News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 17 de Abril de 2021

Livre

CORREGEDORIA SE UNE A ÓRGÃOS PARA CAMPANHA EM PROL DO APADRINHANDO UMA HISTÓRIA

A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ) se uniu a outros órgãos estaduais para a realização de uma campanha em prol do projeto Apadrinhando uma História
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018 - 08:50

A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ) se uniu a outros órgãos estaduais para a realização de uma campanha em prol do projeto Apadrinhando uma História, um projeto institucional de apadrinhamento de crianças e adolescentes em acolhimento instituciona.

Durante reunião na última sexta-feira (9) para resolver detalhes do projeto, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Souza Silva; o assessor do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Antônio Cosme Salim Pereira, o assessor da Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), Giovani de Souza Maia, a suplente da Comissão Estadual de Adoção, juíza Sandra Merenda e as psicólogas do Serviço de Acolhimento Institucional (SAIN) da Secretaria de Assistência Social do município de Porto Velho, Landa Monteiro e Suelen Soares.

A intenção é realizar uma série de atividades com servidores dos respectivos órgãos de forma a sensibilizá-los em prol do projeto. O Apadrinhando uma História tem como objetivo captar pessoas com interesse e disponibilidade de tornarem-se “padrinhos e madrinhas” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional com remotas chances de adoção ou retorno ao ambiente familiar. A agenda de atividades está prevista para o fim de novembro.

De acordo com a juíza Sandra Merenda, a oportunidade é uma forma de despertar nos servidores um pouco de empatia com as crianças abrigadas, de forma a informá-los sobre a realidade dos abrigos. “Pouca gente sabe que nós temos cinco abrigos e que o cotidiano de uma criança abrigada é difícil. O'Apadrinhando' possibilita a eles saírem de uma situação intramuros”, exemplificou a magistrada.

O presidente do Tribunal de Contas do estado de Rondônia (TCE), Edilson de Souza Silva, comemorou a possibilidade de desenvolver mais ações pelas crianças. “A gente precisa aprender a cuidar mais do próximo. Se cada um fizer um pouquinho mais do seu papel e fosse generoso, o mundo não seria do jeito que é”, pontuou o presidente. O TCE-RO também é parceiro da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ) com o Projeto Declare Seu Amor.

A psicóloga Landa Monteiro foi a responsável por apresentar o projeto para os presentes. “O projeto vem ressignificando a vida de crianças porque busca alternativa para garantir o direito à convivência de crianças com remotas chances de adoção e também possibilita à comunidade participar de questões relativas à infância e adolescência”, pontuou.

O projeto tem três modalidades de apadrinhamento: afetivo, provedor e prestador de serviços. O afetivo é aquele que visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar final de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia.

O provedor fornece suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar e prática esportiva.

O prestador de serviços é destinado ao profissional liberal que se cadastra para atender as crianças e adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho. Empresas, clínicas ou instituições podem se cadastrar, voluntariamente.

Para ser padrinho em qualquer uma das modalidades, é preciso realizar inscrição na Vara do 2º Juizado da Infância, no Serviço de Acolhimento Institucional (SEMAS) ou no Ministério Público - Promotoria da Infância, com a documentação exigida, participar de estudo com a equipe interprofissional do Serviço de Acolhimento e de oficina preparatória. Atualmente, Porto Velho conta com cerca de 40 crianças abrigadas.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.