TERÇA-FEIRA, 16/04/2024

A VITÓRIA DA ESPERANÇA SOBRE O MEDO – POR RICARTE DE FREITAS

Bolsonaro não é o modelo de líder capaz de reconduzir o Brasil aos trilhos do desenvolvimento, mas com certeza não é pior do que Lula, Dilma e Collor

Publicado em 

A VITÓRIA DA ESPERANÇA SOBRE O MEDO - POR RICARTE DE FREITAS - News Rondônia

A grande farsa lulopetista foi, enfim, desmontada. Da prisão em Curitiba, onde cumpre pena, Lula e seus asseclas – sim, asseclas – tentaram de todas as maneiras, usando a estrutura de poder amealhada ao longo dos últimos 13 anos, para fazer o diabo – expressão utilizada por Dilma Rousseff para justificar como não perder eleições. O PT acreditava que iria tirá-lo da cadeia e conduzi-lo novamente à presidência da república, disseminado que eleições sem Lula eram fraude.

Como não obtiveram êxito, o candidato escolhido a vice, Fernando Haddad, foi o poste colocado para substitui-lo completando a chapa com Manuela D’Ávila, anticristã de carteirinha que chegou a comungar em uma missão, no dia de Nossa Senhora Aparecida, para passar a falsa imagem de uma formação cristã que nunca teve e sempre combateu.

A VITÓRIA DA ESPERANÇA SOBRE O MEDO - POR RICARTE DE FREITAS - News Rondônia

Lula semanalmente recebia, em romaria, a tropa de elite que disseminava sua estratégia eleitoral, sonhando que seria indultado – e isso foi prometido formalmente não só por Haddad mas também pelas principais lideranças do PT – o que lhe daria a oportunidade de tornar-se o presidente de fato, continuando a executar o projeto de poder imposto à sociedade, fincado na prepotência, no autoritarismo e na esperança de transformar o Brasil em uma ditadura nos moldes de Cuba e da Venezuela.

Com uma vitória avassaladora no primeiro turno, Bolsonaro obrigou a tropa petista a buscar uma última estratégia, para formar uma Frente Democrática, liderada por Ciro e FHC, para dar uma imagem falsa de luta pela liberdade contra a ditadura. Era o capítulo final de um partido autoritário que nunca admitiu oposição, por ser o dono da verdade e colocar-se sempre acima do bem e do mal e que acreditava que dezenas de milhões de eleitores só votaram em Bolsonaro porque, incautos, foram enganados de forma fraudulenta pelas redes sociais.

Jamais foram capazes de fazer um “mea culpa” reconhecendo terem sido os principais responsáveis pela brutal crise moral, política e econômica que impuseram ao país.

A última pesquisa de Percepção da Crise, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2017 mostra o desencanto do brasileiro com a política, deixando claro que o avanço social dos últimos anos não era duradouro, era baseado em políticas que ignoraram a degradação da situação fiscal do país. A melhoria social não foi acompanhada de mudanças econômicas para uma sustentação de longo prazo. Ou seja, prometeu-se o paraíso enquanto se gastava por meio da corrupção e inépcia administrativa, criando um Estado incapaz de prover os serviços básicos na amplitude alardeada.

Foi descaradamente vergonhosa a ação de grupos de comunicação como Rede Globo e Folha de São Paulo. Sabedores de que não serão mais regiamente abastecidos pelo dinheiro público que hoje os privilegia de forma despudorada. Foi grotesca a linha editorial dos mesmos na reta final. Reportagens como a da Folha de São Paulo sobre o caixa 2 da campanha de Bolsonaro impulsionando fake news sem apresentar uma prova sequer daquilo que afirmava. Quem assistiu ao Jornal Nacional de ontem à noite, ao retratar as campanhas dos dois candidatos na última semana, por certo sentiu-se constrangido pelo exemplo descarado de mau jornalismo.

A grande mobilização jamais vista foi feita voluntariamente por um povo que começou a ir às ruas em 2013 e culminou com adesão maciça após a terrível facada que atingiu a todos os brasileiros. Ali começou a derrota definitiva. Transformou a eleição naquilo que o PT sempre foi mestre em criar: a luta plebiscitaria do nós contra eles, onde o eles viu a grande chance de mudança. Provaram, assim, do próprio veneno.

Bolsonaro não é, com certeza, pela sua história política, o modelo de líder capaz de reconduzir o Brasil aos trilhos do desenvolvimento, mas com certeza não é pior do que Lula, Dilma e Collor, que um dia tiveram neles depositadas todas as suas esperanças. Tem a chance, agora, de provar que é capaz de vestir esse figurino e transformar-se no grande condutor da mudança, da renovação e da esperança de ser capaz de iniciar o processo de reconstrução de dias melhores.

