SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

O GRAU ZERO DA POLÍTICA – POR LUCIANA OLIVEIRA

A sociedade está refém dos cálculos eleitorais de um sistema político destroçado.

Publicado em 

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Na Revista Piauí, por Marcos Nobre

O sistema político foi destroçado na eleição. A perda de parâmetros na política oficial tem produzido angústia e intranquilidade generalizadas na sociedade. Mas não se vê a mesma angústia e intranquilidade no sistema político.

Mesmo destroçado, o sistema saiu da eleição com algumas firmes convicções. A primeira delas é que o governo Bolsonaro será no mínimo muito precário e no máximo caótico. Apesar disso, mesmo que os discursos públicos sejam de preocupação, ninguém no sistema político de fato considera que a democracia esteja em risco. Daí que quase todas as forças políticas estejam se mexendo em função de cálculos eleitorais para 2020 e 2022, já se preparando para o naufrágio do próximo governo, quando quer que ele venha a ocorrer.

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Acreditam que o primeiro rombo no casco do governo virá da precariedade de sua equipe de governo, que não está à altura da grave crise fiscal e do ambiente econômico internacional provavelmente hostil que encontrará. Essa deficiência se agrava ainda mais porque Bolsonaro venceu sem fazer nenhum pacto concreto com o eleitorado. Isso dá o direito a cada pessoa de sonhar com o que quiser, desde segurança na rua até um emprego decente, passando pela eliminação completa da corrupção. E torna impossível que o governo consiga corresponder às expectativas que criou.

Dentro da equipe de governo, haverá uma luta de morte entre pelo menos três vetores. E o desfecho é imprevisível, já que o presidente eleito não demonstrou até hoje qualquer capacidade ou habilidade para arbitrar conflitos. O vetor da relação com o Congresso é representado por Onyx Lorenzoni. É um deputado sem nenhuma capacidade demonstrada de liderança parlamentar e que já entrou em choque direto com a área econômica, representada pelo economista Paulo Guedes, que tem no vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, um aliado de peso.

Esses dois vetores, por sua vez, entrarão em choque com a equipe militar, a mais numerosa, organizada e preparada, e a única que dispõe de algo remotamente próximo de um plano de coordenação de governo. Pensando na hierarquia de patentes, vai querer necessariamente dirigir todo o governo. É uma equipe liderada pelo general Augusto Heleno, que deve ocupar o Ministério da Defesa porque lhe coube a tarefa adicional e decisiva de controlar a tropa.

A segunda fragilidade grave será a incapacidade de reorganizar o sistema político em torno do governo e de seu presidente. Não se trata de dizer que o governo Bolsonaro não terá maioria no Congresso. Trata-se apenas de lembrar que há uma diferença abissal entre ter maioria parlamentar e conseguir vertebrar o sistema político, como fizeram a seu tempo e à sua maneira PT e PSDB.

Para conseguir governar não basta conseguir os votos necessários para aprovar pautas e projetos. É preciso que as forças políticas se deixem também dirigir de alguma maneira e em algum grau pelos polos aglutinadores do governo, de um lado, e da oposição, de outro. O sistema está destroçado justamente porque não tem mais esses polos aglutinadores.

E, no entanto, Bolsonaro entende que essa é justamente a grande vantagem de seu governo. Foi eleito sem fazer concessões ou alianças de nenhum tipo e considera que não terá de se dobrar à lógica de megacoalizões de governo instalada depois do impeachment de Collor. Considera que não terá de ceder àquele pemedebismo a que se dobrou Lula depois do mensalão, em 2005. O mesmo pemedebismo que derrubou Dilma Rousseff e assumiu diretamente o poder na parlamentada de 2016.

De fato, o Centrão, a figura mais recente do pemedebismo, perdeu muito em força e em organização. Mas, mesmo que o pemedebismo não seja mais aquele, permanece a diferença crucial entre entregar votos e aceitar a liderança de quem recebe esses votos. As duas coisas estiveram juntas nos governos FHC e Lula e começaram a se separar já no primeiro governo de Dilma Rousseff.

É preciso ter claro e levar a sério que Bolsonaro se entende como o líder de uma revolução conservadora. Especialmente depois de ter sobrevivido ao atentado que sofreu. E essa será uma fonte de instabilidade e de tensão permanente.

No entanto, não existe nem existirá algo parecido com um “bolsonarismo”, essa não é uma opção para sair do impasse em que se encontra o futuro governo. Não foi um pretenso bolsonarismo que o levou ao poder, mas uma confluência de movimentos e grupos que encontraram nele um ponto focal, mas não um líder, muito menos um catalisador. Bolsonaro foi capaz de produzir muita mobilização, mas não foi capaz de produzir organização. Não se trata de um movimento, mas de vários. Movimentos diferentes, heterogêneos, incompatíveis entre si.

Toda a campanha eleitoral de Bolsonaro impede que ele se entregue ao Centrão. Ao mesmo tempo, o fato de não ter capacidade de dirigir o sistema político ou de criar algo como um bolsonarismo vai produzir um governo acuado. É a pior coisa que pode acontecer a um governo. Especialmente no caso de um governo liderado por um presidente que elogia ditaduras e um vice-presidente que acha natural invocar a hipótese de um autogolpe.

Esse é basicamente o quadro que o sistema político traçou do futuro do governo Bolsonaro. De um lado, o Centrão aguardará pacientemente a rendição do capitão-presidente. Dentro do mesmo campo, Luciano Huck já deu início a sua campanha presidencial. Vai tentar aglutinar a centro-direita longe do governo Bolsonaro, dando início a uma mobilização nas redes que tenha também contrapartida em figuras e forças do sistema político, mas sem se confundir com elas.

Do outro lado, a oposição já está em guerra aberta para recolher os destroços do naufrágio que considera certo. Ciro Gomes se convenceu de que é impossível qualquer composição com o PT. E está tentando convencer também outras forças (PSB, PCdoB, além de figuras do PSDB, da Rede e mesmo do MDB) a formar um polo capaz de competir abertamente com o PT pela liderança da centro-esquerda.

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Se esses cálculos todos do sistema político estiverem certos, a sociedade vai ficar espremida entre um governo acuado, a caminho do naufrágio ou da saída autoritária, e uma oposição em guerra, cada grupo lutando para se estabelecer como os novos polos do sistema, à margem do governo. Uma vez mais, a sociedade fica refém dos cálculos eleitorais do sistema político. Acontece que, desta vez, os riscos são proibitivos e a instabilidade, permanente.

Dado seu alto grau de mobilização, é possível que a sociedade tenha força suficiente para resistir aos riscos e à instabilidade sozinha, mesmo sem poder contar com o apoio de um sistema político que continua pensando apenas em termos de cálculos eleitorais. Mas a miopia da política oficial para a urgente necessidade da criação formal de uma amplíssima frente de defesa da democracia pode custar muito caro. Bem mais caro do que o sistema político pode calcular.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira

Diante da fronteira da Capitania de Mato Grosso com a Espanha, a possibilidade da construção dessa fortaleza, estava relatada na ata de fundação do Real Forte Príncipe da Beira, assinada pelo governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
L
Dos 48 estaleiros brasileiros, 15 estão desativados ou sem demanda

Dos 48 estaleiros brasileiros, 15 estão desativados ou sem demanda

Levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro do Petróleo
L
Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Em 2022, 2,5 mil pessoas morreram em acidentes do trabalho no Brasil
L
Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Informação é do ministro da Integração, Waldez Góes
L
STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

Declaração é em resposta a comitê da Câmara dos Deputados dos EUA
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L