, desde então, carrego comigo. Eu nunca me perdoarei por não ter conseguido ser uma filha melhor, mais carinhosa, atenciosa, dedicada. Nos nossos 37 anos de convivência, poucos foram os abraços, os beijos, o afago no cabelo, o olhar de ternura… Dilacerante lembrar disso. Mas não foi apenas isso, alguns traumas da infância, somados a outros fatores, ajudaram a potencializar o que, até então, eu entendia como uma fase difícil, que logo passaria. Não! Não passa! Não passa e a tendência é piorar, se agravar e chegar a um ponto onde você já não encontra em nenhum lugar, motivos para continuar a viver. É uma dor horrível, diária, profunda, um vazio perpétuo, um enorme labirinto sem saída.

É você estar em meios a inúmeras pessoas, se divertindo, sorrindo e mesmo assim, sentir uma solidão que sufoca, maltrata, judia, desespera. É você chegar ao trabalho feliz da vida, espalhando calorosos ‘bom dia’ e, ao mesmo tempo, sentir que essa não é você, que na verdade você está lá dentro do seu corpo, sentada em um quarto escuro, acuada, morrendo de medo de não ser forte o suficiente para suportar e atender as expectativas e cobranças exteriores. Creio que por isso os números de suicídios crescem absurdamente todos os dias. Uma pessoa depressiva não se mata porque não quer mais viver! Ela se mata porque não aguenta mais sofrer!

É uma dor invisível e pouquíssimas vezes alguém identifica um parente, um amigo, um conhecido com quadro de depressão. Por essa razão, uma das frases mais relacionadas ao suicídio é: “Nossa, mas ela parecia tão bem!”. É claro que em alguns casos, a pessoa deprimida demonstra sinais, pedidos de socorro silenciosos, mudança de comportamento, mas nem sempre é assim. Eu, Juliana, para fugir de pensamentos destrutivos e evitar o sofrimento das pessoas que amo e precisam de mim, encontrei uma válvula de escape: a compulsão alimentar. Eu não tenho um histórico de obesidade, mas também nunca fui magérrima. Minha obesidade chegou logo após a morte da minha mãe. Cheguei aos 111 quilos e uma saúde deprimente.

Na cirurgia bariátrica, enxerguei a possibilidade de me dar mais uma chance. Emagreci quase 40 quilos! Me sentia linda, uma auto estima maravilhosa, revigorante, sentia que a felicidade plena havia invadido a minha vida. Ledo engano. Não adianta de nada uma casca saudável, se por dentro a fruta está podre. Apesar de recuperar a saúde física, a minha saúde psicológica estava ainda mais destruída.

DIÁRIO DA JÚ: EM ALGUM MOMENTO VOCÊ VAI ACORDAR DO PESADELO. NÃO DESISTA! - News Rondônia

Começou um novo inferno na minha vida! E o resultado disso tudo? Voltei a ganhar peso, um sentimento de fracasso tomou conta até da minha personalidade, os comentários e julgamentos depreciativos, maldosos e sarcásticos chegaram. E com eles, a pior crise de depressão que já tive desde 2013. Hoje eu estou aqui, escrevendo, desabafando, contando um pouco da minha história, que nem longe está perto de acabar. Não vou permitir que acabe porque existe algo muito mais forte que me motiva, que me dá força, que me estende a mão quando estou despencando… A minha esperança! Não é, não tem sido e talvez nunca seja fácil, mas acreditar que tudo pode ser diferente, que existe um ser superior a tudo isso, que sabe de todas as coisas e que guarda algo de bom para você… É acreditar que, em algum momento, você vai acordar do pesadelo! Não desista!

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Hoje em dia, as fraturas deslocadas ou complexas são difíceis de tratar.
L
Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Começa neste final de semana, as primeiras competições do calendário esportivo da prefeitura de Jaru, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.
L
FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi um dos convidados do evento
L
AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios

AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios

Estimativa de perda de arrecadação é de R$ 10 bilhões por ano
L
Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

“Não temos preferência por nenhum partido”, diz coordenador
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Reconhecimento inclui desfiles, músicas, práticas e tradições
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L

Giro News entrevista: Juraci Jorge da Silva

Neste episódio especial do “Giro News”, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 24, às 16h
L

In Foco Podcast entrevista: Beto Oliveira

No episódio do In Foco Podcast de quarta-feira, dia 24 às 15h, Marcelo Régis entrevista Beto Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Repositor em Porto Velho

Com dedicação ao comércio varejista, a Nova Era procura por um profissional comprometido e dinâmico para integrar sua equipe.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019
L

Requerimento da Licença Ambiental: ALMINO BRASIL DE SOUSA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E DE INSTALAÇÃO
L
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social
L
Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

Marcelo Rebelo admitiu crimes coloniais e sugeriu reparações
L
Valdenice Conceição carimba vaga em Paris 2024 na canoagem velocidade

Valdenice Conceição carimba vaga em Paris 2024 na canoagem velocidade

Baiana foi ouro na prova do C1 200m no Pan da modalidade, nos EUA
L
Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Estudo divulgado hoje inclui vacinação contra 14 doenças
L
CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

Proposta ainda passará por nova votação na comissão
L
Operação prende sete por suspeita de tráfico internacional de THC

Operação prende sete por suspeita de tráfico internacional de THC

Prisões ocorreram no DF, RJ e SP por importação de óleo de maconha
L
Vereadora denuncia PM por impedir doação de comida à população de rua

Vereadora denuncia PM por impedir doação de comida à população de rua

ONG Mãos na Massa foi impedida de fazer doações na capital paulista
L
Parisienses se aquecem para Olimpíada com exercícios no Louvre

Parisienses se aquecem para Olimpíada com exercícios no Louvre

Projeto une esportes e cultura no museu mais visitado do mundo
L