A guerra não terminou. Reinicia-se com a formação do novo governo. O PT, ferido quase de morte, ainda com a maior bancada de deputados eleitos, tentará capitanear a oposição e tentar desestruturar e apear Bolsonaro da presidência. Tentarão alvejar todas proposta de reformas necessárias que já deverão ser encaminhadas ao Congresso no início da legislatura. Caberá a ele tornar-se não o vencedor do pleito, mas um líder capaz de mostrar à sociedade que veio, realmente, para unir o país e buscar, com apoio da sociedade, as transformações que tanto sonhamos.

A vitória foi incontestável! Com 11 milhões de votos de diferença não há, em nenhuma hipótese, espaço para qualquer discussão sobre o resultado. Encerra-se uma era. Começa um novo Brasil. O povo nas ruas comemora e solta o grito preso na garganta, como há muito não se via neste país.

Bolsonaro, democraticamente, realiza a alternância de poder e inebria toda uma nação que a partir de agora tem uma razão forte para sonhar com novos tempos. Pelo que mostraram as urnas, ao PT caberá o papel de reconstruir a sua própria história. Sai duramente ferido e precisará, para fazer uma dura e difícil auto crítica, reconhecer erros que nunca foi capaz de admitir. Caso contrário será definitivamente varrido do cenário político brasileiro.

A vitória de Bolsonaro nos dá, principalmente, a certeza de Lula continuará preso, de que a Lava Jato seguirá seu rumo e que o Brasil pode agora, de verdade, sonhar com dias melhores que certamente virão. Nada pode ser pior do que temos vivido.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho segue com trabalho preventivo de limpeza de canais

Serviço já soma mais de 6 mil metros de extensão de canais
L

Prefeitura alerta que descarte irregular de lixo é crime ambiental, obstrui canais e aumenta as alagações

Quem for flagrado jogando lixo em local proibido é punido com multa e processo criminal
L
Lei 14.803/24 deixa algumas dúvidas legais e operacionais

Lei 14.803/24 deixa algumas dúvidas legais e operacionais

A recente Lei 14.803/24 deixa algumas dúvidas legais e operacionais.
L
Defesa Civil Municipal orienta população para evitar transtornos no período chuvoso em Porto Velho

Defesa Civil Municipal orienta população para evitar transtornos no período chuvoso em Porto Velho

Chuvas intensas devem continuar pelos próximos cinco dias.
L
Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Para a Supervisora Pedagógica, Shirlei Taiane, em breve, todo esse conhecimento será compartilhado com nossos alunos, integrando-se ao ambiente de aprendizado no Senac.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ALERTA LARANJA: Defesa Civil Municipal alerta para risco de chuvas intensas nesta terça-feira (16), em Porto Velho

Capital está sob Alerta Laranja do Inmet e orientação é que as pessoas adotem medidas preventivas
L
Governo anuncia plano para assentar 295 mil famílias até 2026

Governo anuncia plano para assentar 295 mil famílias até 2026

Programa prevê novas formas de destinação de áreas rurais
L
Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

Metade das unidades não tem biblioteca e sala de informática
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Farmácia Preço Baixo abre vaga para Operador de Caixa em Porto Velho

A vaga, divulgada em 16 de abril de 2024, oferece oportunidade de trabalho em tempo integral, mas não especifica o salário.
L
Vagas de Emprego

Oportunidade de Emprego: Seven busca Vendedores Externos para atuação em Porto Velho

Os Vendedores Externos serão responsáveis por comercializar produtos e serviços diretamente em residências e escritórios.
L
Vagas de Emprego

Oportunidade de emprego: Empresa busca Pizzaiolo para integrar equipe em Porto Velho

A Empresa está com uma vaga aberta para Pizzaiolo em tempo integral, com atuação na cidade de Porto Velho.
L
Vaga de Empregos

Oportunidade de emprego: Regenere busca Depiladoras para integrar equipe em Porto Velho

Com dois postos disponíveis em tempo integral, a empresa busca profissionais qualificados e comprometidos para integrar sua equipe em Porto Velho.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece vaga para Atendente de Delivery em Porto Velho

A vaga, publicada em 16 de abril de 2024, destina-se a profissionais que buscam uma colocação em tempo integral no setor de vendas e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alan Queiroz entrega 10 toneladas de calcário a produtores de União Bandeirantes

Solicitação foi realizada pelo vereador Dr. Júnior Queiroz e visa auxiliar na transformação do solo.
L
Vereador Edimilson Dourado: Atuação destacada na área da saúde em Porto Velho

