News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 10 de Abril de 2021

Livre

SEMED PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTO VELHO

O evento busca capacitar servidores que trabalham com estudantes autistas
Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2018 - 15:51

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 deste mês, o seminário “Construindo Conceitos e Práticas na Educação Inclusiva”, voltado os servidores municipais que trabalham com estudantes autistas.

O seminário faz parte da política de formação e capacitação da Semed, que busca oferecer, aos alunos da rede pública municipal, um ensino adequado e de qualidade. No primeiro dia de evento, centenas de profissionais puderam conhecer mais dos estudos e legislação atuais sobre O Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O secretário municipal de Educação, César Licório, diz que a capacitação aprimora o trabalho dos servidores ‘portariados’ que atuam com os alunos autistas. “Estudos e pesquisas afirmam que a intervenção educacional tem apresentado impactos positivos na aprendizagem, no desenvolvimento e na participação desses alunos”, explica o secretário.

Segundo ele, para que esses estudantes recebam a devida atenção, é necessário que as escolas se apropriem de fato e de direito de uma política educacional que proporcione formações adequadas aos profissionais da área como também, a apropriação de um projeto politico pedagógico que vise garantir um atendimento que respeite as particularidades de cada aluno, de modo que lhes traga um desenvolvimento positivo e um ensino de qualidade. “Estamos dando passos importantes para isso”, salientou.

O seminário é promovido através do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e da

Divisão de Formação (DIFOR) da Semed. A secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, lembrou que a política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a legislação educacional vigente no País, garantem à pessoa com autismo o direito à educação e a inclusão escolar.

Demanda

Glória Melo, diretora do DIFOR destaca que é considerável o número de alunos autistas nas escolas comuns. “Diante disto, percebe-se a necessidade de mais preparo dos profissionais da educação que devem ter formação adequada para receberem estes alunos”, relatou.

Programação

A Palestra Magna: "As Políticas de Inclusão da pessoa com deficiência, desafios e possibilidades no âmbito escolar contemporâneo", abriu os trabalhos com a participação do prof. Mestre José Flávio da Paz- UNIR-RO. Na sequência teve o Workshop: Autismo: características e inclusão escolar com o mesmo palestrante.

À tarde às 16:20, nesta segunda-feira, acontece o Workshop: Autismo: lcaracterísticas e inclusão escolar (Prof. Mestre José Flávio da Paz - UNIR-RO). Já na terça-feira, 30/10, a partir das 08h haverá o Circuito Pedagógico G1 Sala azul royal - Autismo: O Aluno com TEA e as

Práticas Educacionais para Inclusão - Ministrante: Esp. Sílvia Regina Thomaz (Diretora da AMA); G2 Sala azul petróleo - Postura do Educador na Inclusão do aluno Autista - Ministrante: Verônica Gonçalves Benito (Prof. Esp. AMA/RO); G3 Sala azul piscina - Avaliação e Práticas Adaptativas Curriculares - Ministrante: Professora Mestra - Marxlene Bezerra (Prof. Universitária e Coordenadora da Associação Movidos pelo Amor)

Fonte - 015 - Comdecom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.