News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 11 de Abril de 2021

Livre

SEMUSA ENCERRA SEMANA DE COMBATE À SÍFILIS COM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

O objetivo da formação é reduzir os casos de sífiles congênita
Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2018 - 16:23

Cerca de 300 profissionais de saúde do Município e do Estado, entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, participaram na segunda,22, e terça,23, do “Seminário Integrado na Prevenção e Controle da Sífilis Congênita em Rondônia”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

O objetivo da formação dos profissionais, segundo a titular da pasta da Saúde, é reduzir os casos desse tipo de sífilis (transmissão de mãe para o filho), aumentar o diagnóstico precoce e o tratamento através do pré-natal, com no mínimo sete consultas.

“Os testes rápidos são disponibilizados nas unidades básicas de saúde e a indicação para as gestantes é que seja realizado na primeira consulta do pré-natal. É necessário também tratar o parceiro”, explicou Régia Pacheco, diretora da Vigilância em Saúde.

Durante os dois dias de encontro, os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de conhecer o panorama epidemiológico da sífilis no Brasil, em especial em Rondônia, sob a ótica do manejo clínico da sífilis adquirida e congênita, por meio da linha de cuidado e da investigação epidemiológica.

Foram abordados os temas: Integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde; Estratégia paraImplantação para Testagem Rápida para Sífilis, HIV e Hepatites Virais, “Execução e Emissão de Laudos deTestes Rápidos”, “Projeto Resposta Rápida a Sífilis”, “Rede Cegonha” e o “Pré-natal do Parceiro comoEstratégia de Prevenção e Controle” e relatos de experiências.

Para a gestora em Saúde Coletiva, enfermeira Liney Maria Araújo, do SAE de Cuiabá, que participou do evento como palestrante, a importância do atendimento humanizado foi um dos destaque. “É uma relação de confiança entre o paciente e o profissional que o atende, é importante olhar o indivíduo além da doença”, disse.

Fonte - 015 - Comdecom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.