Vereador Edimilson Dourado: Atuação destacada na área da saúde em Porto Velho

Edimilson tem ações em prol do combate à pandemia de Covid-19, do apoio aos profissionais de saúde e fiscalizações.
L
Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Neste primeiro momento, mais de 300 famílias do Setor Chacareiro receberão o título definitivo de suas terras, com o auxílio de investimentos da deputada federal.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita providências à prefeitura de Nova Mamoré sobre ônibus escolares e paralisação das aulas

Deputado Edevaldo Neves solicita providências à prefeitura de Nova Mamoré sobre ônibus escolares e paralisação das aulas

O pedido do parlamentar surge em resposta às numerosas reclamações recebidas sobre as condições precárias e irregulares dos ônibus escolares.
L
Agricultura familiar de São Miguel do Guaporé recebe emenda de Cláudia de Jesus

Agricultura familiar de São Miguel do Guaporé recebe emenda de Cláudia de Jesus

Associação Unidos Venceremos foi contemplada com R$ 70 mil.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Morador de rua é atacado a golpes de facão no centro

As primeiras informações dão conta de que as agressões ocorreram durante uma briga, onde o suspeito fugiu logo em seguida.
16
Foragido diz que caminhonete roubada “apareceu do nada” na garagem dele

Foragido diz que caminhonete roubada “apareceu do nada” na garagem dele

Na pesquisa foi verificado um mandado de prisão em aberto em desfavor do suspeito e restrição de roubo no veículo.
12
Acidente com ônibus escolar deixa duas crianças feridas em Vale do Anari

Acidente com ônibus escolar deixa duas crianças feridas em Vale do Anari

O incidente resultou em duas crianças feridas, uma com um corte na boca e outra com um corte no supercílio.
10
Carreta bate na traseira de Jeep na BR 364 e deixa idosa presa às ferragens

Carreta bate na traseira de Jeep na BR 364 e deixa idosa presa às ferragens

A carreta só conseguiu parar a cerca de 50 metros à frente.
16
Motociclista morre ao colidir contra Hilux que havia acabado de bater em caminhão

Motociclista morre ao colidir contra Hilux que havia acabado de bater em caminhão

Há informações que o condutor da caminhoneta havia sido socorrido momentos antes, também com ferimentos graves.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coleta de bolsas de sangue é intensificada para reforçar estoque e atender demandas de hospitais

Coleta de bolsas de sangue é intensificada para reforçar estoque e atender demandas de hospitais

Fhemeron está realizando ação de coleta itinerante através dos seis hemocentros do Estado.
L
Vagas de Emprego

SUPREMA SERVIÇOS EM ENGENHARIA LTDA abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

A oportunidade, divulgada em 15 de abril de 2024, oferece um emprego em tempo integral na cidade de Porto Velho.
L
Vagas de Emprego

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

A oportunidade, divulgada em 15 de abril de 2024, oferece um emprego em tempo integral e está localizada na Avenida Guaporé, nº 4399, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho.
L
Vaga de Empregos

Construtora Longuini oferece vaga para Auxiliar de Cozinha em Porto Velho

A vaga, divulgada em 15 de abril de 2024, oferece tempo integral e um salário mensal de R$ 1.424,54, além de uma gratificação adicional.
L
Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Os jogos foram realizados no Ginásio Cláudio Coutinho e na quadra coberta do Barão do Solimões, de 12 a 14 de abril.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

KMOVE Transporte oferece vaga para Técnico em Refrigeração e Climatização em Porto Velho

A vaga, divulgada em 15 de abril de 2024, oferece tempo integral e um salário mensal de R$ 2.500,00.
L
Ações de desenvolvimento esportivo e cultural do Governo de RO marcam resultados no primeiro trimestre de 2024

Ações de desenvolvimento esportivo e cultural do Governo de RO marcam resultados no primeiro trimestre de 2024

O Pró-Atleta conquistou um total de 84 medalhas em competições nacionais e internacionais de diversas modalidades esportivas.
L
Vagas de Emprego

Econtabilidade oferece vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga, divulgada em 15 de abril de 2024, é destinada a candidatos com experiência prévia na função e oferece tempo integral.
L
Vagas de Emprego

Econtabilidade abre vaga para Auxiliar de Contabilidade em Porto Velho

A vaga, divulgada em 15 de abril de 2024, oferece tempo integral e é destinada a candidatos com experiência prévia na função.
L
Vaga de Empregos

Econtabilidade abre vaga para Auxiliar de Pessoal em Porto Velho

A oportunidade, divulgada em 15 de abril de 2024, oferece tempo integral e é destinada a candidatos com experiência prévia na função.
L